Oração

5 orações para obter a tranquilidade através de Nossa Senhora

Conte com o consolo de uma verdadeira Mãe neste tempo de pandemia. Ela olha por cada um de nós.

5 orações para obter a tranquilidade através de Nossa Senhora

Você já parou para pensar que podemos contar com o auxílio de Nossa Senhora em todas as ocasiões?

Ao aceitar a missão de ser mãe de Jesus, a Virgem também encarnou em seu ventre a história de salvação da humanidade.  Maria adotou cada homem, abraçando as suas dores e alegrias. Suportando a vivência da cruz até o fim com o seu amado Filho, ela nos mostrou, de forma concreta, que a paz não é a ausência de conflitos, mas uma confiança inabalável nas promessas de um Pai que é fiel e cheio de misericórdia.

Nossa Senhora é o símbolo da esperança – Maria é um sinal visível de que Deus eleva os humildes.

Neste tempo de tribulações que a humanidade atravessa, o comshalom elegeu 5 passos para que você possa ser mais amigo (a) da Virgem, obtendo com ela, a serenidade necessária para a vivência de novos desafios.

1. Através da oração diária do Magnificat, o Cântico de Maria

Ao louvar pelos feitos de Deus em sua vida, Maria demonstrou ao mundo a grandiosidade do Criador em sua história.  Narrar a sua biografia na ótica da gratidão é algo que pode fazer toda a diferença neste novo ano que se inicia. O agradecimento sincero a Deus, longe de ser algo superficial, é um verdadeiro ato de inserção na vida. Reconhecer que a trajetória humana é dependente da graça divina é uma postura humilde que nos trás a esperança de que é possível superar qualquer obstáculo quando estamos na vontade amorosa do Pai. Ao cantar a grandiosidade de Deus em sua vida, Maria também ergueu um brado de louvor pela salvação da humanidade que se daria por meio da Cruz.

Ao final de cada dia, experimente criar o hábito de rezar esta oração, que se encontra nas Sagradas Escrituras, no Evangelho segundo São Lucas, Capítulo I (44 – 55) — intitulada como o Cântico de Maria. O agradecimento autêntico tem a paz como principal fruto.

2. Por meio do Ofício de Nossa Senhora

O Ofício é uma rica oração cheia de referências bíblicas que também representam a história de salvação da humanidade por meio do “sim” de Maria.  Alguns fiéis preferem ler, mas a oração também pode ser cantada. Quem reza o ofício, obtém rapidamente o socorro de Deus pela intercessão da Virgem, que se apressa em atender àqueles que invocam o seu nome com humildade.  É uma oração eficaz em meio aos combates espirituais, que aproxima o homem da maternidade de Maria. Por meio do Ofício, a Virgem acolhe as súplicas de cada filho, especialmente dos mais angustiados que clamam por poderosa intervenção. Se você precisa de paz, essa deve ser a sua oração de “cabeceira de cama”.

3. Por meio do Santo Terço contemplando cada mistério com profundidade

Talvez você já tenha sido aconselhado inúmeras vezes a rezar o Santo Terço. Esta oração, aparentemente repetitiva, tem uma eficácia poderosa. O que poucas pessoas sabem, é que meditar os mistérios do Terço é uma forma de encarnar a vida de Jesus pelo olhar de Maria, que soube viver todos os momentos da salvação da humanidade com Cristo e em Cristo. A ótica de Nossa Senhora tem muito a nos ensinar sobre a paciência e também sobre a perseverança. Das primeiras alegrias relatadas nos mistérios gozosos, ao começo da vida pública de Jesus narrada nos mistérios da luz; dos sofrimentos concretos relembrados nos mistérios dolorosos ao júbilo da ressurreição celebrado nos mistérios gloriosos: a contemplação da história da redenção do mundo é uma forma concreta de pacificar a alma perante as situações da vida que não aparentam ter solução. 

Tirar um momento do seu dia para a oração contemplativa do Santo Terço é remédio certeiro para a garantia de um coração pacificado.

4. Através da oração do Ângelus, que deve ser recitada diariamente, às 6h, ao meio-dia e às 18 horas

O Ângelus é uma poderosa oração de entrega à vontade de Deus por meio da intercessão da Virgem Maria. Ao dizer “sim” ao Anjo Gabriel de forma generosa, com a oferta total de sua vida, Nossa Senhora nos ensina a acolher a paz dentro de nós com a confiança ilimitada na vontade de Deus. Por meio da recitação dessa simples jaculatória, é possível crescer no temor ao Pai das misericórdias, que sempre deseja intervir na história da humanidade, independente das circunstâncias nas quais ela está inserida.

5. Por meio do ato de consagração à Nossa Senhora

Consagrar-se à Virgem Maria é contar, de forma ilimitada, com a sua poderosa intercessão. O ato de consagração à Nossa Senhora é uma oração simples de entrega, que pode sanar muitas angústias, proteger a alma de perigos e armadilhas. É uma forma concreta de oferecer à Mãe de Deus e nossa o que temos de mais precioso para administrar: a nossa vida. Ela nos ensina a ter um coração consagrado, que por excelência é indiviso, casto e ordenado para o bem. A oração pode ser feita em qualquer momento do dia, sendo o horário mais apropriado o despertar, antes do início das atividades.

Veja também

Curso online de preparação para a consagração à Nossa Senhora


Comentários

[fbcomments]

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *