Formação

Cor cordi loquitur: o coração fala ao coração

comshalom

“Ainda que se fale abundantemente, é o coração que fala ao coração; a língua só alcança os ouvidos”. Assim escrevia São Francisco de Sales ao Arcebispo de Bourges a propósito das pregações. A partir desse ensinamento também podemos e desejamos penetrar melhor no mistério celebrado na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. 

“Deus, que muitas vezes e de muitos modos falou, outrora, aos pais pelos profetas, nestes dias que são os últimos falou-nos por meio do Filho” (Hb 1,1-2a). Nessa mesma linha, analogamente, podemos dizer que nestes “ultimíssimos” tempos, Deus quis nos falar através do Coração de Jesus.

Já o Antigo Testamento fala do “coração” de Deus (ver, por exemplo, o belíssimo capítulo 11 do profeta Oséias) para se referir ao amor de Deus pela humanidade. No Verbo feito carne, Deus toma realmente para Si um coração humano, com o qual ama cada homem e mulher com um amor que vai além da própria morte. Na Cruz, Jesus tinha já expirado quando a lança transpassou o Seu lado, fazendo jorrar sangue e água. Vitorioso da morte, o seu Coração sacratíssimo nunca deixou nem deixará de palpitar de amor por nós

Devoção enraizada no mistério pascal

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é enraizada no mistério pascal; é, antes, “um compêndio de todo o mistério da nossa redenção”. Porém “só gradualmente esse coração chegou a ser objeto de culto especial, como imagem do amor humano e divino do Verbo encarnado”.

Uma das maiores promotoras do culto ao Sagrado Coração de Jesus foi a mística francesa do século XVII Santa Margarida Maria Alacoque. Em uma de suas visões místicas, Jesus lhe fez tomar o lugar do discípulo amado na Última Ceia, dizendo-lhe:  “Meu divino Coração está tão apaixonado de amor pelos homens que, não podendo mais encerrar em si as chamas de sua ardente caridade, deve difundi-las”. Para isso, Jesus pediu-lhe que se empenhasse em vista da instituição de uma festa particular para honrar Seu coração, a ser celebrada na sexta-feira depois da oitava de Corpus Domini. No século XIX, a festa do Sagrado Coração de Jesus tornou-se universal para toda a Igreja Católica.

Redescobrir o amor de Deus

Não se trata de uma devoção sentimentalista, mas da vivência de uma espiritualidade integral, de uma relação com Deus que não exclui sentimentos e afetos, nem da parte Sua nem da parte nossa. Somos chamados a (re)descobrir o amor terno de Deus por nós e a amá-lo também nós com todo o coração. 

Nesse sentido, é muito útil e belo o exercício de ler, em oração, as páginas do Evangelho buscando intuir o que se passa no coração de Jesus. Na passagem lida no dia da solenidade do Sagrado Coração desse ano, por exemplo, Jesus diz: “Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei”. Adentrando nessas palavras encontramos um coração cheio de compaixão, atento, solicito. Um coraçao que conhece o fardo que pesa em nós, fardo que muitas vezes nos angustia, oprime, cansa. Um coração onde podemos repousar pela certeza de nos sentirmos acolhidos como somos e socorridos em nossas dificuldades. Um coração que deseja o nosso coração, que o busca incansavelmente.

A solenidade do Sagrado Coração é um convite a entrar no insondável mistério do amor de Deus e a deixarmo-nos também inflamar a partir daquela “fornalha ardente”. Nesse relacionamento, coração a coração, temos tudo.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.