Institucional

Como adquirir o Temor de Deus?

comshalom

_MG_6557

À primeira vista pode parecer que temer a Deus é ter medo de Deus. Mas isso não tem nada a ver com o dom do Espírito. O Papa João Paulo II explica: “não significa medo irracional, mas sentido da responsabilidade e de fidelidade à lei de Deus”. Temer a Deus é se colocar sob o olhar amoroso de Deus, viver sabendo que Deus me olha, me contempla e, por causa desse Amor, eu não quero ofendê-lo. Nas palavras do Papa Francisco, “o temor de Deus abre nosso coração, nos faz tomar consciência de que tudo vem da graça e que a nossa verdadeira força está unicamente em seguir o Senhor Jesus e deixar que o Pai derrame sobre nós a Sua bondade e a Sua misericórdia”.

Mas como adquirir o dom do Espírito Santo que é o Temor de Deus?

1- Pedir o Espírito Santo
O Temor a Deus é um dos sete dons do Espírito. Portanto, o primeiro passo para quem quer crescer neste dom é pedir ao Espírito Santo que renove esta graça na alma.

2- Praticar as virtudes da Humildade e Temperança
O Temor a Deus vem acompanhado de algumas virtudes, entre elas a humildade e a temperança. Buscar vivê-las é crescer neste dom. A humildade leva-nos a reconhecer nossa fraqueza diante da grandeza de Deus, o que leva-nos a crescer no abandono à graça. Já a temperança, modera os impulsos desordenados, as paixões da alma. Com ela converge o temor de Deus, que modera os apetites que poderiam ofender o Pai.

3- Recorrer ao Sacramento da Confissão
O Temor filial a Deus leva-nos a não querer ofender ao Pai que tanto nos ama, aumenta em nós o abandono à graça. Recorrer ao Sacramento da Confissão é alimentar este dom na alma. O arrependimento das ofensas nasce deste dom. Santa Teresa recomendava: “trabalhai sempre por adquirir uma determinação tão grande de não ofender ao Senhor, que estejais dispostas a perder mil vidas de preferência a fazer um pecado mortal; e dos veniais guardai-vos com sumo desvelo”.

Com esses três pontos simples podemos crescer na vivência deste dom tão precioso para nossa santificação.

 

Para mais informações sobre nossas atividades ou sobre a Comunidade Shalom no Rio:

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.