Shalom

7 características de Nossa Senhora para a Vocação Shalom

Neste dia da Visitação de Nossa Senhora, reunimos características de Maria na Vocação Shalom.

Neste dia em que celebramos a visitação da Virgem Maria, reunimos para você 7 características de Nossa Senhora na Vocação Shalom, retiradas da última edição da Revista Escuta, que traz as palestras proferidas por Moysés Azevedo no Retiro de Planejamento Estratégico de 2019. O texto está mantido em tom coloquial.

1 – Maria como modelo de oração

Deus deseja tornar mariana a nossa forma de ser e agir, em que a humildade e oração fazem dependermos de Deus em tudo. Os joelhos e o coração de Maria que estavam aos pés do Menino Jesus são os mesmos joelhos e coração que estavam de pé diante da Cruz, também são os mesmos que estão em Pentecostes enchendo-se do Espírito Santo. É na oração, no silêncio que são gerados e formados os missionários.

2 – Maria como modelo de intercessão

Deus promete a nós que nos fará testemunhar grandes milagres através da intercessão de Nossa Senhora e nos convida a, assim como ela, diante das situações desafiantes, dolorosas, diante do não saber o que fazer, estar de pé diante da cruz. Essa postura nos fará testemunhar grandes milagres e resgates impossíveis.

3 – Maria como modelo de Mulher Shalom

Para as consagradas no Celibato pelo Reino dos céus, o jeito de Maria, a forma de Maria. Para todas as irmãs da Comunidade, as solteiras, as casadas, a forma de Maria. Maria pode ser o modelo das mulheres em todas as formas de vida na Comunidade como mãe, esposa e virgem.

4 – Maria como modelo de Acolhimento e prontidão

As mulheres, segundo o modelo de Maria, com ternura, nutrirão e humanizarão a Comunidade, ajudarão a Comunidade a crescer em graça e estatura, assim como Jesus cresceu diante da presença silenciosa e marcante de sua mãe.

5 – Maria como modelo de Unidade

É a Virgem Maria quem custodia a unidade, porque o diabo, que é o divisor, tenta de todas as formas separar-nos, dividir-nos, colocar-nos uns contra os outros, fazer com que nos julguemos mutuamente. Maria coloca-se como aquela que custodia a nossa unidade, por isso torna o Carisma belo para a humanidade.

6 – Maria como modelo missionário

Quando Maria é visitada pelo Espírito Santo, na Anunciação, o Espírito do Senhor a cobriu com uma nuvem. Assim que o filho de Deus se encarna em seu ventre, ela parte para servir Isabel e comunicar o Espírito para João Batista no seio de sua mãe. Maria é modelo missionário porque nada a detém, mas parte, nada a segura. Nem causas mais justas e nobres da maternidade a seguraram, mas a puseram em partida, em missão apressadamente. De forma mariana, nós somos enviados a evangelizar com ternura, com olhar de maternidade e paternidade.

7 – Maria como modelo da Vitória sobre o mal

Nossa Senhora esmaga a cabeça de Satanás e é modelo de vitória e como recurso de vitória no combate contra o mal. Nossa Senhora que no antigo testamento é prefigurada como Ester, que intercede e derrota o inimigo do seu povo, por meio da intercessão. Nossa Senhora,  que é prefigurada, no Antigo Testamento também em Judite, que corta a cabeça de Holofernes.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *