Formação

7 dicas práticas de oração para os distraídos

“A oração é necessária não para que Deus conheça as nossas necessidades, mas para que nós fiquemos conhecendo a necessidade que temos de recorrer a Deus, para receber oportunamente os socorros da salvação” São Tomás de Aquino

comshalom

A vida de oração é uma das graças que mais nos faz estar próximos de Deus e das coisas do céu. Ela é um caminho autêntico de intimidade com o Pai. Todo cristão deveria entender muito bem a cerca da importância e da necessidade de dedicar alguns horários do dia à intimidade com Deus. Confira estas 7 dicas para evitar a dispersão durante suas orações.

1- Estabeleça um horário de início e de término da oração

É o primeiro passo para rezar, principalmente para quem se deixa distrair. Sem horário específico, vamos encontrando outras coisas para fazer adiando a oração, ou até começamos a rezar, mas na primeira distração paramos de rezar. Estipular um horário de início e fim ajudará a conservar esse momento.

2- Cumpra-o

Inicie na hora marcada e não termine antes do horário estipulado. Pode parecer óbvio, mas não o é, especialmente para quem se distrai fácil. Devemos ter firmeza para pôr em prática o nosso propósito. O horário de rezar é o horário de rezar e não de passear o doginho, nem de fazer a faxina do banheiro. Isso vale tanto para iniciar a oração como para manter-se nela até o fim.

3- Desligue a internet do celular

Parece impossível, mas não o é. A maior fonte de estímulos é o celular, tornando-se canal para muitas distrações. Desligue a internet durante o tempo que determinou para oração e ligue só depois que terminar. Terá a surpresa que não muita coisa aconteceu nesse período.

4- Leia um livro espiritual

Um bom exemplo sãs as biografias de Santa Teresa e São João da Cruz,  escreva sua oração: louvor, súplica. A leitura e a escrita podem ser grandes ferramentas para manter o nosso pensamento na oração.

5- Procure um lugar silencioso, com poucas distrações

É verdade que a distração maior está na nossa cabeça, mas é bom ajudá-la diminuindo os estímulos fora dela. Uma capela, uma igreja ou oratório são lugares prediletos para a oração. É salutar rezar no mesmo lugar todo dia.

6- Crie e siga uma espécie de rotina para começar a oração

Por exemplo: comece suplicando o Espírito Santo, depois louve, depois vá imediatamente ao estudo bíblico.
Isto evitará que fique perdido em pensamentos avulsos. Não tente controlar os seus pensamentos, conduza-os. A oração vocal pode ser útil nestes momentos.

7- Permaneça em oração mesmo que sua cabeça esteja povoada de inúmeros pensamentos

Sempre terá distrações, pendências, urgências, coisas para fazer (isso é bíblico!) mas não devemos tirar o tempo da oração para nos dedicar a essas coisas, diminuindo ou até desistindo da oração.

Com esta sugestão de canção, tente hoje mesmo, dar um tempo de qualidade para sua oração.

Escola de líderes 2021

Não fique de fora da próxima Escola de Líderes, o tema central será “Oração ,um trato de amizade com Deus“. com formações baseadas no itinerário oracional de Santa Teresa De Ávila. A Escola vai abordar a amizade com Deus e a oração como relação pessoal, à luz do magistério oracional de Teresa, Santo Agostinho e do Catecismo da Igreja Católica.

As inscrições já estão abertas com um valor promocional de lançamento que irá até o final do mês de novembro, em dezembro será outro valor. Você pode conhecer melhor sobre os pregadores e já se inscrever para a Escola de Líderes Shalom [CLICANDO AQUI].

Serviço

Escola de líderes latino-americana 2022

Quando: 22, 23, 29 e 30 de janeiro de 2022

Participe do grupo no Telegram

Site: escoladelideresshalom.com


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *