Formação

Maria e a economia da salvação

O “sim” dessa serva fiel, supriu diante de Deus a carência das respostas de seu povo.

comshalom

As pequenas e grandes manifestações de Deus na história do povo da Antiga Aliança e na economia da salvação, como um todo, possuem propósitos dignos de seu divino Autor. O Catecismo da Igreja, como sempre de forma profunda, revela algo muito belo a esse respeito:

As teofanias (manifestações de Deus) iluminam o caminho da promessa, dos patriarcas a Moisés e de Josué até às visões que inauguram a missão dos grandes profetas. A Tradição cristã sempre reconheceu que, nestas teofanias, o Verbo de Deus Se deixava ver e ouvir, ao mesmo tempo revelado e ‘velado’, na nuvem do Espírito Santo” (CIC 707). Em outras palavras, tudo o que o povo da Antiga Aliança viveu de entendimento e experiência com o Criador, foi um prelúdio de tudo o que seria revelado em Cristo. O Catecismo se refere à Lei como sendo um recurso da pedagogia, da didática paciente e amorosa de Deus com Seu povo. 

Esta pedagogia de Deus manifesta-se especialmente no dom da Lei. A Lei foi dada como um ‘pedagogo’ para conduzir o povo a Cristo. Mas a sua impotência para salvar o homem, privado da ‘semelhança’ divina e o conhecimento acrescido que ela dá do pecado suscitam o desejo do Espírito Santo. Os gemidos dos Salmos são disso testemunho” (CIC 708). 

Portanto, regras, normas e leis mesmo de um país ou uma instituição humana qualquer, se iluminadas por princípios básicos da reta razão e dos valores da fé, são úteis para vida humana. Porém, nenhuma lei pode salvar. “É por isso que Cristo inaugura o anúncio da Boa-Nova, apropriando-Se desse passo de Isaías (Lc 4,18-19): ‘O Espírito do Senhor Deus está sobre Mim, porque o Senhor Me ungiu. Enviou-Me a anunciar a Boa-Nova aos que sofrem, para curar os desesperados, para anunciar a libertação aos exilados e a liberdade aos prisioneiros, para proclamar o ano da graça do Senhor” (CIC 714). 

O Espírito Santo ilumina, amadurece e capacita Seus destinatários a responderem aos planos e projetos de Deus, revelados em Jesus Cristo. Uma vida no Espírito é uma vida santa, conformada a Cristo.  Vemos um ícone perfeito dessa compreensão na pessoa de Maria, mãe do Salvador: 

Maria, a santíssima Mãe de Deus, sempre virgem, é a obra-prima da missão do Filho e do Espírito na plenitude do tempo. Pela primeira vez no desígnio da salvação e porque o seu Espírito a preparou, o Pai encontra a morada na qual o seu Filho e o seu Espírito podem habitar entre os homens. É neste sentido que a Tradição da Igreja muitas vezes lê, em relação a Maria, os mais belos textos sobre a Sabedoria: Maria é cantada e apresentada na Liturgia como ‘o Trono da Sabedoria’. Nela começam a manifestar-se as ‘maravilhas de Deus’, que o Espírito vai realizar em Cristo e na Igreja” (CIC 721). 

O “sim” dessa serva fiel, supriu diante de Deus a carência das respostas de seu povo. Ela foi, assim, a escada celeste pela qual o Eterno desceu até nós. Pôde então, por ação da graça, ser também a escada cujos degraus, santos degraus, nos levam até Ele: “O Espírito Santo preparou Maria pela sua graça. Convinha que fosse ‘cheia de graça’ a Mãe d’Aquele em Quem ‘habita corporalmente a plenitude da divindade’ (Cl 2,9). Ela foi, por pura graça, concebida sem pecado, como a mais humilde das criaturas, a mais capaz de acolher o dom inefável do Omnipotente. É a justo título que o anjo Gabriel a saúda como ‘Filha de Sião’: ‘Ave’ (= ‘Alegra-te’). É a ação de graças de todo o povo de Deus, e, portanto, da Igreja, que ela faz subir até ao Pai, no Espírito Santo, com o seu cântico, quando já portadora, em si, do Filho eterno” (CIC 722).  

Por meio dessa serva fiel Deus, consuma-se e concretiza-se tudo o que o Senhor começou a realizar por meio da Lei e dos profetas. Por isso, podemos dizer que ela é o canal de todas as graças. Se Jesus, a maior graça, veio por meio dela, então devemos supor que as menores também vêm através dela. Se Deus se valeu desse caminho, seríamos loucos se fossemos atrás de outros.

Leia também:

Jesus, obra do Espírito Santo, gerado no ventre de Virgem Maria

A Ressurreição de Jesus é o cerne da Boa Nova anunciada por Seus discípulos

Jesus Cristo desceu aos infernos, retornando ao terceiro dia

Maria, promotora da unidade


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.