Formação

Liturgia da noite de Natal

comshalom

Anoitece. Dia 24 de dezembro. As famílias preparam a ceia de Natal. Nas capelas e igrejas prepara-se o espaço celebrativo e as equipes de liturgia revisam e interiorizam as celebrações organizadas há mais tempo. É uma noite de festa e alegria que tem seu cume na celebração da comunidade.

Aparecem as primeiras estrelas no céu. Anunciam festa e escondem em sua tênue luz mistérios guardados por milênios, recordados no livro do Êxodo: Hoje, sabereis que o Senhor vem e nos salva. Amanhã vereis a sua glória (Ex 16,6-7).

Desce a noite e a comunidade reunida no Senhor, inicia o canto do Noite Feliz. Quem preside a celebração diz: Ó Deus que fizeste resplandecer essa noite com a claridade da verdadeira luz, concedei que, tendo vislumbrado na terra esse mistério, possamos gozar no céu sua plenitude.

Que mistério é esse portador de tanta alegria? Leão Magno responde: Hoje, amados filhos, nasceu o nosso Salvador. Alegremo-nos! Não pode haver tristeza no dia em que nasceu a vida que, dissipando o temor da morte, enche-nos de alegria com a promessa da eternidade.

O coração dessa alegria é: um Filho nos foi dado (cf. Is 9,6), a bondade de Deus se manifestou (cf. Tt 3,4), Deus nos falou por seu Filho (Hb 1,2). “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também de todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor (Lc 2,10-11).

Um filho nos dado. Manifestação suprema do amor de Deus. Cristo nos foi dado pelo Pai, no Espírito Santo, como Salvador e Reconciliador. Em Jesus, o Pai nos deu tudo: Deu-nos o seu Filho. Deus é amor. Jesus é o Emanuel, o Deus conosco. Por ele, com ele e nele retornamos ao Pai.

No prefácio da missa rezamos: No mistério da encarnação de vosso Filho, nova luz da vossa glória brilhou para nós. E reconhecendo a Jesus como Deus invisível a nossos olhos, aprendemos a amar nele a divindade que não vemos. E na oração eucarística rezamos: em comunhão com toda a Igreja celebramos a noite santa em que a Virgem Maria deu ao mundo o Salvador.

Na oração após a comunhão, rezamos: Senhor nosso Deus, ao celebrarmos com alegria o Natal do nosso Salvador, dai-nos alcançar por uma vida santa seu eterno convívio.

Na noite de Natal, o momento mais importante e significativo é a celebração da eucaristia com a comunidade: na escuta da Palavra de Deus, na ação de graças e na partilha do pão e vinho eucarísticos.

O momento celebrativo na comunidade prolonga-se na ceia de Natal da família. A troca de presentes lembra o presente de Deus na pessoa de seu Filho. O Filho que nos foi dado. Recorda a solidariedade de Jesus com a humanidade e o seu ensinamento de que todos os bens só tem sentido quando partilhados.

Natal é um reviver de que Deus nos ama e nós somos chamados a experimentar a sua bondade e a sua ternura.

Fonte: CNBB


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.