Formação

Fé, fantasia e promessa

comshalom

Fé, fantasia e promessa

Fim de ano traz sentimentos que em nenhuma época do ano se repetem com tanta intensidade. Passando pelo clima natalino que se mistura com as práticas tradicionais da fé cristã e a corrida atrás das compras e presentes marcadas pelo lendário Papai Noel, tudo vai culminar nas festas extravagantes de fim e início de ano novo.

Nestas celebrações, de maneira especial a passagem de ano, se mistura com uma série de fantasias que levam a crer no sucesso, no bem estar, na vida de prosperidade, na realização dos sonhos e cobiças nem sempre fáceis de alcançar. Início de ano é marcado por promessas, por emoções e até práticas de magia, acreditando que a intervenção do sobrenatural acontece na oferta de coisas e de objetos. Quantas flores, velas, comida, frutas, champanhes, fogos aos milhares e outras coisas mais oferecidas à deusa e ao deus dos mares, às forças cósmicas. O mar, os peixes e a areia que o digam; quanto lixo poluindo não só o chão e a água, mas as mentes e os corações, distanciando-os do verdadeiro sentido da vida e da existência humana.

O nosso Deus não aceita coisas, Ele quer pessoas, que buscam em seu coração um lugar seguro e tranqüilo, Ele quer as criaturas feitas à sua imagem e semelhança, Ele quer a vida dos homens e das mulheres criados por amor e para amar, Ele quer o homem e a mulher seres livres e libertos, Ele quer a boa vontade de cada um de nós como co-criadores, com Ele, de um mundo mais justo e solidário, Ele quer filhos e filhas com vida e dignidade.   

O Deus do céu e da terra, dos seres e das criaturas, o Deus dos dias e das estações, dos meses e dos anos não aceita negociar do jeito que queremos,”toma lá que eu te dou cá”, eu faço isso você me dá aquilo”. Com Deus não tem comércio, não se compra e nem se vende. Com  o nosso Deus só existe o dar sem esperar recompensa, o perdoar sempre,  a oferta da face esquerda quando te batem na direita, que o seu orar seja em segredo, que a sua direita não saiba o que faz a esquerda, que o seu falar seja sim quando é sim e não quando é não, que toda a lei e toda a profecia seja marcada pelo amor a Deus e ao próximo.

Os objetivos, metas e desejos, que traçamos no início do ano só será possível se   fizermos a nossa parte e fazê-la bem feito. Deus está conosco ; Ele, o Senhor da Criação e das criaturas. Sinta-se criatura amada pelo criador. Ame sem esperar nada em troca, que tudo dará certo.

 Dom Anuar Battisti

Arcebispo de Maringá

Fonte: CNBB


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.