Formação

Santo Anjo da Guarda

comshalom

Deus,que criou todas as coisas, criou também os anjos, para que o louvem,obedeçam e atendam. Criou-os para serem eternamente felizes e para quenos ajudem e guiem, especialmente toda a sua Igreja. Entretanto umagrande parte desses anjos cometeu o grave pecado da soberba, desejandotornar-se iguais ao próprio Criador. Por isso Deus os condenou e osprecipitou no inferno, onde permanecerão para todo o sempre. Essesanjos rebeldes são chamados espíritos maus, diabos ou demônios, e têmcomo chefe Satanás.

Os anjos que ficaram fiéis a Deus são os chamados anjos bons ousimplesmente: anjos. Dentre esses é que Deus escolhe nosso Anjo daGuarda, que é pessoal e exclusivo, cuja função é proteger-nos até oretorno da nossa alma à eternidade. Ele nos ampara e nos defende dosperigos com que os espíritos maus nos tentam, na nossa vida terrena."Porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teuscaminhos, eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces emalguma pedra" (Sl 90,11-12).

Os Anjos da Guarda estão repletos de dons e privilégios especiais,com uma missão insubstituível ao longo da criação. Eles possuem anatureza angélica espiritual, que é a síntese de toda a beleza e detodas as virtudes de Deus, por isso impossível de ser representada.

Em um dos seus textos, são Francisco de Sales esclarece que atarefa dos anjos é levar as nossas orações à bondade misericordiosa doAltíssimo e de informar-nos se elas foram atendidas. Assim sendo, asgraças que recebemos nos são dadas por Deus, que é o princípio e o fimde nossa vida, através da intercessão de nosso Anjo Bom.

Deus confiou cada criatura a um Anjo da Guarda. Esta é uma verdadeque está em várias páginas da Sagrada Escritura e na história dastradições da humanidade, sendo um dogma da Igreja Católica, atualmentetambém confirmado pelos teólogos. A devoção dos anjos é mais antiga atéque a dos próprios santos, ganhando maior vigor na Idade Média, quandoos monges solitários receberam a companhia dessas invisíveis criaturas,cuja presença era sentida nas suas vidas de silenciosa contemplação eíntima comunhão espiritual com Deus-Pai.

Todavia o Eterno Guardião, como o Anjo da Guarda também é chamado,tão solicitado e cuidado durante a infância, está totalmente esquecidono cotidiano do adulto, que, descuidando de sua exclusiva e própriacompanhia, não se apercebe mais de sua angélica presença. Mas esteespírito puro continua vigilante, constante dos pensamentos e de todasas ações humanas.

O Anjo da Guarda é um ser mais perfeito e digno do que nós,criaturas humanas. Não podemos ignorá-lo. Devemos amá-lo, respeitá-lo esegui-lo, pois está sempre pronto a proteger-nos, animar e orientar,para cumprirmos a missão da vida terrena, trilhando o caminho de Cristoe, assim, ingressarmos na glória eterna.

A celebração especialmente dedicada aos Anjos da Guarda começou naEspanha, no final do ano 400, propagando-se por toda a Europa em poucosséculos. Antes, ela ocorria no dia 29 de setembro, junto com a doarcanjo Miguel, guardião e protetor por excelência. O dia 2 de outubrofoi fixado em 1670, pelo papa Clemente X, para celebrar separadamente onosso santo Anjo da Guarda. E para ele a Igreja ditou uma das maisbelas orações, que diz: "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, jáque a ti me confiou a Piedade Divina, sempre me rege, me guarda, megoverna e ilumina, agora e sempre. Assim seja".


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.