Igreja

5 frases sobre a missão da família na exortação Amoris Laetitia

O documento é uma resposta a tantas questões que ainda hoje se levantam sobre a realidade do matrimônio.

comshalom

A exortação apostólica Amoris Laetitia trata da alegria do amor nas famílias que é também júbilo para a Igreja. O documento é uma resposta a tantas questões que ainda hoje se levantam sobre a realidade do matrimônio. Foi escrita pelo Papa Francisco a partir de contribuições de Padres Sinodais. A exortação está disponível desde 19 de março de 2016. Para ler na íntegra, acesse o site do vaticano. A seguir, selecionamos cinco frases que podemos encontrar em Amoreis Laetitia sobre a missão da família.

1 – A missão educativa

“Os pais têm o dever de cumprir, com seriedade, a sua missão educativa, como ensinam frequentemente os sábios da Bíblia.”

2 – O amor conjugal

“O amor conjugal requer nos esposos uma consciência da sua missão de ‘paternidade responsável’, sobre a qual hoje tanto se insiste, e justificadamente, e que deve também ela ser compreendida com exatidão.” (referência à encíclica Humanae Vitae)

3 – Colaboração da Igreja

“A Igreja é chamada a colaborar, com uma ação pastoral adequada, para que os próprios pais possam cumprir a sua missão educativa da família.”

4 – O amor de Cristo pela Igreja

“Os esposos são investidos numa autêntica missão, para que possam tornar visível, a partir das realidades simples e ordinárias, o amor com que Cristo ama a sua Igreja, continuando a dar a vida por ela.”

5 – A maior missão do homem e da mulher

“Talvez a maior missão dum homem e duma mulher no amor seja esta: a de se tornarem, um ao outro, mais homem e mais mulher. Fazer crescer é ajudar o outro a moldar-se na sua própria identidade. Por isso o amor é artesanal.”

Leia também

Congresso das Famílias abordará cura das relações, santidade, missão e documentos do Papa Francisco

Moysés Responde: Como é a experiência das famílias missionárias?

Confira os temas dos workshops do Congresso das Famílias 2021


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.