Mundo

Os frutos do trabalho da Igreja brasileira no Haiti

comshalom

1_0_811322Continuamos em nosso espaço de missão a nossa conversa com o Bispo de Santarém (PA), Dom Flávio Giovenale, Presidente da Caritas Brasileira, sobre os frutos do trabalho da Caritas, CNBB e CRB no Haiti e sobre o lento processo de reconstrução desse país.

Além de ações no campo da saúde, combate à fome, educação e acompanhamento das mulheres a Caritas Brasileira está comprometida também com a construção de casas e escolas, como nos disse Dom Flávio.

Quando ocorreu o terremoto no país, em 2010, a CNBB e a Caritas Brasileira realizaram uma coleta nacional de SOS ao Haiti e prepararam um grupo de irmãs que pudesse acompanhar de perto o reerguimento das comunidades em Porto Príncipe.

As religiosas promovem uma ação missionária permanente no Haiti, oferecendo apoio aos habitantes que sofrem, ainda hoje, com os muitos efeitos da pobreza e com a falta de estrutura do país, agravados pelo terremoto. Uma das propostas do trabalho missionário busca resgatar a dignidade das pessoas, valorizar sua autoestima, reconstruir suas esperanças e projetos.

Em junho passado, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB enviou, ao Haiti, a irmã Dirce Gomes da Silva para acompanhar os trabalhos de solidariedade desenvolvidos no país.

Fonte: Rádio Vaticano


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.