Formação

Abandonar a fé… Apostasia: Sinal do fim

comshalom

Apostasia é a rejeição total da fé cristã por parte de uma pessoa batizada. A heresia é a negação de uma ou outra verdade da fé.

São Paulo Apóstolo adverte ardentemente que a segunda vinda de NossoSenhor Jesus Cristo será precedida por uma grande apostasia mundial.

“Não vos deixes enganar de modo algum por pessoa alguma; porque deve vir primeiro a apostasia” (2 Ts 2,1-3).

“O Espírito diz expressamente que nos últimos tempos algunsrenegarão a fé, dando atenção a espíritos sedutores e a doutrinasdemoníacas” (1 Tm 4,1.2).

O Rei Antíoco Epifanes mandou seus oficiais para disseminarem aapostasia entre todos os seus súditos; por causa disso, muitos gentiose até judeus abandonaram as suas religiões e aceitaram a ordens do rei(1Mac 2,19).

Entretanto, Matatias, sua família e alguns poucos se recusaram a sedesviar de sua religião um mínimo que fosse: “Nem pra direita, nem paraa esquerda” (1Mac 2,22). Conseqüentemente, eles foram obrigados a fugirpara as montanhas, deixando para trás tudo o que possuíam (1Mac1,28-29).

Conosco também acontece a mesma coisa: nós estamos sempre sendotentados a abandonar a nossa fé, devido à apostasia que enfrentamos coma chegada do final dos tempos (2 Ts 2,3). Para mantermos a fé comofizeram Matatias e os seus, nós devemos nos agarras firmemente a JesusCristo, nossa Rocha (1Cor 3,11), e comprometermos totalmente nossasvidas com Ele. Além disso, nós devemos caminhar na comunhãoeucarística, na fé e na unção do Espírito Santo e aceitar autoridade daIgreja, através da Sagrada Escritura, da Sagrada Tradição e do SagradoMagistério. Por último, mas não menos importantes, devemoscompartilhar, fervorosamente, a nossa fé com os nossos irmãos. Sefizemos tudo isso seremos capazes de manter firme a nossa fé, nãoimportando as tentações e pressões que viermos a sofrer.

O grande poder total da apostasia será na era do Anticristo, do seuprincipal intermediário o falso profeta, seus falsos apóstolos e aunião com os mais importantes lideres religiosos do mundo inteiro. (2Ts 2,1-10; Ap 13,1-18).

O grande trunfo e truque do Anticristo será reunir e unir todas as denominações protestantes vacilantes e seitas ao seu governo.

Aí os tais irão gritar de soberba e de triunfalismo exacerbadocontra a Igreja Católica dizendo: “Agora somos unidos mais do que Romae temos mais poder do que o Papa e podemos destruir o catolicismo”.

Só que eles vão esquecer pela cegueira do diabo (2 Cor 4,4) que averdadeira Igreja Católica de Cristo com o seu papa verdadeiro não vãoestá sob essa era e nunca será vencida (Mt 16,18).

Disse Jesus “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço eelas me seguem; eu lhes dou a vida eterna e elas jamais perecerão, eninguém as arrebatará de minha mão” (Jo 10, 27.28).

A SANTÍSSIMA TRINDADE

“E o Espírito que testemunha, porque o Espírito é a verdade. Nóssabemos que veio o Filho de Deus e nos deu a inteligência paraconhecermos o Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deusverdadeiro e a vida eterna” (1 João 5,6. 20).

O ensinamento da Santíssima Trindade é a doutrina central doglorioso cristianismo. A comunhão trinitária é o protótipo da comunhãoeclesial.

Jesus várias vezes advertiu seus discípulos a respeito dosensinamentos perigosos dos falsos profetas (fariseus) e dos saduceus(Mateus 7,15; 16,6.11; Marcos 8,15; Lucas 12,1). Hoje, Jesus quer quevocê conheça bem os falsos ensinamentos sobre o Pai celestial, os quaisestão se espalhando rapidamente por algumas partes do mundo.

“Jesus disse: que ninguém vos engane” (Mateus 24,4).

Os meios de comunicação nos Estados Unidos têm falado com umafreqüência cada vez maior sobre a presença de um movimento heréticochamado “Só Jesus” em algumas igrejas que se dizem cristãs. Entre osque ensinam essa heresia está o famoso pregador T.D. Jakes, de Houston,Texas, que já apareceu na capa da revista TIME como um possívelsucessor de Billy Graham. Jakes, juntamente com esse movimento “SóJesus”, ensina que o Pai celestial e o Espírito Santo não existem comopessoas distintas da Santíssima Trindade.

Essa heresia perigosa está arrebanhando milhares de seguidores na Jamaica e em outras partes do mundo (1).

A Enciclopédia da Igreja Luterana afirma que os ensinamentos deFriedrich Schleiermacher (1768-1834) dominaram todas as tentativas dohomem moderno de descobrir como a religião atua na alma de uma pessoa.Entretanto, os ensinamentos de Schleirmacher têm sido muitoprejudiciais, pois ele ensinou que os cristãos não devem usar o termoTrinitariano “Pai, Filho e Espírito Santo” para descrever Deus porqueesse termo é muito confuso. A um teólogo reformado, Schleiermacherescreveu que falar sobre a Trindade era desnecessário para a fé cristã.

Mais recentemente, o livro luterano intitulado Dogmática Cristã,editado por Carl Braaten e Robert W. Jenson, desprezou o ensinamentobíblico sobre a Trindade ao afirmar: “O nome da Trindade não caiu docéu. Foi inventado pelos cristãos para o Deus com quem nos encontramosenvolvidos… “Pai, Filho e Espírito Santo” foram reunidos tambémsimplesmente como um nome para o [Deus] por ele apreendido, eaparentemente isso aconteceu antes de qualquer análise sobre suaadequação” (vol. 1, p.93 do original inglês).

Um ataque ainda mais radical à Trindade e ao Pai celestial foi feitorecentemente por Letty Russel, que afirma em Liberação Humana: UmaPerspectiva Feminista: “É possível falar do Deus Criador sem usarpronomes masculinos. Talvez também ajude falar do Espírito Santo, oConsolador, o Reconciliador, com um pronome feminino” (p. 22 dooriginal em Inglês).

É assustador ver como diabo se esconde por trás de uma mascara desupostos estudioso da Bíblia, tornando-se cada vez mais ousada ematacar a Trindade e o Pai celestial. Agora ele até mesmo se esconde emlivros atualmente usados para treinar pastores luteranos.

O apóstolo São João nos avisa: Cuidado! Testem os espíritos (1 João4.1)! A doutrina da Trindade não é um mero ensinamento obscuro e semimportância na Bíblia. Essa doutrina chave é a verdade de como Deusrepetidamente se revela na Bíblia, especialmente na ordem de Jesus,encontrada na Grande Comissão para batizar “em nome do Pai, e do Filho,e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).

Pense nisto também: Todo o capítulo de João 17 (26 versículos) édedicado a uma conversa intima entre Jesus e o seu pai celestial.

Leia esta passagem das Escrituras e você irá entender melhor orelacionamento intimo do Pai celestial com seu Filho, e orelacionamento deles com você.

ENSINAR TODO O PLANO DE DEUS

Atualmente, o pregador mais popular dos EUA, o Rev. Joel Osteen,esse pastor baseia sua pregação em Romanos 2,4: “A bondade de Deus éque te conduz ao arrependimento”. Entretanto, como Osteen isola essaseção das Escrituras de “todo o plano de Deus” (Atos 20,27), o cultobaseado neste ensinamento distorcido obviamente não é agradável a Deus.Se você escrevesse uma carta para um amigo e ele isolasse uma parte damesma para fazê-la dizer uma coisa diferente do que o que você quis,você se sentiria traído e ficaria furioso. É a mesma coisa com Deus,que fica irado quando parte de sua Palavra é isolada de “todo o seuplano”. Há 500 anos, o pastor João Agrícola como Osteen, também disseque o ministério de uma pessoa deve se basear no ensinamento bíblico deque “a bondade de Deus é que conduz ao arrependimento”. Agrícola isolouo texto bíblico de “todo o plano de Deus”. Com base na Palavra de Deus,esse isolamento do texto foi exposto e condenado.

Quem conhece a Historia da Igreja irá reconhecer imediatamente que oque o Rev. Osteen está usando como base para sua pregação e ministériojá foi, com base na Palavra de Deus, condenando durante a Reforma há500 anos atrás. Aconteceu assim: João Agrícola chegou em Wittenberg,Alemanha, o centro de Reforma, em 1512.

Como pastor, Agrícola de inicio seguiu a ordem de Jesus de pregar aLei e o Evangelho de Deus (Lucas 24.47). Entretanto, em 1527, elecomeçou a falar da Lei de forma depreciativa. “Agrícola negou [todo ouso da Lei] na Igreja e disse que ela só tinha um lugar no tribunal ena forca, que Moisés deveria ser banido inteiramente da Igreja, etc. Emcindo debates, Martinho Lutero então refutou o que se tornou conhecidocomo heresia antinomista”.

Portanto se você é um pregador tentado a pregar apenas o Evangelho(bondade de Deus), excluindo a sua Lei (a ira de Deus), saiba que odiabo está tentando você a aceitar uma heresia muito antiga. Rejeiteessa tentação e diga: “Não se iluda com as grandes multidões que seguemaqueles que não pregam todo o plano de Deus: Pois vai chegar o tempo emque às pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, masseguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas umaporção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. Essaspessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas” (2Timóteo 4,3.4, NTLH). (2)

O grande bispo e Doutor da Igreja Santo Agostinho dizia: “A Lei é uma expressão de essência e da vontade santíssima de Deus”.

RICK WARREN

“Muitas vezes criamos “ídolos” evangélicos (talvez por não termossantos como os católicos!) e esses ídolos acabam nos desapontando, paradizer o mínimo”.

Paul Freston.

Sociólogo e Evangélico

O sucesso do pastor Rick Warren e de seu livro “Uma Igreja comPropósitos” é o sucesso do sucesso! É o sucesso de ter “no sucesso” umpropósito de vida pessoal e ministerial. O sucesso que faz sucessoentre as pessoas hoje não é o da “obediência da fé” (Rm 1.5), nem o do“tomar a cruz” (Mt 16.24).

O sucesso que hoje se idolatra não é como o proposto no Salmo 1, emque o prazer está na “instrução do Senhor” e não em técnicasempresariais. O sucesso que faz sucesso hoje nas igrejas é o segundo ospadrões mundanos de nosso tempo, em que as relações são mediadas pelomercado. Esta idéia contemporânea de sucesso está implícita nasestratégias aplicadas ao crescimento de igrejas, das quais se podeminferir uma alta consideração por fama, prestígio, tamanho,enriquecimento e poder.

Igrejas e autores como Rick Warren escondem esse desejo mundano desucesso por trás de uma linguagem aparentemente piedosa. Tenhamos acoragem de realizar uma autocrítica que nos permita verificar se essecaminho é o ideal, e até mesmo apropriado para nós. O que Warren propõeé a teologia da prosperidade, só que aplicada às instituiçõeseclesiásticas, em vez de aplicada a indivíduos. É o crescimentonumérico e financeiro do ministério que evidencia a bênção divina.Warren acaba por despertar, como um subproduto inconsciente, tudoaquilo que há de pior nos pastores: a vaidade, a cobiça, o amor aoprestígio, ao dinheiro e ao poder.

Uma igreja cristã não é uma instituição qualquer que visa ocrescimento e a maximização dos lucros. Uma empresa secular deveria tervocação social, mas busca sua perpetuação como finalidade. Isso tambémé verdade acerca de muitas igrejas que abandonaram os princípios éticosreformados do trabalho: sentido de vocação, austeridade em vez deostentação e, acima de tudo, honestidade, em troca dos valores dasociedade de mercado e das estratégias de crescimento das empresasseculares.

Uma igreja não pode ter o crescimento como finalidade, pois existepara outro propósito: proclamar o evangelho da graça salvadora, pormeio do testemunho de palavras e de obras de amor e, dessa forma,praticar a verdadeira e genuína adoração.

Eis o efeito pernicioso de Rick Warren: tecnicismo, pragmatismo e a avaliação do tão desejado “sucesso” por critérios mundanos.

Desconstruamos Warren pela sua noção de homogeneização. Em igrejasheterogêneas há gente de todo tipo e elas têm dificuldades de crescer.Há diferentes preferências pessoais porque essas pessoas têm formaçãoeducacional distinta, são de etnias variadas e pertencem a diferentesfaixas etárias e classes sociais. O que Warren propõe, entre outrasestratégias mercadológicas, é a execução proposital de um processo dehomogeneização: a igreja que pretende crescer deve escolher uma fatiado mercado: escolher se será igreja de ricos ou de pobres, de cultos oude incultos, voltada para uma etnia específica, e seus cultos devemagradar a um público específico. Os ricos não terão de passar pelahumilhação de se sentarem com pobres, e não serão forçados a admitirque, em Cristo, somos todos iguais. Tampouco os cultos terão de partiro pão com os analfabetos, no sagrado nivelamento do evangelho.Poupemo-los desses constrangimentos! Escreve de forma magistral eexortativa o reverendo presbiteriano Ricardo Quadros Gouvêa (3).

Conclusão

A armadilha eficaz do diabo é este: depois de entrar na mente demestres religiosos (como entrou em Pedro (Mt 16,23), o diabo entãofreqüentemente cita as escrituras. As pessoas ficam chocadas ao saberque o diabo muitas vezes cita as palavras de Deus corretamente.Entretanto, o truque dele é selecionar apenas uma parte da palavra deDeus que explica um ensaio especifico, o diabo faz Deus parecer estardizendo algo que na verdade ele não diz. Esse truque é o que o diaboprocurou usar na tentação de Jesus em (Mt 4,5-7). A ilusão mortal dodiabo acontece diariamente, no mundo todo, quando televangelistas citama Bíblia. Suas citações muitas vezes estão corretas. Entretanto,guiadas pelo diabo, suas citações freqüentemente desviam e enganamporque não oferecem toda a informação relacionada à doutrina que estásento ensinada, tal como o diabo tentou fazer com Jesus. Depois que odiabo citou a Bíblia corretamente, mas usando apenas provocaçõesseletas para defender seu argumento, Jesus imediatamente provou que eleera um enganador do inferno, dizendo: “Também está escrito…” (Mt 4,7).Em Atos 13,9-10, lemos que o apóstolo São Paulo olhou firmemente paraElimas, o mágico, dentro de quem o diabo estava atuando, e disse:“Filho do diabo” inimigo de tudo o que é bom! “Homem mau e mentiroso”.Por que é que você não para de torcer o verdadeiro ensinamento doSenhor?” (NTLH).

Fiel a Jesus Cristo e a sua Igreja ficaremos livres de toda apostasia e heresias do diabo e dos seus apóstolos.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.