Shalom

O Renascer acabou, mas a verdadeira alegria permanece

Servos e participantes testemunham a ação renovadora do Espírito Santo durante o retiro de carnaval em São Paulo

comshalom

Entre os dias 19 e 21 de fevereiro, aconteceu em diversas missões no Brasil e no mundo o Renascer. O retiro de carnaval, promovido pela Comunidade Católica Shalom, é uma oportunidade de as pessoas viverem um carnaval diferente, onde elas podem experimentar a alegria que vem de Deus. Ao longo dos três dias, foram coletados testemunhos, os quais se encontram em uma mesma conclusão: essa experiência renovou vidas, propósitos e trouxe uma felicidade que não passará. 

Através do Seminário de Vida no Espírito Santo os participantes vivenciaram um aprofundamento do Amor Esponsal. Além das pregações, a experiência foi enriquecida com muitos momentos de animação, adoração, apresentações artísticas e partilhas, as quais contribuíram para atrair os corações para mais perto de Deus. 

Entretanto, é preciso enfatizar que essa atração se iniciou com as evangelizações, em que muitos irmãos da obra e da comunidade se dispuseram a divulgar o retiro, indo às ruas, pelas redes sociais e nos cotidianos particulares. 

A alegria do retorno

Muitos participantes chegaram sem conhecer ninguém, ouvindo falar da comunidade apenas pelo Instagram, ou por indicação de algum colega. Por fim, todos ansiavam por um mesmo propósito: ouvir a voz de Deus e seguir a luz do Cristo Ressuscitado que passou pela cruz. Esse plano foi se concretizando nos simples detalhes, desde a Santa Missa, Adoração e Efusão no Espírito Santo, até as simples convivências, intervalos animados e partilhas rápidas e frutíferas ao longo desses dias. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Bianca Moura (@bii.moura)

Ao conversar com as pessoas presentes no bairro de Santana, na Zona Norte de São Paulo, as impressões sobre a vivência foram positivas e fecundas. Muitos jovens revelaram estar afastados de Deus, mas garantiram que viveram um amor profundo, uma ação de conversão e retorno aos caminhos do Senhor. Com as particularidades, as opiniões testemunham uma unidade de um renovo no Espírito Santo e uma escuta atenta aos desígnios do Senhor. 

A participante Bianca Moura revelou sua imensa gratidão por todos os servos que colaboraram com esse retiro e afirmou que essa experiência ficará marcada em seu coração “por tanta entrega e comunhão”. A jovem desejou que todos possam sair do Renascer como instrumentos de Deus em todo lugar. 

Após a Efusão do Espírito Santo, o jovem Vinicius Damasceno relatou as maravilhas e curas que aconteceram. Ele afirma que foi um momento sensacional e disse que poderia ser descrita com uma frase: “é uma mistura de paz com a confirmação daquilo que a gente precisava”. 

Alegria na oferta de vida

Os servos também testemunharam a alegria pelas conquistas para o Reino de Deus e o louvor de confiança diante das dificuldades. O consenso é que essa oferta rendeu muitos frutos externos e internos na vida de cada pessoa que se disponibilizou a ajudar e corresponder com o chamado divino. 

Rayane André, discípula da Comunidade de Vida em São Paulo, descreve a experiência como o cumprimento das promessas de Deus. “Foi muito gratificante poder perceber que as pessoas estão sedentas de Deus e ver a abertura delas para com Deus”, ela relata comentando sobre o que percebeu ao observar jovens, famílias e crianças se entregando. 

Os três dias de retiro não acabaram, não somente pelo reencontro no próximo final de semana, mas também porque a alegria vivida ali, dura a vida inteira. O renovo no Espírito Santo trouxe a certeza de seguir os caminhos do Senhor e confiar que ele tudo fará (Sl 36). Esse momento especial é o começo de uma obra nova e um ótimo desfecho desse tempo litúrgico para iniciar uma santa e atenta quaresma. 

 

Por Isabella Rocha
Obra Shalom 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.