Igreja

No dia da Imaculada, Papa faz homenagem histórica à Mãe de Deus

Gesto, que não era repetido há 400 anos, demonstra a devoção de Francisco à Maria.

comshalom
Foto: Vatican News

No dia da Solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Francisco fez uma homenagem histórica ao ícone mariano Salus Populi Romani, que fica na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. A Rosa de Ouro, símbolo da bênção papal, foi entregue por Francisco na tarde de 8 de dezembro. Esse gesto histórico não se repetia há 400 anos.

A tradição da Rosa de Ouro remonta à Idade Média. Ao longo da História da Igreja, ela foi dada a mosteiros, santuários, soberanos e personalidades em reconhecimento ao compromisso com o bem comum e a fé. Esta não é a primeira vez que o ícone recebe a Rosa de Ouro. Em 1551, o Papa Júlio III prestou a mesma homenagem durante sua primeira Missa no altar do Presépio, que fica na basílica.

Também o Papa Paulo V doou a Rosa de Ouro em 1613 por ocasião do translado do ícone para a nova capela. Porém, a basílica não conserva nenhuma dessas Rosas de Ouro, que provavelmente se perderam com as invasões napoleônicas em 1797.

De acordo com a nota da basílica, o gesto de Francisco enfatiza a importância espiritual deste ícone para a Igreja. “O Pontífice quis dar um sinal tangível de sua devoção ao venerado ícone, fortalecendo o vínculo milenar entre a Igreja Católica e a cidade de Roma”, diz a nota.

Oração do Angelus na Solenidade da Imaculada

Também na sexta-feira, 08, o Papa Francisco voltou a rezar a oração mariana do Angelus da janela do Palácio Apostolico, após duas semanas em que, por recomendações médicas, a pronunciou na Capela da Casa Santa Marta.

Em sua meditação, o Pontífice destacou duas atitudes da Virgem Maria que lhe permitiram ter um coração totalmente livre do pecado: o maravilhamento diante da sua eleição e a fidelidade nas pequenas coisas.

“É uma atitude importante esta: saber se maravilhar diante dos dons do Senhor, nunca os considerando como óbvios, apreciar o seu valor, alegrar-se pela confiança e ternura que trazem consigo.”

A segunda atitude destacada pelo Pontífice foia fidelidade as coisas simples.  “Foi por meio da fidelidade quotidiana no bem que Nossa Senhora permitiu ao dom de Deus crescer nela; foi assim que ela se preparou para responder ao Senhor, para dizer “sim” a Ele com toda a sua vida”.

 

Catequese sobre o zelo apostólico

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

>> Leia aqui a catequese na íntegra

Última reunião do Conselho de Cardeais

Outro destaque da Semana do Papa foi a última reunião do Conselho de Cardeais de 2023. Realizada nos dias 4 e 5 de dezembro na Casa Santa Marta, no Vaticano, a reunião contou com a presença do Papa, de todos os cardeais e do secretário do Conselho. Como o próprio Santo Padre havia anunciado, o tema principal foi o “papel das mulheres na Igreja”.

O Conselho também discutiu outros temas como o trabalho do Cop28, o flagelo dos abusos contra menores e o Sínodo de outubro passado. A próxima sessão será realizada em fevereiro de 2024.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.