Formação

Saiba quem são demônios educados

A essência do demônio é destruir a obra de Deus, levando a viver com “o espírito da mundanidade”. Saiba como identifica-los

comshalom
(Imagem/Comshalom)

No Retiro Shalom 40 anos, voltado para a Comunidade de Vida e de Aliança Shalom, Moysés Azevedo  comentou sobre os demônios educados, um assunto já tratado pelo Papa Francisco e que pode arruinar a vida, levando a uma má vivência missionária, desafios emocionais, psíquicos e físicos.

Leia também| “Através do Carisma, aquelas chagas incuráveis vão sendo recriadas”, afirma Moysés Azevedo

O fundador relembrou algumas falas do Pontífice, que dizia se preocupar menos com os demônios espalhafatosos, que fazem muito barulho, chamam a atenção e logo são identificados. Esses já têm uma forma de prevenir e de combater. “O problema maior são os demônios educados, eles chegam de mansinho e quando se vê, já tomaram conta da situação, prejudicando e destruindo a obra de Deus”, destaca o Papa.

Veja na íntegra a meditação do Papa Francisco sobre os demônios educados

Saiba quem são esses demônios

 Disse Moysés citando o Papa: “Eu tenho pavor dos demônios educados. Tenham atenção com ele, pois ele têm a meta de destruir a Obra de Deus.

Confira| Angélica Teixeira explica como crescer na vivência da palavra do Papa à Comunidade

Esses demônios são o orgulho, a vaidade e o mundanismo espiritual. Auxiliado pelas palavras do Santo Padre, Moysés explicou que esses demônios oferecem um grande risco para a vida comunitária. 

A começar pelo orgulho, o amor desordenado por si mesmo e a própria vontade. “Vamos nos deixando apaixonar cada vez mais por nós mesmos, e pela nossa própria vontade, vamos endurecendo o coração e alma, vamos ficando cada vez mais opacos, isolados, fechados e podemos trazer graves prejuízos para a obra de Deus“, explica o fundador.

A vaidade, para o consagrado é “um apego pelo parecer mais do que ser, um apego desmedido pela nossa própria imagem, e tenta parecer o que não se é, ao invés de se esforçar para ser e transbordar no seu ser. A vaidade busca a qualquer custo o reconhecimento humano e a vanglória”. E assim, pela vaidade surge as disputas e os partidos.

Já a mundanidade espiritual, explica o fundador é uma proposta de vida, uma cultura do efêmero, da aparência, da maquiagem, busca triunfar sem a cruz. E ainda fala Azevedo ” esse mundanismo é uma centralização em si mesmo, querendo que o mundo e todos girem em torno de si, é um triunfalismo sem o mistério da Cruz de Cristo, e ainda é andar a procura da própria glória”, que faz menção a uma das homílias do Papa. 

Mediocridade espiritual

Sobretudo, o Pontífice adverte quanto à queda naquilo que determina como “mediocridade espiritual”: “Mas estas coisas não são tão ruins. E o espírito do mundo nos arruína, nos corrompe por dentro… Eu não me preocupo tanto, como quando vejo essas pessoas que abriram a porta aos demônios educados, para aqueles que convencem, de dentro, que não são tão inimigos”.

O demônio ou destrói diretamente com os vícios, as guerras e as injustiças ou destrói indiretamente, educadamente, diplomaticamente, não faz barulho e se faz amigos pela vaidade, pelo orgulho e pela mundanidade espiritual. Ainda explica o fundador usando citações do Santo Padre, que esses demônios vão persuadindo as pessoas e pouco a pouco leva ao caminho da mediocridade.

Dê um presente para o Shalom em vista da evangelização

A Comunidade Shalom celebra 41 anos em 2023. Existe em cada membro uma grande alegria! O Senhor nos convida e nos insere na grande procissão. No mês de julho, em especial dia 9 de julho, aniversário da Vocação, teremos uma coleta especial em vista da construção da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, a primeira igreja da Comunidade Shalom! Ajude clicando neste link: Igreja do Ressuscitado (comshalom.org). Faça sua doação pelo site ou pela chave pix: igreja@comshalom.org


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.