Igreja

Papa Francisco dá continuidade a catequeses sobre a paixão pela evangelização

O pontífice também apontou características fundamentais para a formação dos sacerdotes.

comshalom
(Imagem/ Vatican media)

O Papa Francisco deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre a paixão pela evangelização e apontou algumas características fundamentais para se avaliar o zelo apostólico dos evangelizadores. Ainda nesta semana, em uma audiência com seminaristas, Francisco explicou elementos importantes para a formação dos futuros sacerdotes. A Santa Sé também divulgou os novos membros do Conselho de Cardeais que auxiliam a missão do Papa, entre eles um brasileiro, e a programação da iniciativa “24 horas para o Senhor”, que este ano será celebrada entre a sexta-feira, 17, e o sábado, 18 de março. Veja esses e outros destaques da Semana do Papa.  

Leia também: Jejum de Murmuração: No lugar da crítica, a linguagem da reconciliação

Catequese sobre a paixão pela evangelização

O novo ciclo de catequeses do Papa Francisco tem como tema a paixão pela evangelização. Na última quarta, oito de março, o Pontífice ressaltou que o evangelizador transmite aquilo que ele recebeu por primeiro.

“Foi São Paulo que o escreveu primeiro: o evangelho que ele anunciava e que as comunidades recebiam e no qual permaneciam firmes é o mesmo que o Apóstolo, por sua vez, tinha recebido. Este dinamismo eclesial de transmissão da Mensagem é vinculativo e garante a autenticidade do anúncio cristão”, explicou.

De acordo com Francisco, um dos critérios para saber se o evangelizador possui zelo apostólico é verificar a vivência da dimensão eclesial. “A evangelização é um serviço. Se uma pessoa se diz evangelizador e não tem aquela atitude, aquele coração de servo, e se julga patrão, não é evangelizador, não… é um pobre coitado.

E lembrou, “cada batizado, qualquer que seja a sua função na Igreja e o grau de instrução da sua fé, é um sujeito ativo de evangelização”.

Papa elege brasileiro para Conselho de Cardeais

O Papa Francisco renovou o Conselho de Cardeais, o chamado C9, que tem a missão de auxiliá-lo no governo da Igreja. O Pontífice nomeou os membros do novo Conselho, entre eles um brasileiro. São os cardeais Pietro Parolin, secretário de Estado; Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo, arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, arcebispo de Mumbai; Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; Juan José Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Québec; Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo; e Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador, Bahia.

Confira: Papa Francisco nomeia Dom Sérgio da Rocha para o Conselho de Cardeais

Papa elenca características essenciais para a formação dos sacerdotes

Em uma audiência com seminaristas do Seminário Diocesano “Saint Mary” da cidade de Cleveland, Estado de Ohio, nos Estados Unidos, o Papa Francisco elencou três características do caminho sinodal que são essenciais para a formação dos futuros sacerdotes e ministros do Evangelho.

A primeira característica é a escuta do Senhor”, sublinhou o Papa. Segundo ele, é necessário “abrir espaço todos dias da nossa vida ao Senhor, meditar a sua Palavra, passar tempo com Ele em oração, escutando-O em silêncio diante do Tabernáculo”.

A segunda característica do caminho sinodal proposta pelo Papa é caminhar juntos.  “O bom pastor caminha junto com o rebanho: às vezes à frente, para indicar o caminho; às vezes no meio, para incentivar, e às vezes atrás, para acompanhar os que estão em dificuldade. Lembrem-se sempre de que é importante caminhar com o rebanho, nunca separados dele.”

Já a terceira característica é o testemunho. “A Igreja precisa do seu entusiasmo, da sua generosidade e do seu zelo para mostrar a todos que Deus está sempre conosco, em todas as circunstâncias da vida. Rezo para que, nas várias formas de apostolado educativo e caritativo em que vocês estão engajados, vocês sejam sempre sinal de uma Igreja em saída, testemunhando e partilhando o amor misericordioso de Jesus com todos os membros da família humana, especialmente os pobres e necessitados”.

24 horas para o Senhor

Neste ano, está de volta a iniciativa das “24 horas para o Senhor”, instituída pelo Papa Francisco como um exercício quaresmal de oração e reconciliação. O evento será celebrado nas dioceses de todo o mundo na véspera do quarto domingo da Quaresma, de sexta-feira, 17, a sábado, 18 de março. Em preparação para a Páscoa da Ressurreição, as igrejas permanecerão abertas durante um dia inteiro, a fim de oferecer aos fiéis e peregrinos a ocasião de parar a qualquer momento em adoração e a oportunidade de se confessar. O Papa Francisco presidirá as “24 horas para o Senhor”, no dia 17 de março, às 16h30, na paróquia de Santa Maria delle Grazie al Trionfale, na Piazza Santa Maria delle Grazie. 

Com inf. de Vatican News

CNPJ: 07.044.456/0001-00  |  Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5  | Ag. 1369-2

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.