Quem é São José?


 

Esposo de Maria e pai adotivo de Jesus, ele foi responsável por cuidar da Sagrada Família, ensinar o ofício da carpintaria e a Lei ao Menino Deus, ser referência de homem e pai a toda humanidade. A devoção ao santo é antiga. Em 1870, o Papa Pio IX declarou São José Patrono da Igreja Católica e, em 1955, o Papa Pio XII o declarou Patrono dos Operários.

 


E para a Comunidade Shalom, quem é São José?


Para a Comunidade Católica Shalom, além de patrono, o santo é reconhecido como exemplo de castidade, simplicidade e de quem soube viver a dimensão da providência de Deus. No carisma Shalom, o pai adotivo de Jesus é venerado como intercessor no que diz respeito à providência dos bens materiais para o sustento da obra evangelizadora da Comunidade.  São José vem nos ajudar e nos ensinar a prover o necessário e bem cuidar daquilo que Deus nos dá. Ele nos ensina na dimensão de saber administrar, saber que tudo o que temos foi Deus que nos deu.

 

 

 

VIRTUDES DE SÃO JOSÉ


 

Na Carta Apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, o Papa Francisco nos convida a contemplar algumas virtudes de São José, para aumentar nosso amor por este grande santo, suplicar sua intercessão e tê-lo como modelo de confiança nos planos de Deus. Peçamos ao Senhor que aumente também em nós a prática das virtudes, fazendo-nos homens e mulheres renovados.

  • PAI AMADO: São José devotou sua vida aos cuidados de Jesus e Maria, sendo um dos santos mais amados pelo povo cristão. Exemplo de obediência, castidade, pobreza e paternidade.
  • PAI NA TERNURA: São José é o modelo de como devemos aceitar, com ternura, nossas fraquezas. Ele nos ensina que ter fé em Deus inclui também acreditar que Ele pode intervir inclusive através dos nossos medos e da nossa fraqueza.
  • PAI NA OBEDIÊNCIA: São José soube fazer a vontade de Deus, obedeceu sem hesitar. Em todas as circunstâncias da sua vida, José soube pronunciar o seu sim.
  • PAI NO ACOLHIMENTO São José é pai no acolhimento, pois mostra um caminho que acolhe, sem exclusões. Ele nos convida a receber os outros com misericórdia, principalmente os mais pobres e vulneráveis.
  • PAI NA CORAGEM CRIATIVA: São José é um pai com coragem criativa que sabe transformar um problema numa oportunidade, colocando a frente sempre a sua confiança na Providência Divina.
  • PAI TRABALHADOR: São José nos ensina a santificar o trabalho. O próprio Cristo fez sagrado o seu trabalho na carpintaria de José para nos mostrar essa fonte de santidade.
  • PAI NA SOMBRA: A figura de São José, que é, para Jesus, a sombra na terra do Pai celeste: guarda-O, protege-O, segue os seus passos sem nunca se afastar d’Ele.

Confira um aprofundamento dessas virtudes com o missionário Radameques Ceccaci:

 

 

 

NOVENA DE SÃO JOSÉ


 

Um modelo de pureza e amor a Deus, São José, esposo da Virgem Maria, nos ensina a observância das leis divinas. A Igreja abre espaço para celebrar a solenidade deste santo. Dessa forma, comemoramos no dia 19 de março com a novena de São José, que começa dia 10 e vai até dia 18 de março. Para proporcionar uma experiência ainda melhor, disponibilizamos 2 formas de você rezar a novena: pela página da novena, baixando o PDF para poder rezar em qualquer lugar.  Não perca a oportunidade de conhecer mais e melhor este santo, que cuidou e zelou da Sagrada Família de Nazaré.

 

DEVOÇÕES A SÃO JOSÉ


 

Como Vocação Shalom, temos grande devoção, rezamos a Novena e nos confiamos a este canal da Providência Divina. Mas você conhece outras devoções que a Igreja reza pedindo a intercessão de São José? 

 

Cordão de São José:


A origem do uso do Cordão de São José deve-se ao testemunho da irmã Isabel Sillevorts que vivia em um convento Agostiniano na cidade de Anvers na Bélgica. A irmã sofria de fortes dores devido à pedra nos rins, algo que em 1649, a medicina não tinha recursos para curá-la. 

 

Então pediu que um sacerdote benzesse um cordão, colocou-o em sua cintura, em homenagem ao grande Patriarca e iniciou, com todo o fervor, uma Novena de súplica ao esposo puríssimo da Virgem Maria. Alguns dias depois, em 10 de junho de 1649, com fortes dores, a religiosa rezou fervorosamente e eis que ela se viu livre das imensas pedras que lhe traziam dor. 

 

O Cordão de São José deve ser confeccionado com linho ou algodão bem alvejado e pode ser usado na cintura, sob a roupa (o cordão maior), no pulso (o cordão menor) ou tê-lo bem guardado para ser usado por ocasião de dores e sofrimentos físicos, aplicando-o com fé na parte enferma do corpo e rezando, então, diariamente sete vezes o Glória ao Pai em honra das sete dores e das sete alegrias de São José, conforme representado pelos setes nós do cordão. 

 


 

São José Dormindo:

Essa devoção ficou conhecida recentemente, através do Papa Francisco, que ao se mudar para o Vaticano, pediu que lhe trouxessem de Buenos Aires a imagem de São José dormindo e a colocou em seu escritório. Sob ela apresenta seus pedidos e súplicas, confiando-se ao Patrono da Igreja.

 

O Papa é grande devoto do santo: a paróquia onde se confessou por 17 anos é dedicada a ele, a missa do início de seu pontificado foi celebrada dia 19 de março e ele anima os fiéis e o clero a pedir a intercessão do Pai adotivo de Jesus: “Se há um problema, eu escrevo no papel e coloco sob uma estatueta (…) de São José dormindo”.

 

 

Trintena:

E nossa terceira devoção é a trintena de São José, que segundo a tradição, começou a ser rezada por Santa Teresa D’Ávila, muito devota do castíssimo. Essa tradicional oração deve ser recitada durante trinta dias seguidos para alcançar graças.

 

A Trintena pode ser rezada a qualquer época do ano, mas é comum que seja iniciada no dia 17 de fevereiro de cada ano (ou dia 18 de fevereiro quando o ano é bissexto) e finalizada a 18 de março, um dia antes da festa.

 

Testemunhos


 

Tantas graças foram alcançadas pela intercessão de São José, muitos puderam experimentar do cuidado paterno e hoje veremos quantas vidas foram transformadas!

EXPEDIENTE

COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM
ECONOMATO GERAL
SETOR DA PROVIDÊNCIA

| Textos: Portal ComShalom, Paula Caeiro e Thaynara Portácio | Imagens: Arquivo Economato Geral, Arquivo ComShalom | Layout de Página: Vinícius Pereira | Desenvolvimento Web: Vinícius Pereira