Formação

A Igreja é só dos Padres?

comshalom

Dom Benedicto de Ulhôa Vieira


Hámais de vinte anos, lembro-me de ter escrito, com este mesmo título,pequeno artigo no saudoso “Compasso”. Para quem sabe que a Igreja écomunhão, a saber: união comum das pessoas que têm a mesma fé e vivem,à luz do Evangelho e do Espírito Santo sob a jurisdição do própriobispo, é fácil compreender que a Igreja não é só dos padres.

Hoje,pela extensão territorial ou pela enormidade dos prédios dearranha-céus, fica difícil fazer da paróquia verdadeira comunidade defé e de amor fraterno, sob a orientação pastoral do pároco.

Aparóquia, pelo que a Igreja ensina e deseja, é comunidade de pessoas –uma família de Deus – não uma ignota massa humana. O ideal étransformá-la em colméia ativa, centro animador de agentes leigos,compenetrados de sua honrosa missão de apóstolos.

Ésob este foco animador de tarefas bem distribuídas que o padre tem umainsubstituível função. Se a paróquia se renova ou já se renovou emnecessária comunhão de pessoas, todas imbuídas de sua missão deapóstolos, isto é, de ministros não-ordenados, o papel do padre será ode animador e líder desta colméia alegre, laboriosa e diversificada.Parece-me este o ideal do Papa Paulo VI na “Evangelii Nuntiandi” (nos70 e 73). Assim idealmente instalada, o padre tem seu nobre papel deinspirador, animador, testemunha e coordenador da comunidade de leigos.

Nãosei se é necessário lembrar que os fiéis convictos de suaresponsabilidade laical e de sua missão na messe de Senhor, não podemapresentar-se como donos da igreja, como também não o é o padre. Massim apóstolos por força do sacramento da crisma já recebida no eportanto apóstolos leigos no mundo. Assim colocada a doutrinaeclesiológica, a resposta ao provocante título deste artigo se tornaclara como o sol. O dono da Igreja só pode ser o Senhor Jesus.

Igrejaviva, Igreja – comunhão não será só do padre. Só se pode sentir a vidade uma comunidade, se nela florescerem vários carismas, muitosapóstolos dedicados, sob a liderança do padre, que o bispo colocou àfrente da comunidade enriquecida de carismas vários. É o esforçopastoral do padre que se vai exigir para este ideal eclesiológicoatual: Igreja comunidade fraterna e apostólica, tendo à frente o padreservidor e dedicado.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.