A manhã do sábado do retiro de semana santa foi iniciada com um forte momento de louvor, para que os participantes pudessem adentrar no espirito do retiro e na reflexão que o este dia exigiria.
A primeira pregação ficou por conta do Padre Claudio, e o mesmo vem nos convidar e mostrar como é importante meditar o sábado santo e aceitar essa ausência de Deus, esse silêncio de Deus que não acontece uma vez por ano, mas de fato muitas outras em nossas vidas. Mas o que de fato nos afastas de Deus, ao ponto de não escutar a sua voz? Eram alguns dos questionamentos que iam surgindo com as palavras do pregador.
Muitas vezes esse afastamento é causado por nosso egoísmo, de viver para nós mesmo e perder a esperança no outro, mas nos lembra Padre Claudio que “A Esperança não decepciona”, e Maria é o exemplo disso que amou até o fim, e fim de Cruz.
Na segunda parte da manhã, a pregação foi conduzida por Padre Marcelo, Consagrado de Aliança da Comunidade Shalom, como tema: “ Sábado Santo Dia de Esperança, está com Maria de Pé”. Nesse dia aprendemos com Maria a silenciar nos momentos de sofrimento e a rezar mais. Pois quando passamos por um sofrimento não o conseguimos enxergar direito o que está em nossa volta, nos lembrava o padre.
Quando subimos na cruz de Jesus nós conseguimos ver o mundo inteiro, pelo seu olhar e passamos a compreender um pouco este ato de Amor de Deus por nós. Mas fica um questionamento, mas será que não sofreríamos com a paixão, será que teríamos alguém tão firma ao nosso lado como Maria, mas será que ela não sofreu e chorou a morte de seu filho? É claro que Nossa Senhora chorou e sofreu, mas ela soube transformar tudo isso em oração. Com isso o Padre Marcelo vem nos lembrar que “quando não rezamos, não conhecemos a vontade de Deus, então nós lançamos na mansão dos mortos. Quando rezamos somos oxigenados pela esperança. Quando não rezamos só conseguimos perceber que a vida é ruim ”.