Shalom

Comunidade Shalom em parceria com a Polícia Militar propõe ações para superar a violência

“A parceria proposta pela Comunidade Shalom é o que queremos de toda sociedade em geral.”

comshalom

Apoiada no apelo da Igreja do Brasil com a Campanha da Fraternidade cujo tema é “Fraternidade e Superação da Violência” e baseada nos altos índices de criminalidade e no desejo de vivenciar a Cultura de Paz na cidade de Sobral, a Comunidade Católica Shalom está propondo em parceria com a Polícia Militar ações em busca de superar a violência na cidade. Membros da Comunidade estiveram reunidos na última quinta-feira, 22, com representantes da Polícia Militar na sede do Terceiro Batalhão da PM/CE.

A pauta foi a troca de informações e ideias acerca da Segurança Pública em Sobral, além do relato de constantes ocorrências nas mediações do Centro Católico de Evangelização Shalom (R. Cel. Mont’Alverne, 1409 – Campo dos Velhos). A reunião contou com a presença do responsável pela Comunidade Shalom em Sobral, Rodielson Silva, além do Coronel Assis e Tenente Marcos Paulo, representando a PM/CE. Além de Rodielson, representaram a Comunidade Shalom Anderson Medina, Carlos Augusto Araújo Cisne e Emanuel Linhares.

As duas instituições se comprometeram em fazer parceria para diminuir as ocorrências, através de trabalho preventivo/ostensivo com os militares e de uma postura formativa/evangelizadora por parte dos missionários. “A sensação de insegurança que assola o nosso País, Estado, cidade e região pode ser amenizada com uma postura conjunta de ambas as Instituições, em não aguardar que o ‘predador’ venha até nós, mas que nos antecipemos a ele, conforme o modo e forma que a nossa Instituição deva fazê-la”, disse Rodielson Silva.

Rodielson Silva disse acreditar que o trabalho desenvolvido pela Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) Sobral, comandada pelo tenente Marcos Paulo, possa suprimir as ações violentas. “Acreditamos que o trabalho desenvolvido pelo Tenente Marcos Paulo com a polícia preventiva/ostensiva possa diminuir estes incidentes na região, bem como, a ação evangelizadora dos membros da Comunidade Católica Shalom, intervenha nos corações de cada um desses homens que, de uma forma errada, também buscam a verdadeira Paz!”, explica.

Parceria

Para o Tenente Marcos Paulo, a parceria com a Comunidade Shalom será importante no combate à violência, já que a Uniseg busca cada vez mais o auxílio da população local. “A parceria proposta pela Comunidade Shalom é o que queremos de toda sociedade em geral. A ideia de Polícia Comunitária consiste justamente na construção de uma segurança em parceria com a comunidade. O cidadão tem que assumir seu papel no combate a violência e a Polícia Militar de Sobral está de portas abertas para receber o cidadão de bem que quer ser agente de transformação social”, ressalta. A parceria precisa ser propositiva, segundo ele. “É muito importante as comunidades nos informarem suas necessidades de segurança, mas é mais importante ainda que sejam propositivas e ajudem de forma direta no combate à violência”, completa.

O combate à violência precisa ser gradual, segundo o tenente. “O fenômeno da violência é complexo e as ações realizadas a diminuir a violência geram um resultado gradual. Não adianta querer que seja da noite para o dia. A criminalidade é tipo uma doença, o tratamento é continuado e os efeitos positivos vão evoluindo com o passar do tempo”, explica. De acordo com ele, os números de violência em Sobral têm sido reduzidos. “Desde a inauguração da UNISEG já conseguimos reduzir os homicídios em 50% e os roubos em 41%. Mas queremos fazer mais. E o trabalho em conjunto com a sociedade é uma ferramenta importante para alcançamos nosso intento”, completa.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.