Shalom

Via Sacra Shalom 2023 teve como tema Cristo humilhou-se e foi exaltado

Nosso cortejo trouxe à frente o próprio Cristo, como a figura de um jovem
apaixonado, que foi se empobrecendo por amor a nós

comshalom

A meditação da Via Sacra é um dos momentos mais esperados do Retiro de Semana Santa da Comunidade Católica Shalom. Por meio da música, do teatro e também de textos de meditação, a apresentação emocionou quem a vivenciou e quem a organizou.

Neste ano contemplamos um caminho de amor, pelo qual Cristo se ofertou pela humanidade. A exaltação de Cristo é, de fato, a conquista do amor, pois foi para isso que Ele foi enviado. Na apresentação de hoje, Jesus cantou, na leitura de cada estação, seu amor que o levou até às últimas consequências.

Fomos conduzidos pelo amor e pela dor

Maurílio Barbosa, um dos responsáveis pela cenografia da Via Sacra, contou que ficou impactado ao refletir sobre os dois personagens que seguiam Jesus, a dor e o amor. “Interessante que a cenografia trabalha para construir elementos cênicos mas não fazemos ideia do efeito que irá gerar na apresentação. Um deles foi um portão de ferro que tivemos que construir e só aqui entendi que ele representava a Cruz, a passagem, e que ele foi aberto com o sacrifício de Jesus que deu passagem também para toda humanidade”, afirmou.

As personagens Dor e Amor, conduziram a meditação, intercalando entre o anúncio da estação e a condução de Cristo pela via dolorosa. Depois deles, seguiu-se um coro com quatro pessoas, que, do meio da cena, cantavam a antífona entre uma estação e outra. A cada estação, uma nova personagem se unia ao coro, representando a Igreja, que completa em sua carne a oferta de Jesus. 

O grande caminho de areia, de ponta a ponta do salão onde aconteceu a Via Sacra representa a transitoriedade da vida e a pobreza humana. Por meio delas, o Senhor se abaixou por amor à humanidade. Ao final do caminho, via-se um portão de ferro, que representou a passagem para a vida eterna.

“Está tudo acabado! O que eu posso fazer?”

“Confiar, crer e esperar! Não existe nenhuma garantia a não ser a fé! Essa é a realidade que define a vida dos que creem. Não é o que se ganha, nem o que se perde. Mas aquilo que cremos! A fé pode dar sentido até mesmo à morte.
No que você crê?”, foi o que nos questionou essa Via Sacra.

Não Lhe bastou se encarnar, sofrer e morrer. Ele desceu até o sepulcro visitando a nossa morte. Assumindo assim toda a transitoriedade da natureza humana. Que será elevada ainda mais no poder de Sua Ressurreição.

Você ainda pode viver está Semana Santa e ter uma experiencia nova com os mistérios de Deus.

Participe do Nosso Retiro de Semana Santa Shalom: Inscreva-se gratuitamente.

 

Inscreva-se gratuitamente.

SÁBADO SANTO | 08.04

Laudes, Pregação e Celebração da Descida à Mansão dos mortos na Capela São José – 9h

*Solene Vigília Pascal na Catedral – 19h

DOMINGO DE PÁSCOA | 09.04

Louvor e Pregação – 15h

Missa de Páscoa e adoração na Capela São José – 17h

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.