O mês de novembro inicia com duas datas que despertam nos fiéis católicos a contemplação sobre a vida e a morte. Em 01 de outubro celebramos a Solenidade de Todos os Santos e no dia seguinte é a Comemoração de Todos de Fiéis Defuntos, também conhecida no Brasil como Dia de Finados.
Dia 02 de novembro é uma data em que as pessoas visitam os túmulos de seus entes queridos e rezam na intenção de suas almas. Assim, é um dia marcado pela dor da saudade daqueles que já partiram. Além disso, nessa data as pessoas costumam refletir muito sobre quando “chegará a sua hora”.
Ao longo das décadas, o tema da morte tem sido relacionado na humanidade com muitos significados: fim da vida, escuridão. Para uns pensar na morte, causa angústia e medo. Para os cristãos, o Catecismo da Igreja Católica ensina que:
A novidade essencial da morte cristã está nisto: pelo batismo, o cristão já está sacramentalmente ‘morto com Cristo’ para viver uma vida nova; e, se morrermos na graça de Cristo, a morte física consuma esse ‘morrer com Cristo’ e completa, assim, nossa incorporação a ele em seu ato redentor” (§1010)
Em 2022, o Papa Francisco em sua homilia de 02 de novembro convidou os fiéis a olharem “para cima, porque estamos a caminho do Alto, pois as coisas daqui não irão para lá: as melhores carreiras, os maiores sucessos, os títulos e reconhecimentos mais prestigiosos, a riqueza acumulada e os ganhos terrenos, tudo esvaecerá num instante, tudo. E todas as expetativas neles depositadas ficarão desapontadas para sempre.”
“Alimentemos a expetativa do Céu, exercitemos o desejo do paraíso.” declara Papa Francisco.
Para te ajudar a viver o mistério deste dia, a redação do comshalom.org selecionou algumas músicas católicas para você rezar. Confira abaixo: