Formação

A presença do Espírito nas famílias

comshalom

Nesta Santa Missa que tenho a imensa alegria de presidir, concelebrando com numerosos Irmãos no episcopado e com um grande número de sacerdotes, agradeço ao Senhor por todas as amadas famílias que estão congregadas aqui, formando uma multidão jubilosa, e também por tantas outras que, desde distantes terras, seguem esta celebração através da rádio e da televisão. A todos desejo saudar e expressar meu grande afeto com um abraço de paz.
Os testemunhos de Ester e Paulo, que escutamos antes nas leituras, mostram como a família é chamada a colaborar na transmissão da fé. Ester confessa: “Meu pai me contou que tu, Senhor, escolheste Israel entre as nações” (14, 5). Paulo continua a tradição de seus antepassados judeus, dando culto a Deus com consciência pura. Louva a fé sincera de Timóteo e lhe recorda que “essa fé que tiveram sua avó Loide e sua mãe Eunice, e que estou seguro que tens também tu” (2 Tim 1, 5). Nestes testemunhos bíblicos, a família abrange não só pais e filhos, mas também avós e antepassados. A família se mostra assim como uma comunidade de gerações e como garantia de um patrimônio de tradições.
Nenhum homem deu o ser a si mesmo nem adquiriu por si só os conhecimentos elementares para a vida. Todos recebemos de outros a vida e as verdades básicas para a mesma, e somos chamados a alcançar a perfeição em relação e comunhão amorosa com os outros. A família, fundada no matrimônio indissolúvel entre um homem e uma mulher, expressa esta dimensão relacional, filial e comunitária, e é o âmbito onde o homem pode nascer com dignidade, crescer e desenvolver-se de um modo integral.
Quando uma criança nasce, através da relação com seus pais começa a fazer parte de uma tradição familiar que tem raízes ainda mais antigas. Com o dom da vida recebe todo o patrimônio de experiência. A este respeito, os pais têm o direito e o dever inalienável de transmiti-lo aos filhos: educá-los no descobrimento de sua identidade, iniciá-los na vida social, no exercício responsável de sua liberdade moral e de sua capacidade de amar através da experiência em que acolhem com confiança esse patrimônio e essa educação que vão assumindo progressivamente. Deste modo, são capazes de elaborar uma síntese pessoal entre o recebido e o novo, e que cada um e cada geração é chamada a realizar.
Na origem de todo homem e, portanto, em toda paternidade e maternidade humana, Deus Criador está presente. Por isso, os esposos devem acolher a criança que lhes nasce como filho não só seu, mas também de Deus, que o ama por si mesmo e o chama à filiação divina. Mais ainda: toda geração, toda paternidade e maternidade, toda família tem seu princípio em Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo.
A Ester, seu pai havia transmitido, com a memória de seus antepassados e de seu povo, a de um Deus do qual todos procedem e ao qual todos estão chamados a responder. A memória de Deus Pai que escolheu seu povo e que atua na história para nossa salvação. A memória desse Pai ilumina a identidade mais profunda dos homens: de onde viemos, quem somos e quão grande é a nossa dignidade. Viemos certamente de nossos pais e somos seus filhos, mas também viemos de Deus, que nos criou à sua imagem e nos chamou a ser seus filhos. Na origem de todo ser humano não existe a sorte ou a casualidade, mas um projeto do amor de Deus. É o que nos revelou Jesus Cristo, verdadeiro Filho de Deus e homem perfeito. Ele conhecia de quem vinha e de quem viemos todos: do amor de seu Pai e nosso Pai.
A fé não é, pois, uma mera herança cultural, mas uma ação contínua da graça de Deus que chama, e da liberdade humana que pode ou não aderir a este chamado. Ainda que ninguém responda por outro, contudo, os pais cristãos são chamados a dar um testemunho confiável de sua fé e esperança cristãs. Hão de procurar que o chamado de Deus e a Boa-Nova de Cristo cheguem a seus filhos com maior clareza e autenticidade.
Com o passar dos anos, este dom de Deus com o qual os pais contribuíram, pondo-o ante os olhos dos pequenos, necessitará também ser cultivado com sabedoria e doçura, fazendo crescer neles a capacidade de discernimento. Deste modo, com o testemunho constante do amor conjugal dos pais, vivido e impregnado da fé, e com o acompanhamento entranhável da comunidade cristã, se favorecerá que os filhos façam seu o próprio dom da fé, descubram com ela o sentido profundo da própria existência e se sintam gozosos e agradecidos por isso.
A família cristã transmite a fé quando os pais ensinam seus filhos a rezar e rezam com eles (cf. Familiaris consortio, 60); quando os aproximam dos sacramentos e vão introduzindo-os na vida da Igreja; quando todos se reúnem para ler a Bíblia, iluminando a vida familiar à luz da fé e louvando a Deus como Pai.
Na cultura atual, se exalta muito freqüentemente a liberdade do indivíduo concebido como sujeito autônomo, como se ele se fizesse só e se bastasse a si mesmo, à margem de sua relação com os demais e alheio à sua responsabilidade frente a eles. Tenta-se organizar a vida social só a partir de desejos subjetivos e mutáveis, sem referência alguma a uma verdade objetiva prévia como a dignidade de cada ser humano e seus deveres e direitos inalienáveis, a cujo serviço deve estar todo grupo social.
A Igreja não cessa de recordar que a verdadeira liberdade do ser humano provém de ter sido criado à imagem e semelhança de Deus. Por isso, a educação cristã é educação da liberdade e para a liberdade. “Nós fazemos o bem não como escravos, que não são livres para atuar de outra maneira, mas o fazemos porque temos pessoalmente a responsabilidade com relação ao mundo; porque amamos a verdade e o bem, porque amamos a Deus e, portanto, também suas criaturas. Esta é a liberdade verdadeira, à qual o Espírito Santo quer levar-nos”.
Jesus é o homem perfeito, exemplo de liberdade filial, que nos ensina a comunicar seu amor aos outros: “Como o Pai me amou, assim eu vos amei; permanecei em meu amor” (João 15, 9). A este respeito, o Concílio Vaticano II ensina que “os esposos e pais cristãos, seguindo seu próprio caminho, devem apoiar-se mutuamente na graça, com um amor fiel ao longo de toda sua vida, e educar no ensinamento cristão e nos valores evangélicos seus filhos, recebidos amorosamente de Deus. Desta maneira, oferecem a todos o exemplo de um amor incansável e generoso, constroem a fraternidade de amor e são testemunhas e colaboradores da fecundidade da Mãe Igreja como símbolo e participação daquele amor com o qual Cristo amou a sua esposa e se entregou por ela” (Lumen Gentium, 41).
A alegria amorosa com a qual nossos pais nos acolheram e acompanharam nos primeiros passos neste mundo é como um sinal e prolongação sacramental do amor benevolente de Deus, de quem procedemos. A experiência de ser acolhidos e amados por Deus e por nossos pais é a base firme que favorece sempre o crescimento e desenvolvimento autêntico do homem, que tanto nos ajuda a amadurecer no caminho para a verdade e para o amor, e a sair de nós mesmos para entrar em comunhão com os outros e com Deus.
Para avançar nesse caminho de maturidade humana, a Igreja nos ensina a respeitar e promover a maravilhosa realidade do matrimônio indissolúvel entre um homem e uma mulher, que é, também, a origem da família. Por isso, reconhecer e ajudar essa instituição é um dos maiores serviços que se podem prestar hoje em dia ao bem comum e ao verdadeiro desenvolvimento dos homens e das sociedades, assim como a melhor garantia para assegurar a dignidade, a igualdade e a verdadeira liberdade da pessoa humana.
A família cristã – pai, mãe e filhos – é chamada, pois, a cumprir com os objetivos assinalados não como algo imposto desde fora, mas como um dom da graça do sacramento do matrimônio infundido nos esposos. Se estes permanecem abertos ao Espírito e pedem sua ajuda, ele não deixará de comunicar-lhes o amor de Deus Pai manifestado e encarnado em Cristo. A presença do Espírito ajudará os esposos a não perderem de vista a fonte e medida de seu amor e entrega, e a colaborar com ele para refleti-lo e encarná-lo em todas as dimensões de sua vida. O Espírito suscitará neles, desta forma, o anseio do encontro definitivo com Cristo na casa de seu Pai e nosso Pai. Esta é a mensagem de esperança que desde Valência quero lançar a todas as famílias do mundo. Amém.

Homilia do Papa na missa de encerramento do V Encontro Mundial das Famílias
Edições Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.