Shalom

Julho, mês da Vocação Shalom

“Shalom 41 anos: Nós amamos aqueles que evangelizamos!” tema da campanha deste ano.

comshalom

Em 30 de junho de 1980, o Papa João Paulo II chega ao Brasil para a primeira visita ao País. O Pontífice visita 13 cidades e participa da abertura do X Congresso Eucarístico Internacional, em Fortaleza (CE). Moysés Azevedo é escolhido pelo arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao Papa em nome dos jovens da Arquidiocese. Reza pedindo a Deus um presente digno de Sua Santidade e, em 9 de julho, entrega a João Paulo II uma carta na qual se coloca à disposição de Deus e da Igreja na evangelização dos jovens.

Leia também| Confira 5 momentos especiais para a Comunidade Shalom

Exatamente dois anos após o encontro com o Pontífice, é inaugurado o primeiro Centro Católico de Evangelização Shalom, uma lanchonete e uma livraria cuja missão é anunciar o amor de Deus às pessoas que ali chegam para lanchar, buscar aconselhamento, ajuda ou consolo.

Agora mais de 40 anos depois, recordar os feitos de Deus na vida de cada pessoa, que foi de alguma forma foi impactada pelo Carisma Shalom, é bendizer com gratidão toda eleição e providência do Ressuscitado que passou pela Cruz.

Julho da Paz

A Comunidade Shalom tem uma tradição de dedicar o mês de julho, mês do aniversário da Vocação, há uma intensidade maior na evangelização, conhecido como  “julho da paz”. Explica Padre Franco Galdino, “julho são as férias escolares no Brasil, mas para nós, missionários, não é simplesmente o mês para descanso, e sim, de aproveitar a oportunidade de anunciar Jesus de todas as formas. Por isso, esse mês de julho, ele é repleto de atividades. Primeiro porque no dia 9 de julho nós comemoramos a fundação da Comunidade Shalom que nasceu em Fortaleza, com uma iniciativa do nosso fundador, Moysés Azevedo, no desejo de criar uma lanchonete para evangelizar”.

Neste mês, há o Acampamento Jovem, Festival Halleluya, além do Arraiá da Paz, eventos que unem a Comunidade Shalom com a Obra, como estratégias de evangelização. Conta Padre Franco que o Acamp’s é um grande evento de evangelização para jovens, “temos testemunhos da quantidade de pessoas que foram alcançadas por esse acampamento. Há uma quantidade de vocações ao sacerdócio, à vida familiar à vida missionária e celibatária“, afirma.

Outro grande evento promovido pela Comunidade é  o Festival Halleluya, que com o passar dos anos, se tornou evento para a cidade de Fortaleza. Neste ano, o Halleluya celebra 25 anos . “Nosso fundador costuma dizer que o Halleluya é o grande presente da cidade para cidade de Fortaleza, para o Estado do Ceará para o Brasil e começa a espalhar também para o número inteiro“, explica o sacerdote.

Esses eventos no ‘Junho da Paz’, segundo Galdino, mostram que a Comunidade Shalom está em movimento enquanto todos descansam está em procissão e este povo que está em procissão com o Esposo Eucarístico e a Virgem Maria.

Apaixonados por Deus apaixonados pela evangelização

Ao longo desses mais de 40 anos, a Comunidade se vê como um povo em procissão. “A frente da procissão está Jesus e sua Mãe, Virgem Maria, e depois deles dois, vem todo um povo numeroso que vai buscando seguir Jesus, com fraqueza com limites, com dificuldades, mas que vai dando testemunho da Ressurreição de Cristo. Afinal, eu fui tocado, fui inflamado da Caridade Divina e por isso vou na procissão e trago outros comigo“, explica o sacerdote.

Envolvidos pelo amor divino, começa a olhar as pessoas com o olhar de Cristo, e não podemos deixar de amar o que Ele ama. Por isso, a gratidão a Deus e ao Carisma se dará na saída de si para evangelizar!  E assim, se experimenta cada vez mais o amor de Deus e a dor dos homens, somos enviados a evangelizar no poder do Espírito, com o uso dos Carismas. Por meio da evangelização que dá Cristo ao coração do homem tão ferido e tão necessitado, consolamos o coração do próprio Deus.

Ousadia, marca da Vocação Shalom, é outro fruto de um povo em procissão. “Não é ousadia de um ou dois é ousadia de um povo que vai e arrasta outros para ir junto. Uma ‘loucura’ bendita, pois parte de uma vontade Deus que é acreditada e por isso é cumprida“, explica o missionário.

É preciso ainda estar com convicção e certeza de que Cristo está vivo. Evangelizar com a vida com alegria, motiva e cativa o povo para a procissão. A Igreja cresce, com diz Papa Bento XVI, por atração, por isso, a resposta como Comunidade, é não sair da procissão, não esmorecer, mas continuar, com passos firmes, em direção ao céu.

Gesto concreto de gratidão 

“A gratidão é a linguagem das almas esposas (Escrito Amor esponsal)”. A gratidão não se expressa em palavras, ela se transforma em engajamento e em doação de si mesmo e dos bens. Na partilha dos bens, com a colaboração e participação nos eventos, no “Você faz o Festival Halleluya”, nos Acampamentos, apadrinhando um jovem, são apelos vir para procissão, e de também colaborar para que ela aconteça, é como se manifesta a gratidão. “A gratidão se manifesta de forma concreta, não somente espiritual não somente um obrigado abstrato, mas um obrigado que compromete a minha vida, me engajando nos  serviços dos eventos, e também colaborando com meus bens”, finaliza Pe. Franco.

No mês de julho, em especial dia 9 de julho, aniversário da Vocação, teremos uma coleta especial em vista da construção da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, a primeira igreja da Comunidade Shalom!
Igreja do Ressuscitado (comshalom.org)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.