O acompanhamento das pessoas que começavam a participar dos grupos de oração e das células comunitárias surgiu de forma muito natural nos primeiros anos da Vocação. Emmir Nogueira, cofundadora da Comunidade Católica Shalom, partilha sobre a história do pastoreio no Carisma e destaca que ainda hoje se considera uma discípula do fundador, Moysés Azevedo.
No início, o pastoreio na Comunidade era uma obviedade, pois, para os primeiros coordenadores de grupo de oração, era muito claro que a evangelização não terminava quando a pessoa iniciava uma vida comunitária mais intensa no grupo. Pelo contrário, o compromisso e o cuidado aumentavam, pois agora ela precisava de ajuda para dar passos firmes no caminho da paz. Com o tempo, as circunstâncias exigiram uma descrição mais detalhada da forma de pastorear Shalom. Esse modelo sempre foi baseado na maneira de Jesus ensinar seus discípulos.
“Eu era discípula do Moysés, e sou até hoje”, destaca Emmir. O método do fundador é o discipulado. No começo, os primeiros membros foram por ele formados e, a partir da experiência adquirida, passaram a discipular aqueles que Deus juntava a eles. “O nosso Carisma traz em si essa dimensão do discipulado”, comenta a cofundadora. Em outras palavras, pastorear é discipular e esse movimento vai muito além de passar um simples conteúdo.
Evangelização, pastoreio e formação
A evangelização não está separada do pastoreio, e não há pastoreio sem formação. Essas três dimensões estão sempre relacionadas no exercício do discipulado Shalom. Nesse processo, é possível ter acesso ao coração de cada pessoa e não a meros comportamentos e conhecimentos. Pastorear, ou seja, acompanhar e cuidar, é um ato de amor. E quem ama de verdade leva sempre a pessoa para mais perto de Deus.
Congresso de Formação Humana
Em maio, a Comunidade Católica Shalom, Missão Natal, realizará de forma 100% online, o Congresso de Formação Humana. O evento abordará pontos como a memória e a imaginação, para entender o que aconteceu após o pecado original e como podemos lidar com isso hoje usando da razão e da graça em busca da santidade. Emmir Nogueira, explicará os pontos na perspectiva espiritual, e Daniele Cajazeiras, que é membro da Comunidade de Aliança e Psicóloga, abordará o tema na perspectiva da psicologia.
[CLIQUE AQUI e faça sua inscrição]
Ver mais:
A importância do grupo de oração
Seminário de Vida no Espírito Santo e a efusão do Espírito Santo