O início de um novo ano chegou e o momento é, sobretudo, de planejamento. Há quem esteja nesse instante pensando nos projetos que deseja realizar, nos sonhos que espera conquistar ou mesmo nas metas que vai trabalhar para conquistar ao longo de 2024. E isso é muito importante, afinal quem não se planeja bem não consegue viver bem as suas atividades. Por isso, a importância de ter um Projeto de Vida Pessoal.
Projeto de Vida Pessoal
Bom, a seguir, separamos algumas dicas que podem ajudar você na hora de preparar o Projeto de Vida Pessoal. São orientações simples, mas que se levadas em conta vão contribuir bastante nos seus projetos.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
1 – Avaliação da situação
Antes de colocar no papel aquilo que de fato você deseja, faça uma avaliação da situação atual. E você pode fazer em relação a qualquer aspecto da sua vida. Algumas perguntas que podem ajudar: Como estou em relação a essa área da minha vida? Como me comporto em relação àquela outra situação? Ao responder essas perguntas, você poderá ter uma visão mais completa de como está cada área que deseja desenvolver ao longo do ano.
2 – Definição do objetivo
Agora sim você poderá dizer o que deseja para cada área da sua vida. Por exemplo, se você percebeu que há muito tempo não estuda, pode traçar como o objetivo voltar a estudar ou mesmo fazer algum curso específico. Ou mesmo se você percebeu que ao longo do ano não leu nenhum livro espiritual que tal colocar como objeto para este novo ano ler pelo menos um por mês. A pergunta “Como devo estar em relação a essa área da minha vida?” pode ajudar você a definir seus objetivos.
3 – Lista de atividades
Definidos os objetivos, você deverá, para cada um deles, traçar uma lista com atividades que vai precisar realizar para alcançá-los. Essas atividades não precisam ser complexas, podem ser simples e podem ainda fazer parte do seu dia a dia. Por exemplo, em relação à leitura dos livros espirituais, você pode estabelecer um tempo médio para ler diariamente. Além disso, você pode elencar ações complementares que poderão ajudar você. Um exemplo é buscar livros físicos em vez de livros digitais que podem dispersar em alguns casos.
4 – Estabeleça prazos
Cada objetivo precisa ter um tempo definido para ser realizado. Por isso, a ideia é estabelecer um prazo que pode ser de três ou mesmo seis meses. Esse período vai servir para que você desempenhe todas as atividades e ações que definiu com vistas a alcançar o seu objetivo. Portanto, cada objetivo precisa ter um tempo determinado para ser alcançado.
5 – Avaliação periódica
Escolha um dia da semana ou mesmo do mês para avaliar o andamento dos seus passos. É importante que você perceba como está o seu desempenho e a partir disso mude as atividades que precisa fazer se for necessário. É um processo simples e muito valioso que vai contribuir bastante no alcance dos seus resultados.
Neste ano vocacional é um desejo muito grande do meu coração ter uma intimidade bem maior com Deus.
Bom dia!
É bem verdade que deveria ter feito isso ontem, quando comecei esse estudo Bíblico ,mas vamos lá, bendito seja Deus, que mim impulsionou a abrir o QR Code.
Ao abrir percebo com clareza e já durante a experiência vocacional, onde acabei de retornar e agora claramente sinto e vejo a necessidade de retornar os meus estudos de línguas, foi algo que não dei continuidade por estar sobrecarregada mesmo, mas percebo que tenho aqui uma ferramenta por meio destas dicas do pvp, de fechar brejas desnecessárias, q n são pecaminosas, mas q tb não contribuem pra o meu crescimento na vocação e até mesmo na minha vida humana.
Então retornar aos estudos de línguas irá mim ajudar a alargar os meus passos indo em missão, estando a disposição da comunidade, pra no tempo de Deus, ir além fronteiras para anunciar o evangelho para outros povos ,claro, com a plena consciência e vontade ao tempo e vontade de Deus .