Igreja

Francisco é o primeiro pontífice a viajar para Mongólia

Confira a seguir os principais destaques da Semana do Papa.

comshalom
Foto: Vatican News

Na semana que inicia o mês da Bíblia, o Papa Francisco continuou a série de catequeses sobre o zelo apostólico, reforçando o convite universal à santidade. Também nesta semana foi divulgado as intenções do Pontífice para o mês de setembro. E em um compromisso inédito, o Santo Padre se dirigiu à Mongólia, país majoritariamente budista. Esta é a primeira viagem de um Pontífice ao país da Ásia. Confira estes e outros destaques da Semana do Papa.

| Leia também: 5 pontos sobre o celibato segundo Moysés Azevedo

Catequese sobre o zelo apostólico

Prosseguindo o ciclo sobre o zelo apostólico, o Pontífice apresentou um testemunho que vem da América do Norte: Santa Kateri Tekakwitha, a primeira mulher indígena da região a ser canonizada.

Contando o testemunho da santa, que aprendeu a rezar com sua mãe, Francisco afirmou: “Também muitos de nós fomos apresentados ao Senhor pela primeira vez no ambiente familiar, sobretudo pelas nossas mães e avós. A evangelização muitas vezes começa assim: com gestos simples, pequenos, como os pais que ajudam os filhos a aprender a falar com Deus na oração e que lhes falam do seu grande e misericordioso amor”. E acrescentou: “a fé se transmite em dialeto.”

“Queridos irmãos e irmãs, a vida de Kateri é um ulterior testemunho do fato de que o zelo apostólico implica quer uma união vital com Jesus, alimentada pela oração e pelos Sacramentos, como pelo desejo de difundir a beleza da mensagem cristã por meio da fidelidade à própria vocação particular.”

E concluiu, “Não nos esqueçamos: cada um de nós é chamado à santidade, à santidade de todos os dias, à santidade da vida cristã comum. Cada um de nós tem este chamado: vamos em frente nesta estrada. O Senhor não deixará de nos ajudar.”

 

Francisco é o primeiro pontífice a visitar a Mongólia

O Papa Francisco aterrissou na Mongólia na última sexta-feira, 1º de setembro. Esta é a primeira viagem de um Pontífice ao País. Os compromissos se estendem até o dia 4, segunda-feira.

O país da Ásia central é majoritariamente budista. De acordo com o Vatican News, trata-se de uma acolhida sóbria sem reunião de grandes multidões como costuma ser as viagens do Pontífice.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

Intenção do Papa para o mês de setembro

Papa Francisco pede oração dos fiéis pelas pessoas marginalizadas no mês de setembro. “Como é que deixamos que a ‘cultura do descarte’, na qual milhões de homens e mulheres não valem nada em relação aos benefícios econômicos, como é que deixamos que esta cultura domine as nossas vidas, as nossas cidades, o nosso modo de vida?”, diz o Pontífice em vídeo dirigido à Rede de Oração pelo Papa.

E faz o seguinte apelo: “Rezemos para que as pessoas que vivem à margem da sociedade, em condições de vida desumanas, não sejam esquecidas pelas instituições e jamais sejam consideradas descartáveis”.

Com inf. Vatican News


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.