Shalom

5 motivos para participar do Congresso latino-americano das Famílias 2021

Amanhã começa o Congresso das Famílias que, por meio da colaboração de diversos pregadores e pelo auxílio do Espírito Santo, nos conduzirá ao seu tema: O amor vencerá tudo!

comshalom

O Congresso das Famílias, promovido pela Comunidade Católica Shalom, irá acontecer nos dias 26 e 27 de junho. O evento será virtual e bilíngue (português e espanhol), alcançando assim muitas famílias latino-americanas, além de tradução em libras. Para ministrar as formações, pregadores com vasta experiência na Igreja foram convidados, e aprofundarão o tema central do congresso que é “O amor vencerá tudo”.

Moysés Azevedo, Emmir Nogueira, e a principal autoridade da Igreja Católica quanto ao assunto família, Cardeal Kevin Farrell, serão os pregadores. Além das pregações, haverá vários cursos, webinários exclusivo para os assinantes.

Descubra 5 motivos para participar e convidar outras famílias para participar do Congresso das Famílias 2021:

1- Conhecer mais sobre o Ano das Famílias 

“Essas reflexões serão colocadas à disposição das comunidades eclesiais e das famílias para acompanhá-las em seu caminho. Desde agora, convido todos a aderirem às iniciativas que serão promovidas ao longo do ano e que serão coordenadas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Confiemos à Sagrada Família de Nazaré, em particular à São José, esposo e pai solícito, este caminho com as famílias de todo o mundo”, disse o Papa.

A Comunidade Católica Shalom como formadora dos membros, motiva as famílias a participarem, se formarem aos moldes da Igreja, entender a importância e o valor que há nas famílias, além de compreender que o amor vence tudo e se fortalece na primeira comunidade que vivemos: a família.

A celebração da data é uma grande oportunidade para que as famílias demonstrem e reflitam sobre como melhorar a relação entre todos. Preserve e dê valor à sua família, pois são eles que sempre estarão ao seu lado, não importa o que aconteça.  Desde modo, escutamos a Deus e da Igreja sobre a missão de ser família.

2- Compreender riqueza da exortação apostólica Amoris Laetitia

Amoris laetitia” ou seja, a alegria do amor, na Exortação apostólica pós-sinodal sobre o amor na família, é uma iniciativa do Papa Francisco, que pretende chegar a todas as famílias do mundo por meio de várias propostas de caráter espiritual, pastoral e cultural. 

Uma família que descobre e experimenta a alegria de ter um dom e de ser um dom para a Igreja e para a sociedade, pode tornar-se uma luz na escuridão do mundo. E o mundo hoje precisa dessa luz que vem do testemunho real de famílias reais.

O documento não pretende reafirmar um ideal da família, mas a realidade rica e complexa. Conhecendo, se pode debater, aprender e colocar em prática aquilo proposto pelo Santo Padre.  

Segundo o Santo Padre, “Nenhuma família é uma realidade perfeita e confeccionada duma vez para sempre, mas requer um progressivo amadurecimento da sua capacidade de amar. Todos somos chamados a manter viva a tensão para algo mais além de nós mesmos e dos nossos limites, e cada família deve viver neste estímulo constante. Avancemos, famílias; continuemos a caminhar! Não percamos a esperança por causa dos nossos limites, mas também não renunciemos a procurar a plenitude de amor e comunhão que nos foi prometida.”

3- Ter forças para enfrentar os desafios familiares

Educação, planejamento financeiro, vida de oração, ideologias, formação catequética… a lista de desafios que uma família pode enfrentar hoje é bem extensa. Solidificado em uma boa formação, os pais podem ser mais firmes à luz do que se ensina no Evangelho, e assim, testemunharão com precisão que o matrimônio é uma riqueza divina. O casal se torna missionário, evangelizador e discípulos da paz, buscando nas ações, serem modelos de Cristo.

Pais firmados na fé e nos conselhos evangélicos tendem a serem exemplos de santidade para sociedade, que por vezes desacredita no valor familiar. No Congresso das Famílias 2021, você receberá formações, dicas, conselhos testemunhos que edificarão sua casa. “Somos chamados a formar as consciências, não a pretender substituí-las”, afirma o Pontífice. Com alegria e esperança renovamos nossas forças fortalecidos pela oração.

4- Curtir um momento em família

Falta criatividade, neste tempo de pandemia, sobre o que fazer com os filhos e esposos. Nada melhor do que estar unido para rezarem juntos, receber formação e debaterem, em casa, sobre os assuntos. Além disso, haverá programação infantil para entreter as crianças, webinários onde os adultos podem conversar com outras famílias, além dos ensinamentos a cerca dos assuntos temas e dos cursos oferecidos. Acolham juntos, o que Deus tem para a sua família durante e após o Congresso de Famílias!

“Sob esta luz, podemos ver outra dimensão da família. Sabemos que, no Novo Testamento, se fala da igreja que se reúne em casa. O espaço vital duma família podia transformar-se em igreja doméstica, em local da Eucaristia, da presença de Cristo sentado à mesma mesa. Inesquecível é a cena descrita no Apocalipse: ‘Olha que Eu estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, Eu entrarei na sua casa e cearei com ele e ele comigo. (3, 20)’ Esboça-se assim uma casa que abriga no seu interior a presença de Deus, a oração comum e, por conseguinte, a bênção do Senhor.” Papa Francisco

5- Contribuir nas obras de evangelização

Ao aderir aos planos Premium ou Básico do Congresso, você e sua família se tornarão parte dos anunciadores de Cristo por meio do Carisma Shalom. Preparamos tudo com muito amor e zelo para poder oferecer o melhor, contando com a presença generosa de pessoas que são autoridades em cada assunto, e que dividirão com sua família aprendizado, testemunho e formação com bons embasamentos.

A cada inscrição realizada, diversas obras beneficiadas podendo permanecer no projeto evangelizador próprio. Além disso, com tudo que você irá receber de aprendizado, conseguirá propagar aos amigos, anunciando com alegria que o amor vence e sempre vencerá.

Não fique de fora desta grande oportunidade de participar de um final de semana tão enriquecedor, se inscreva já e convite outras famílias para participarem com você!

Serviço

Serviço: Congresso Latino-Americano das Famílias 2021 
Data: 26 e 27 de Junho de 2021
Horários: das 9h às 12h (todos os dias), com webinários exclusivos para os assinantes no período da tarde.

Confira o convite especial do fundador da Comunidade Católica Shalom,  Moysés Azevedo:

Leia também:

Confira a Programação completa do Congresso das Famílias

Confira os temas dos worshops do Congresso das Famílias 2021


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *