Shalom

5 dicas para você se preparar fisicamente para a peregrinação a Roma

Além da preparação espiritual e financeira, é importante ficar atento a saúde para viver com bastante disposição e vigor a Convenção Shalom.

comshalom
(Foto: Comshalom)

A Convenção Shalom 40 anos está quase chegando e muitos peregrinos já estão envolvidos com os preparativos para esses dias em Roma. Além da preparação espiritual e financeira para a viagem, é importante cuidar da saúde. Os dias na Itália terão uma programação intensa e todos queremos estar bem dispostos para aproveitar ao máximo tudo o que o Senhor nos reservou.

Leia também | Convenção Shalom 40 anos: conheça pacotes oficiais

No entanto, vale considerar que a peregrinação trará alguns desafios como mudança na rotina do sono, caminhadas delongadas, uma culinária diferente da que estamos acostumados…  Por isso, consultamos dois profissionais de saúde para que você possa se preparar fisicamente para a peregrinação e viva esses dias com bastante disposição e vigor.

Peregrinos na Convenção Shalom 35 anos. (Foto: Comshalom)

Foco total nos 90 dias que antecedem a peregrinação

De acordo com os profissionais consultados, é importante que o peregrino cuide da saúde com bastante atenção nos 90 dias que antecedem a viagem. Ou seja, foco total a partir de junho.

“Segundo as diretrizes internacionais, cerca de 20 minutos de exercícios aeróbios diários, ou 75 minutos vigorosos por semana, e dois dias de treinamento de força são o mínimo para a pessoa se manter em uma zona saudável. Levando em consideração os deslocamentos durante a peregrinação, a alimentação e hidratação que provavelmente não serão as adequadas, é recomendado que a pessoa leve a sério a sua rotina de exercícios físicos, a alimentação e a nutrição por pelo menos cerca de 90 dias antes da viagem”, explica o personal trainer Carlos Segundo (@personalcarlos.segundo).

A nutricionista Nathiely Nayra (@nathielynayra.nutri) completa: “é imprescindível que as pessoas se hidratem bastante, tanto antes nessa preparação como durante e depois. Não adianta se alimentar bem e não manter o corpo hidratado, vai ajuda-los bastante”.

Leia também| Como ir para Convenção Shalom 40 anos com milhas aéreas?

Confira as 5 dicas dos profissionais

  • Inclua na sua rotina exercícios aeróbios
    Ou seja, exercícios de baixa intensidade e de longa duração: caminhada e corrida de mais três quilômetros, natação, bicicleta, entre outros. Você pode fazer todos os dias por pelo menos 20 minutos, indica o personal trainer.

  • Lembre também de reservar um tempo para exercícios anaeróbios
    Trata-se de exercícios mais vigorosos e intensos, intervalados. A recomendação do profissional de Educação Física é que sejam incluídos por pelo menos três vezes na semana. “É importante fazer uma avaliação com cardiologista antes de começar esse tipo de atividade”, lembra.

    São exemplos de exercícios desse tipo sprints em geral. Ou seja, você coloca muita intensidade no exercício por 30 segundos, depois descansa entre 30 segundos a um minuto e repete a sequência. Pode ser por meio de corrida, bicicleta ou natação.

    Esse tipo de exercício acelera o metabolismo, aumenta a força, a capacidade muscular, queima gordura por até 72 horas, fundamental para ter boa capacidade física durante a peregrinação. Se você conseguir incluir esse tipo de exercício na sua rotina, pode excluir o item um dessa lista.

  • Faça exercícios de força por pelo menos duas vezes na semana
    Você pode usar o próprio peso corporal para isso: variação de agachamentos, prancha, barras, flexões, entre outros. Mas se você não for muito disciplinado, seria legal pensar em se matricular em uma academia nos próximos três meses.

  • Cuide da alimentação
    Como dificilmente o peregrino conseguirá manter uma alimentação regular durante a viagem, a nutricionista indica que se busque variar os alimentos nas refeições principais do dia nesses meses que a antecedem. Lembre-se de incluir verduras e carnes magras (frango, peixe) nos seus cardápios e busque consumir pelo menos três frutas por dia.

    Além de ter uma alimentação rica em frutas e verduras, principalmente verduras cruas, a imunidade dos peregrinos precisa estar em dias para aguentar as dificuldades próprias da viagem. Uma dica é incluir temperos naturais nas preparações dos alimentos, como por exemplo a cúrcuma. Frutas mais cítricas também ajudam nesse fortalecimento da imunidade.

    Nathiely lembra ainda que é importante manter o intestino saudável. Evitar consumir frituras e alimentos industrializados vão ajudar bastante nesse quesito.

  • Não esqueça de beber bastante água
    Para saber o quanto seu corpo precisa de hidratação você pode fazer um cálculo simples. A recomendação é que seja 35 ml de água por quilo corporal. Vale lembrar que água é água. Não é suco, refrigerante ou outro tipo de bebida.

    Para te ajudar a lembrar de beber água, você pode comprar uma garrafinha e andar sempre com ela. Depois de calcular quantas garrafinhas você precisa beber por dia, basta ficar atento e enche-la quantas vezes for necessário ao longo da jornada.

Leia também| Como se preparar para a Convenção Shalom 2022

Convenção Shalom 40 anos 

Data: de 23 a 28 de setembro
Local: Roma, Itália
Tema: Amigos de Deus, amigos dos Jovens e amigos dos Pobres
Pacote Oficial: Agência de Viagem A3 | (85) 3299-4150 | (85) 99283-6000 (WhatsApp )


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.