Um ato de generosidade e misericórdia durante o carnaval. Com essa proposta, os participantes do Renascer Cariri contribuem com a doação de sangue ao Hemonúcleo de Juazeiro do Norte. Na segunda-feira (08), o retiro de carnaval da Comunidade Católica Shalom contou com a presença de profissionais da saúde na mobilização para a coleta do líquido precioso. A ação segue até esta terça-feira (09), no Colégio Salesianos, em Juazeiro do Norte.
.: Acompanhe a transmissão ao vivo do Renascer, clicando aqui
Esta é a quarta vez que o Hemonúcleo fecha parceria com a Comunidade Católica Shalom em Juazeiro. Em Fortaleza, já são mais de 13 anos que o órgão está no Renascer e em outros eventos como o Festival Halleluya. O objetivo da campanha consiste em intensificar o fluxo de doadores de sangue nos dias que acontecem o carnaval, para atender normalmente os pacientes durante este período do feriado.
De acordo com o coordenador do Hemonúcleo de Juazeiro do Norte, Paulo Sérgio Landim, a expectativa deste ano é ultrapassar o número de doações realizadas no ano passado. “Em pouco tempo de coleta, aqui no Renascer Cariri, já ficamos imensamente felizes em ver tantas pessoas querendo doar neste carnaval. Temos a expectativa de conseguirmos uma média de 100 bolsas de sangue em dois dias de eventos”, pontuou.
O operador de máquina, José Helder, de 45 anos, aproveitou o Renascer Cariri para fazer a sua parte no cuidado ao próximo. “Eu sou doador há 24 anos, mas cada doação é como se fosse a primeira, tamanha a satisfação. Não custa nada doar um pouco de sangue, doar a vida a quem está precisando”, motiva ele, o qual é portador do sangue O negativo, doador universal.
Demanda
Nesta época de Carnaval, a exemplo do período de férias, os hemocentros brasileiros têm uma baixa significativa no estoque de sangue, em torno de 20% a 30%. Para manter os estoques abastecidos e garantir a assistência à população, o Hemoce tem apostado no grande público do Renascer Cariri para suprir a grande demanda do período de carnaval. “O feriadão do carnaval coincidiu com a maior demanda por conta da última romaria. Assim, estamos realizando coletas externas a fim de mantermos o estoque de sangue em quantidade suficiente”, enfatiza a enfermeira responsável pelo serviço de captação do Hemonúcleo de Juazeiro do Norte, Edvânia Ferreira.
Primeira doação
Maysa de Lima, de 24 anos de idade, chegou cedo para fazer a sua doação. A jovem foi a primeira doadora a realizar o gesto de solidariedade durante o Renascer Cariri deste ano. Após realizar os procedimentos básicos de cadastramento, triagem médica e entrevista, ela foi acolhida pela equipe para a coleta do sangue. “Doar sangue é um ato humano. Decidi fazer a minha doação de sangue hoje, especialmente para uma pessoa, amiga de minha família, a qual está hospitalizada com diagnóstico de leucemia, no Hospital São Vicente. Acredito que se todos fizessem o mesmo, nós conseguiríamos salvar muitas vidas”, finaliza satisfeita a doadora.
Ingrid Monteiro