A música é um excelente instrumento para elevar a alma a Deus. Como diz aquele dito popular, “quem canta reza duas vezes”. No tempo da Quaresma, os ministros de música têm a missão de ajudar a assembleia a adentrar melhor no mistério de maior recolhimento e ascese próprios da liturgia.
Para Maxsuel Lucena, membro do Ministério de Música Geral da Missão de Fortaleza, os ministros precisam estar abertos a condução do Espírito para que as canções sejam entoadas cheias de unção. “É muito importante que primeiramente nós ministros de música vivamos bem esse tempo de sacrifício, jejum e oração, para que o nosso serviço gere primeiro em nós uma sincera piedade, e a partir dessa experiência favoreçamos assim que a assembleia, todo o corpo da igreja, se una a nós nesse belíssimo mistério”.
Ainda de acordo com Max Lucena, o repertório escolhido deve recordar o espírito próprio da Quaresma de maior contrição e busca pela conversão. “Neste período não se deve utilizar instrumentos como bateria, baixo e guitarra, este empobrecimento ajuda a preparar a assembleia para o tempo festivo da Páscoa, favorecendo a vivência deste tempo penitencial”, lembra.
Veja cinco músicas que você pode inserir na liturgia nesse período
Tempo de Conversão (Suely Façanha)
Profetizamos Conversão ( Comunidade Shalom)
Voltaremos a ti ( Comunidade Shalom)
A Cruz nos Salvará (Comunidade Shalom)
Mesmo Sendo Deus (Comunidade Shalom)
Roteiro espiritual Quaresma e Semana Santa 2023
O caminho espiritual “Do Deserto à Ressurreição!” é o tema do itinerário do caminho, que trará a cada dia conteúdos que irão permitir aprofundar o seu caminho espiritual para Semana Santa e Páscoa do Senhor.
CNPJ: 07.044.456/0001-00 | Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5 | Ag. 1369-2