Notícias

8 filmes para ver com as crianças durante a quarentena

Psicóloga recomenda sessões de cinema em casa com os pequenos para minimizar as angústias deste tempo de isolamento social.

comshalom

A infância é a fase onde o sujeito acumula experiências que se servirão de base na construção da sua subjetividade. Por isso, os pais têm um papel fundamental, já que o discurso da criança é atravessado pelo discurso dos pais. Em tempos difíceis, sempre é importante pensarmos nas nossas crianças, visto que elas estão em pleno desenvolvimento psíquico e tornando-se mais vulneráveis às dores futuras.

O momento que estamos vivendo é um tempo de angústias, incertezas mais recorrentes, aflições e dores. A primeira atitude diante disso, com relação às crianças, é não esconder o que está acontecendo. É comum que os pais escondam algo que seus filhos não podem ouvir, alterando ou omitindo fatos ocorridos.

Ouvir o que a criança tem a dizer

A experiência clínica demonstra as sequelas do que deveria ter sido dito e não foi. A decisão de deixar a criança na ignorância tem um preço. É necessário a verbalização para darmos a chance de elaboração da dor. Ou seja, os pais precisa falar o que está acontecendo e precisam ouvir o que a criança tem a dizer, pois o que não foi falado pode retornar em forma de inibição, sintoma e angústia.

Assim, é importante que a criança fale no brincar, com desenhos, contação de histórias e filmes que devem ser comentados ao final. Tudo feito em um ambiente de confiança e relaxamento. Nesse tempo de confinamento e insegurança, é importante que as famílias promovam esse ambiente de verdade e confiança, a fim de minimizar as angústias próprias desse cenário.

É interessante promover sessões de cinema, onde a família possa falar sobre temas importantes, criando laços e formando sujeitos com valores. A ideia é dar uma pausa em algumas cenas para saber como a criança percebe o direcionamento do filme, características dos personagens e a clareza das mensagens passadas.

8 sugestões de filmes para ver com as crianças

1 – Wall-e: fala sobre cuidado com o planeta, tecnologias a serviço do homem, relações humanas, quantidade de lixo produzido, consumo e inteligência artificial.

2 – Procurando Nemo: fala sobre relações familiares, respeito, amizade, inclusão social, poluição dos oceanos, confiança, amor ao próximo e valorização das diferenças.

3 – Procurando Dory: fala sobre empatia, amizade, respeito ao outro, valorização das diferenças, valores, solidariedade e superação.

4 – Divertidamente: fala sobre conhecimento das emoções, empatia cuidado com o outro, respeito, autoconhecimento, percepção de si e do outro, relações familiares e valorização do diálogo.

5 – Toy Story: fala sobre amizade, respeito, cooperação, cuidado com os brinquedo, emoções, fazer o bem, comportamento e esperança.

6 – A Fantástica Fábrica de Chocolate: fala sobre comportamento, relações familiares, conduta, respeito ao outro, solidariedade, empatia, fazer o bem, consequências, amizades, medos e/ou receios.

7 – Montros S.A: fala sobre medos (escuro/dormir sozinho), amizades, superação, cooperação, conduta, comportamento, esperança e relações familiares.

8 – Os Incríveis: relações familiares, rotina e dinâmicas familiares, comportamento, condutas, respeita o outro, empatia, confiança, infância e adolescência.

Lembremo-nos que o mundo foi criado pela palavra. E a palavra criadora e recriadora possa nos sustentar e nos fazer mais capazes de lidar com as nossas questões e tempos difíceis.

Por Regina Cláudia Albuquerque
Psicóloga e psicanalista


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *