A exortação apostólica Amoris Laetitia trata da alegria do amor nas famílias que é também júbilo para a Igreja. O documento é uma resposta a tantas questões que ainda hoje se levantam sobre a realidade do matrimônio. Foi escrita pelo Papa Francisco a partir de contribuições de Padres Sinodais. A exortação está disponível desde 19 de março de 2016. Para ler na íntegra, acesse o site do vaticano. A seguir, selecionamos cinco frases que podemos encontrar em Amoreis Laetitia sobre a missão da família.
1 – A missão educativa
“Os pais têm o dever de cumprir, com seriedade, a sua missão educativa, como ensinam frequentemente os sábios da Bíblia.”
2 – O amor conjugal
“O amor conjugal requer nos esposos uma consciência da sua missão de ‘paternidade responsável’, sobre a qual hoje tanto se insiste, e justificadamente, e que deve também ela ser compreendida com exatidão.” (referência à encíclica Humanae Vitae)
3 – Colaboração da Igreja
“A Igreja é chamada a colaborar, com uma ação pastoral adequada, para que os próprios pais possam cumprir a sua missão educativa da família.”
4 – O amor de Cristo pela Igreja
“Os esposos são investidos numa autêntica missão, para que possam tornar visível, a partir das realidades simples e ordinárias, o amor com que Cristo ama a sua Igreja, continuando a dar a vida por ela.”
5 – A maior missão do homem e da mulher
“Talvez a maior missão dum homem e duma mulher no amor seja esta: a de se tornarem, um ao outro, mais homem e mais mulher. Fazer crescer é ajudar o outro a moldar-se na sua própria identidade. Por isso o amor é artesanal.”
Leia também
Congresso das Famílias abordará cura das relações, santidade, missão e documentos do Papa Francisco
Moysés Responde: Como é a experiência das famílias missionárias?
Confira os temas dos workshops do Congresso das Famílias 2021