Formação

Por que continuam a olhar o céu, esquecendo a terra?

Ascensão do Senhor é o subir de cada um de nós que desejamos sair do nosso egoísmo e pecados e queremos olhar para o céu.

comshalom

A Igreja, no dia da Ascensão do Senhor, nos convida a ser comunicadores da verdade e da vida. Cristo sobe ao céu depois de ter passado quarenta dias entre nós, visitando, ensinando aos seus discípulos que eles não devem mais ter medo de nada e de ninguém e reavivando a sua presença de Salvador. Jesus não veio salvar uma dúzia de pessoas, mas a todos os que se abrem à graça e à luz da fé. A Ascensão é o subir de cada um de nós que desejamos sair do nosso egoísmo e pecados e queremos olhar para o céu, para contemplar o infinito, mas sem esquecer a terra, onde vivemos e onde somos convocados a torná-la prenúncio do Reino definitivo da paz e da justiça. Jesus vai e, daqui a uma semana, nos enviará o Espírito Santo para que sejamos fortalecidos na nossa fragilidade. Devemos olhar o céu sem esquecer a terra; olhar a terra sem esquecer o céu.

Jesus desceu do Céu e voltou para o Céu

Jesus, que tinha vindo do Céu, não podia ficar para sempre na Terra, devia voltar à sua pátria definitivamente e ocupar o lugar estabelecido pelo Pai. Jesus eleva-se da terra e desaparece entre as nuvens. Esta grande Epifania da glória de Jesus não nos permite esquecer a nossa responsabilidade. É preciso ser seus continuadores, seus anunciadores, seus profetas, suas testemunhas. Eu e você gostaríamos, quem sabe, de ficar neste êxtase místico, contemplando Jesus que sobe ao Céu, esquecendo os dramas da humanidade, a fome de milhões de pessoas. No entanto, é nossa responsabilidade fazer surgir o Reino de Jesus.

Aleluia! Aleluia!

O Aleluia que temos cantado tantas vezes ao longo deste tempo pascal hoje assume um sentido todo especial, é o grito de vitória sobre o mal, sobre a morte. É a vida, a ressurreição e a alegria de saber que o mal não será mais vitorioso. Aleluia seja o canto que murmuramos no coração todas as vezes que vencemos o mal em nós e nos outros.

Tudo está manifestado em Cristo Jesus

Paulo invoca a força do Espírito Santo para que conheçamos o mistério de Deus e para que possamos compreender a esperança, a qual fomos chamados, e o tesouro que nos é dado em Cristo Jesus. Tudo em Jesus nós recebemos, tudo em Cristo nos é dado. Cristo é o centro do nosso amor e nele conhecemos, de verdade, todos os mistérios escondidos nos séculos. Nós, pregadores do Evangelho, devemos nos convencer de que o anúncio não pode ser um momento para manifestar a nossa inteligência, os nossos conhecimentos, mas sim uma profissão de fé em Cristo Jesus. Quem nos escuta deve ter a certeza que nós cremos em Cristo, que amamos Cristo e que nele vivemos e somos. Quem crê em Cristo tem consciência de que está a serviço exclusivo da Igreja, corpo de Cristo.

Adorar Jesus é o início da missionariedade

Queremos ser anunciadores de Jesus, corajosos, destemidos. Mas, onde começa a missão? Começa na adoração a Jesus. Devemos nos prostrar com o rosto no chão e adorar Jesus, para que Ele nos envie, como um dia enviou os doze apóstolos e os discípulos por todo o mundo, para sermos missionários. Nada de mais belo do que ser missionário enviado por Jesus. Enviados não para inventar o Evangelho, mas para repetir o Evangelho com a vida. A consolação que Jesus dá aos missionários não é o sucesso, mas que Ele, o Cristo, estará sempre presente e que ninguém poderá nos impedir de ser cristãos. A festa da Ascensão é o envio missionário por parte de Jesus. Façamos alguns momentos de silêncio e peçamos a Ele: “Senhor, onde quer que eu anuncie o teu Evangelho?”


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.