Formação

Chamados a Servir à Igreja

comshalom

Desde1981, ao longo do mês de agosto, a Conferência Nacional dos Bispos doBrasil nos convida a aprofundar a origem e o sentido das diversasvocações cristãs na Igreja. Convida-nos ainda a rezar especialmente poraquelas pessoas que, ouvindo a voz de Deus, aceitam o desafio de seguirJesus Cristo mais de perto, isto é, numa vocação específica.

Assim é que, nos domingos de agosto, queremos recordar e celebrar as diversas vocações.

No primeiro domingo, dia do Padre, nossos corações e orações vão ao encontro dos queridos sacerdotes.  Elessão indispensáveis e insubstituíveis para o crescimento e asantificação do Povo de Deus. Eles são o motor da missão evangelizadorada Igreja. Sem o sacerdote não há Eucaristia.

Celebramos também em agosto, na festa de São Lourenço, diácono e mártir, o dia do Diácono Permanente. Os Diáconos permanentes são ordenados para o serviço da Palavra, da Caridade e da Liturgia.

No segundo domingo de agosto, dia dos pais, nosso pensamento se volta particularmente para a vocação matrimonial epara as nossas famílias, na esperança de que, pais e filhos,aprofundando sua missão, se empenhem na construção de uma autêntica“igreja doméstica”. Os braços do pai e o colo da mãe são escola que educa o coração dos filhos e abre a mente para Deus.

Durante o mês vocacional, no terceiro domingo de agosto, nos é oferecida  ainda a ocasião para um conhecimento mais aprofundado da vida consagrada e suas diversas formas atuais, conscientizando-nos da importância dos diferentes carismas congregacionais presentes na Igreja Particular.

Avocação é um Dom de Deus. Em Cristo, fomos escolhidos antes da criaçãodo mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos.Nele é que fomos predestinados segundo o desígnio daquele que tudorealiza por um ato deliberado de sua vontade, para servirmos  àcelebração de sua glória (cf. Ef 1,4.11-12). Cabe a cada batizadodiscernir sua vocação, descobrir o seu lugar e a sua missão no plano doPai de toda bênção espiritual.

No quarto domingo do mês vocacional, queremos demonstrar nossa imensa gratidão às pessoas que se dedicam à catequese em nossa Diocese. A(o) Catequista  é, antes de tudo, alguém que deseja crescer na fé ajudando outros a crescer.

Um destaque especial, merecem igualmente os fiéis cristãos(ãs) leigos(as)e os ministérios que eles exercem em nossas comunidades eclesiais. NaDiocese de Santo André, há os ministérios extraordinários da comunhão,das exéquias, da bênção, do culto e da Palavra.

Acondição fundamental exigida de todo vocacionado é sua fidelidade totala Cristo. Estar a serviço de Cristo significa segui-lo, deixar-sealcançar por ele, aderir à sua pessoa, apaixonar-se por ele, abraçandosua causa até às últimas conseqüências. Numa palavra, ser discípulomissionário de Jesus Cristo. Para viver e exercer condignamente suavocação, requer-se do discípulo uma vida de comunhão com Cristo, deamizade com ele, comprometendo-se com o seu projeto, com a sua missão,com o seu estilo de vida.

Porisso, antes de a pessoa tornar-se discípula, seguidora, apóstola,missionária de Cristo, precisa “estar com ele”, escutar sua voz,aprender as lições evangelizadoras e pastorais diretamente dele.Precisa “reproduzir” no ser e no agir a imagem de Cristo Salvador.Então, seu testemunho será atraente, e outros ouvirão Sua voz e Oseguirão. Eis porque, seguir a Cristo na vocação a que se é chamado,exige um conhecimento da pessoa de Jesus que ultrapasse o conhecimentointelectual, teórico, histórico. Requer-se um conhecimento experencial,alimentado pela Palavra de Deus, pela vivência dos sacramentos e pelaprática da caridade, colocando-se a serviço dos mais pequeninos e maisnecessitados.

Por fim, queremos rezar, rezar e rezar, a fim de que o Senhor da Messe nunca deixe faltar operários para a sua Messe.

OBom Pastor sustente a fidelidade do Papa, Bispos, Padres, Diáconos,Pessoas Consagradas, Seminaristas e de todos os Fiéis cristãos aserviço da Igreja de Jesus Cristo, “para que todos tenham Vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10).


Dom Nelson Westrupp, scj,
Bispo Diocesano de Santo André


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.