Formação

5 passos para fazer o seu Projeto de Vida Pessoal

Quem não se planeja bem não consegue viver bem as suas atividades.

comshalom

O início de um novo ano chegou e o momento é, sobretudo, de planejamento. Há quem esteja nesse instante pensando nos projetos que deseja realizar, nos sonhos que espera conquista ou mesmo nas metas que vai trabalhar para conquistar ao longo de 2022. E isso é muito importante, afinal quem não se planeja bem não consegue viver bem as suas atividades. Por isso, a importância de ter um Projeto de Vida Pessoal.

Projeto de Vida Pessoal

Bom, a seguir, separamos algumas dicas que podem ajudar você na hora de preparar o Projeto de Vida Pessoal. São orientações simples, mas que se levadas em conta vão contribuir bastante nos seus projetos. 

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

1 – Avaliação da situação

Antes de colocar no papel aquilo que de fato você deseja, faça uma avaliação da situação atual. E você pode fazer em relação a qualquer aspecto da sua vida. Algumas perguntas que podem ajudar: Com estou em relação a essa área da minha vida? Como me comporto em relação aquela outra situação? Ao responder essas perguntas, você poderá ter uma visão mais completa de como está cada área que deseja desenvolver ao longo do ano.

2 – Definição do objetivo

Agora sim você poderá dizer o que deseja para cada área da sua vida. Por exemplo, se você percebeu que há muito tempo não estuda, pode traçar como o objetivo voltar a estudar ou mesmo fazer algum curso específico. Ou mesmo se você percebeu que ao longo do ano não leu nenhum livro espiritual que tal colocar como objeto para este novo ano ler pelo menos um por mês. A pergunta “Como devo estar em relação a essa área da minha vida?” pode ajudar você a definir seus objetivos. 

3 – Lista de atividades

Definidos os objetivos, você deverá, para cada um deles, traçar uma lista com atividades que vai precisar realizar para alcançá-los. Essas atividades não precisam ser complexas, podem ser simples e podem ainda fazer parte do seu dia a dia. Por exemplo, em relação à leitura dos livros espirituais, você pode estabelecer um tempo médio para ler diariamente. Além disso, você pode elencar ações complementares que poderão ajudar você. Um exemplo é buscar livros físicos em vez de livros digitais que podem dispersar em alguns casos.

4 – Estabeleça prazos

Cada objetivo precisa ter um tempo definido para ser realizado. Por isso, a ideia é estabelecer um prazo que pode ser de três ou mesmo seis meses. Esse período vai servir para que você desempenhe todas as atividades e ações que definiu com vistas a alcançar o seu objetivo. Portanto, cada objetivo precisa ter um tempo determinado para ser alcançado. 

5 – Avaliação periódica

Escolha um dia da semana ou mesmo do mês para avaliar o andamento dos seus passos. É importante que você perceba como está o seu desempenho e a partir disso mude as atividades que precisa fazer se for necessário. É um processo simples e muito valioso que vai contribuir bastante no alcance dos seus resultados.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *