Notícias

Shalom em Taiwan: Padre Vítor Bomfim partilha primeiras impressões em sua nova terra de missão

O sacerdote deseja ser um missionário que testemunha a alegria e a misericórdia divinas no continente asiático.

comshalom

Os missionários da Comunidade Católica Shalom começaram a chegar neste ano na cidade de Hsinchu, em Taiwan, para dar início a uma nova ação de evangelização na Ásia. Padre Vítor Bomfim, consagrado da Comunidade de Vida, é um desses missionários. Em entrevista ao comshalom, o sacerdote partilhou suas primeiras impressões em sua nova terra de missão.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Padre Vítor Bomfim fala sobre Shalom em Taiwan

Depois de um tempo de preparação humana e espiritual, por meio de anos de espera, durante a pandemia, do serviço no Projeto Shalom Amigo dos Pobres, da imersão cultural de sete meses em Dublin, na Irlanda, do Retiro dos Padres da Comunidade de Vida e da Convenção Shalom, parti finalmente em missão para Taiwan, no último dia 5 de outubro de 2022, memória litúrgica de Santa Faustina Kovalska.

Essa memória litúrgica é um belo sinal da providência divina e muito me ajudou a rezar com o caminho vivido até esse momento, e, sobretudo, interpelou-me a buscar escutar o que Deus pede de mim para esse novo tempo!

As horas de voo foram uma grande oportunidade de meditar acerca do meu chamado e da minha missão. Fui envolvido por uma graça de alegria muito real pelo mistério da minha vida missionária. Esse não foi um dia comum, certamente é um marco em minha história vocacional! Estava e estou envolvido em um grande mistério existencial.

Tenho a convicção de que também, como a Santa Faustina, Deus está me chamando para ser testemunha da Sua misericórdia! A apóstola da misericórdia está intercedendo para que com a minha vida e sacerdócio eu seja um missionário que testemunha a alegria e a misericórdia divinas no continente asiático.

Leia também | Shalom chega a Taiwan no mês em que a Comunidade celebra 40 anos

Preparação para o envio

Permitam-me partilhar alguns detalhes centrais em minha preparação para esse envio!

A primeira palavra que Deus me deu, no início da minha caminhada no Shalom, quando eu comecei a ter vida de oração, foi Jeremias 1, 4s; essa Palavra fala da vocação do profeta Jeremias e expressa a força do chamado divino que o capacitam como profeta para a missão.

“Antes de sedes formado no ventre materno, eu te conheci, eu te consagrei, eu faço de ti um profeta para as nações, a quem eu te enviar irás!”

Essa Palavra veio à tona em vários momentos da minha vida, em grandes discernimentos, e, sobretudo, no acolhimento do discernimento para Taiwan. No entanto, ela se tornou cheia de realidade e força quando o avião decolava! Me enchia de alegria e comoção ao meditá-la e me alegrava quando via cada rosto ao longo das conexões se tornado cada vez mais orientais.

“Eu te envio a esse povo!”

Percebia dentro de mim uma confirmação:

“Eu te envio a esse povo! Esse é o teu povo!” E eu respondia: Sim, esse é o meu povo! Reconhecia-os interiormente!

Um quebra-cabeça interior ia se encaixando a cada momento e me enchendo de alegria, esperança e parresia.

Detalhes como a imagem de Jesus misericordioso e do Sagrado Coração de Jesus, tão presentes nos primeiros tempos do anúncio do meu discernimento para Taiwan, vieram com bastante força à minha mente e ao coração em vários momentos da viagem: o discernimento para Taiwan foi comunicado para mim em 2021 no dia do Sagrado Coração de Jesus!

Ganhei de um pobre, nas ruas de Fortaleza, nesse mesmo período, enquanto servia no Projeto Shalom Amigo dos Pobres, uma telha com a mesma imagem do Sagrado Coração de Jesus. As palavras proclamadas, detalhes do discernimento, como esses destacados acima, imagens e recordações se tornaram muito nítidas nesse percurso da viagem.

Diferente dos demais missionários, eu estava viajando sozinho, então tudo contribuiu para que eu contemplasse os sinais dados e o novo tempo despontando.

Novos filhos espirituais

Pude no voo para a Coreia do Sul sentar entre duas coreanas e conversar bastante, falar sobre a vida missionária, conhecê-las e escutar curiosidades sobre a cultura e também sobre as impressões acerca da fé. Que impressionante já perceber naquelas pessoas os meus irmãos e meus novos filhos espirituais.

Quando o avião estava prestes a pousar em Taiwan, as luzes da cidade de Hsinchu começaram a aparecer, uma música local começou a tocar, meu coração parceia explodir de emoção e de amor por Deus e pela missão, pelo povo que me foi confiado! Lembrei de muitos santos, os meus amigos no Céu e especialmente me confiei à proteção da Santíssima Virgem nesse novo tempo em minha vida!

Lembrando de São João Paulo II, quando visitava uma nova terra, beijei espiritualmente a terra de Taiwan, beijando meu Tau e dizendo: Obrigado, Senhor, por me teres escolhido! Eis-me aqui! Faça-se em mim, e através de mim, a Tua Santa Vontade!

Primeira missa em Taiwan

Celebrei a primeira Missa em Taiwan no dia 7 de outubro de 2022, memória litúrgica de Nossa Senhora do Rosário e 1ª Sexta-Feira do mês. Quantas graças e detalhes! Mas, com certeza, tudo isso é apenas a ponta de um iceberg, onde a maior parte está escondida. Sei que a maior parte da minha vida missionária aqui será descortinada através do tempo e na história que ainda se construirá.

Sinto-me muito feliz em ser um padre missionário aqui em Taiwan e certamente concretizando a vontade de Deus em minha vida e na Comunidade Shalom nesse continente. Aqui somos agora cinco missionários! Rezem por nós e por nosso processo de fundação! A missão apenas começou!

A você que lê esse texto! Encorajo-o a não temer a Deus e nem a Sua vontade! Pois Nele está a nossa felicidade e a felicidade de tantos outros alcançados e envolvidos em nosso sim! Não temas! Avante!

Que Deus te abençoe abundantemente! E não esqueça de rezar por nós! Shalom até os confins da terra!

Padre Vítor Bomfim Santos

Uma graça dos 40 anos da Comunidade

A missão de Taiwan é a segunda da Comunidade Shalom na Ásia. A primeira está localizada em Manila, nas Filipinas. Para Tiago Soares, assistente internacional, essa fundação no tempo do aniversário da vocação é um movimento da graça de Deus.

“É o Carisma indo realmente aos confins da terra, é a Comunidade Shalom como resposta missionária da Igreja para o mundo hoje… Não encontrando barreiras e nem fronteiras, mas encontrando, na verdade, o coração do homem”, destaca.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.