Formação

6 dicas para viver bem o Grupo de Oração Online

Para que seu modo online funcione bem na hora do grupo de oração, confira algumas dicas.

Foto: Unsplash

Com tanta coisa acontecendo online corremos o risco de ser apenas um telespectador inativo diante da tela e apesar de estar com o modo on ativo, a falta de atenção e inteireza ao que vamos viver pode nos fazer perder as graças que Deus quer derramar. Para que seu modo on funcione bem na hora do grupo de oração, confira algumas dicas.

1 – Escolha bem seu ambiente e defina o dispositivo

Se em nossos momentos de oração pessoal precisamos de um espaço silencioso, na hora da oração comunitária do seu grupo online não será diferente. Analise bem um ambiente da sua casa que proporcione o clima de oração. Se precisar ser o seu quarto evite acompanhar o grupo deitado ou apoiado sobre a cama… Escolha uma mesa de apoio para que no momento de oração você possa estar em pé como se estivesse no Centro de Evangelização. Se for acompanhar pelo celular, desative outras notificações, mas se for participar pelo computador evite estar com o celular nesse momento. 

2 – Não vale chegar atrasado!

Mesmo online, zele pela pontualidade. Com 10 minutos de antecedência, verifique o link da sala do seu grupo e chegando cedo aproveite para acolher os irmãos e matar a saudade! O bom de preparar-se antes é que se houver qualquer dificuldade com a conexão, você terá mais chances de resolver.

3 – Converse com suas família e deixe sempre a câmera ligada

Partilhe com os membros da sua casa sobre o valor desse momento e do quanto é importante você não ser interrompido – exceto em casos de urgência. Aqui em casa, deixo uma plaquinha na porta do quarto informando que estou em oração, mesmo depois de ter partilhado com eles… Ao começar o grupo, deixe a câmera ligada até para que você não se autossabotar e fazer outras coisas enquanto o grupo acontece.

4 – Reze com fé e cante com força

Se você tinha vergonha de cantar entre os irmãos ou até mesmo de louvar, com o microfone desligado você pode se abrir mais e prepara-se para estar bem livre quando os grupos presenciais retornarem. Reze com fé, seguindo a condução do coordenador da oração… Abra-se aos dons e não tenha medo de deixar Deus falar por você! Aproveite esse tempo para abandonar a timidez e cante com força e desejo. Essa expressão do nosso corpo nos une a Deus, à oração e aos irmãos mesmo separados pelo isolamento, é essa decisão de expressar em nós a oração que nos une.

5 – Partilhe

Outra graça do modo online é que “temos uma certa facilidade” de nos expressar. Então, seja no chat ou ativando o microfone – partilhe! Dê nome aos feitos de Deus nessa oração, partilhe como se sente, comente a partilha dos seus irmãos!

6 – Anote em seu caderno de oração

Escrever é uma forma de dar vida a sua experiência com Deus. Registre aquilo que Deus falou na oração e também o que você sente. Saia da oração com objetivos a percorrer para alcançar a santidade. Anote também o que ficar mais forte durante a pregação. O exercício de anotar também o ajudará a manter a concentração e evitar distrações.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *