Shalom

Solidariedade em clima de carnaval no Renascer Cariri

comshalom

DSCF5511Um ato de generosidade e misericórdia durante o carnaval. Com essa proposta, os participantes do Renascer Cariri contribuem com a doação de sangue ao Hemonúcleo de Juazeiro do Norte. Na segunda-feira (08), o retiro de carnaval da Comunidade Católica Shalom contou com a presença de profissionais da saúde na mobilização para a coleta do líquido precioso. A ação segue até esta terça-feira (09), no Colégio Salesianos, em Juazeiro do Norte.

.: O Renascer e o Reviver são realizados em mais de 80 cidades do Brasil. Clique aqui e saiba onde acontece

.: Acompanhe a transmissão ao vivo do Renascer, clicando aqui

Esta é a quarta vez que o Hemonúcleo fecha parceria com a Comunidade Católica Shalom em Juazeiro. Em Fortaleza, já são mais de 13 anos que o órgão está no Renascer e em outros eventos como o Festival Halleluya.  O objetivo da campanha consiste em intensificar o fluxo de doadores de sangue nos dias que acontecem o carnaval, para atender normalmente os pacientes durante este período do feriado.

De acordo com o coordenador do Hemonúcleo de Juazeiro do Norte, Paulo Sérgio Landim, a expectativa deste ano é  ultrapassar o número de doações realizadas no ano passado. “Em pouco tempo de coleta, aqui no Renascer Cariri, já ficamos imensamente felizes em ver tantas pessoas querendo doar neste carnaval. Temos a expectativa de conseguirmos uma média de 100 bolsas de sangue em dois dias de eventos”, pontuou.

O operador de máquina, José Helder, de 45 anos, aproveitou o Renascer Cariri para fazer a sua parte no cuidado ao próximo. “Eu sou doador há 24 anos, mas cada doação é como se fosse a primeira, tamanha a satisfação. Não custa nada doar um pouco de sangue, doar a vida a quem está precisando”, motiva ele, o qual é portador do sangue O negativo, doador universal.

Demanda

Nesta época de Carnaval, a exemplo do período de férias, os hemocentros brasileiros têm uma baixa significativa no estoque de sangue, em torno de 20% a 30%. Para manter os estoques abastecidos e garantir a assistência à população, o Hemoce tem apostado no grande público do Renascer Cariri para suprir a grande demanda do período de carnaval. “O feriadão do carnaval coincidiu com a maior demanda por conta da última romaria. Assim, estamos realizando coletas externas a fim de mantermos o estoque de sangue em quantidade suficiente”, enfatiza a enfermeira responsável pelo serviço de captação do Hemonúcleo de Juazeiro do Norte, Edvânia Ferreira.

Primeira doação

Maysa de Lima, de 24 anos de idade, chegou cedo para fazer a sua doação. A jovem foi a primeira doadora a realizar o gesto de solidariedade durante o Renascer Cariri deste ano. Após realizar os procedimentos básicos de cadastramento, triagem médica e entrevista, ela foi acolhida pela equipe para a coleta do sangue. “Doar sangue é um ato humano. Decidi fazer a minha doação de sangue hoje, especialmente para uma pessoa, amiga de minha família, a qual está hospitalizada com diagnóstico de leucemia, no Hospital São Vicente. Acredito que se todos fizessem o mesmo, nós conseguiríamos salvar muitas vidas”, finaliza satisfeita a doadora.

Ingrid Monteiro


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *