Durante a quarentena, os grandes e pequenos passeios não estão permitidos. Porém, as crianças continuam com muita energia e precisam gastá-la. Para ajudar você, reunimos 7 atividades que as crianças podem fazer sem sair da sala de casa.
1 – Fazer uma Sessão Pipoca
Antes de mais nada, o tradicional cinema em casa pode parecer óbvio, mas é sempre uma boa opção para entreter a criançada. Além das animações, como Frozen 2, coloque na lista os filmes de santos e tente ir fazendo do momento uma oportunidade de evangelizar seu filho e/ou sua filha.
2 – Brincar de Caça ao Tesouro
Já pensou o quão divertida pode ser essa brincadeira?! Escolha um dos dias da quarentena para fazer um caça tesouro especial. Monte um percurso que contemplo os cômodos da sua casa e que tenham perguntas. Pode aproveitar a caçada para testar os conhecimentos das crianças em português, matemática ou até mesmo sobre a fé. O prêmio pode ser chocolate!
3 – Fazer uma noite dos jogos com as crianças
Escolha um noite para fazer um momento de jogos. Pode ser tabuleiro, mímica, cartas ou até mesmo um bingo caseiro. O importante é envolver toda a família na atividade. Com certeza, as crianças vão ficar muito animadas. Elas gostam de ver todo mundo reunido. Isso será uma das boas memórias que ela poderá guardar.
4 – Fazer vídeo engraçados
Talvez o seu filho e/ou sua filha goste muito de ver vídeo na internet. E será que ele gostaria de gravar alguns engraçados? A brincadeira é gravar os vídeos e colocar na TV da sala para a família toda assistir e se divertir com o pequeno. Tem criança com diversos talentos para cantar, dançar, atuar e muitos outros… Estimule os seus pequenos também. Vale lembrar que não precisa postar no Instagram ou no YouTube.
5 – Ver álbuns de fotografias
Reúna-se com as crianças na sala da sua casa para ver fotos antigas e lembrar dos momentos. Pode pegar aquele álbum bem antigo com fotos preto e branco. É nele que está a história da família. Com certeza, será uma ótima experiência partilhar sobre os acontecimentos passados para os seus filhos e/ou suas filhas.
6 – Ler histórias de embalar
Contos de fadas, estórias criadas da sua cabeça ou mesmo situações engraçadas que tenha vivenciado. Tudo isso pode ser o enredo de história para ajudar as crianças durante as noites. Que a última voz que as crianças escutem antes de dormir seja a sua e não dos produtores de conteúdo da internet. Isso pode criar no seu filho e/ou sua filha a importante referência de segurança nesse período.
7 – Escrever cartas aos avós
Tudo bem! Estamos em tempos de audiovisual, mas o valor da carta vai muito além dela mesma. Pode ser uma boa opção estimular as crianças a escrever para os avós nesse tempo em que é recomendado não estar perto dos mais idosos. Isso para protegê-los. Essa experiência pode ser significativa para eles e para toda a família.
Gostou das 7 dicas para suas crianças? Confira mais no nosso site do que deve fazer nesta quarentena.
VEJA MAIS:
Curso de Liberdade Interior gratuito
Dicas para viver bem a quarentena
Principais marcos para crianças de 3 e 4 anos