O dia da misericórdia celebrado na Convenção dos 35 anos da Comunidade Shalom, foi sediada em Assis no dia 07 de setembro. A data que ainda comemora o dia da independência do Brasil, foi marcada pela oração e penitência em prol das dificuldades do país, motivadas pela CNBB. O evento aconteceu na Basílica de São Francisco de Assis.
A tarde começou com uma celebração penitencial conduzido por Padre Denys Lima,missionário da comunidade de vida Shalom. Logo em seguida, iniciou-se uma missa votiva a Divina Misericórdia, celebrada pelo Bispo de Madagascar, Monsenhor Benjamin Marc Ramaroson, onde se refletiu sobre o evangelho de João, falando sobre a pesca milagrosa. A homilia, feita pelo Padre João Wilkes, relembrou a oferta de São Francisco e o seu desejo de ser instrumento da paz de Deus. O padre ainda motivou os peregrinos a terem um olhar que vai além do desespero e evangelizar como Francisco que beijava e abraçava os leprosos.
Sobre o evangelho, Padre João convidou os participantes a buscarem as barcas mais distantes e procurarem águas mais profundas como os apóstolos mandados por Jesus mesmo após um tentativa fracassada.
O padre falou também sobre a reação desesperada de Pedro após o milagre que se coloca diante de Cristo como indigno. “Esse foi o momento de misericórdia. Quando reconhecemos a nossa indignidade, o Senhor nos cura do nosso medo. Jesus vem ao nosso encontro, entra nas nossas vidas, sobe nas nossas barcas, perdoa os nossos pecados, trabalha para nos reconstruir, chamando a nos tornar com ele instrumentos de restauração e misericórdia na vida de tantas pessoas.”
Tainã Maciel