Formação

Frei Patrício: 3 escravidões que oprimem o caminho espiritual

O povo não deveria nunca mais pensar no passado, mas infelizmente a raiz do pecado permanece em seu coração. Deus será obrigado a lembrar seu povo do tempo da escravidão para que eles não viessem a cometer os mesmos pecados de idolatria.

comshalom
A Escravidão espiritual que domina o homem (Foto: Unsplash)

A Páscoa se aproxima, é tempo de festa, de canto, de libertação das escravidões que vivemos no nosso dia a dia. Estamos carregando o peso da nossa pobreza, limitação, e especialmente o peso do nosso pecado, que nos oprime como uma atenta escravidão, a qual não damos suficientemente atenção. A escravidão material se sente na carne, no corpo, a escravidão da alma se sente no coração, na alma. Gostaria de parar um pouco para refletirmos juntos sobre três escravidões que oprimem o nosso caminho espiritual.

1. A Escravidão da autossuficiência

Pensamos que somos pequenos deuses que sozinhos podem resolver tudo, colocamos no centro da nossa vida a estátua de nós mesmos, para a qual queimamos todos os dias incensos e acendemos velas. O nosso coração se torna cada vez mais insensível aos valores da vida e perdemos de vista o caminho que nos leva à Páscoa, terra prometida e festa de reconciliação. O orgulho é sutil, se esconde vestido de zelo, de santidade, de capacidade, e nos faz cair num ateísmo real.

2. A escravidão do prazer

Quando falamos de prazer, na maioria das vezes, pensamos na sexualidade e seu contexto, mas não é a isso que me refiro. A escravidão do prazer elimina sistematicamente o sacrifício, a dificuldade, a dor, a cruz da nossa vida, e como diz Paulo apóstolo, “o ventre, ou seja, o corpo se torna o nosso Deus”, é o primeiro passo para o consumismo exagerado, para uma busca de coisas desenfreadas que não saciam, mas que esvaziam cada vez mais o coração dos verdadeiros valores da vida. Precisamos ter cuidado com o prazer pelo prazer, das coisas pelas coisas. Os monges do deserto e os santos todos da história fizeram uma escolha entre vida confortável e vida de sacrifício por amor a Cristo, escolha esta que deve ser feita por cada um de nós.

3. A escravidão da dominação

Somos contaminados pelo desejo de dominar e não de servir aos outros. A luta maior que Jesus travou com seus apóstolos foi para fazê-los compreender que nossa vida é serviço e não domínio, é preciso ser grande não pelo autoritarismo, mas sim pelo amor; o único poder que está em nossas mãos é servir, é descer dos nossos pedestais, vestir o avental e lavarmos os pés uns aos outros na caridade e no perdão. Sermos os últimos em tudo e sempre, não porque os outros nos marginalizam ou porque isso cria revolta, mas porque nós escolhemos ser últimos para sermos úteis.

Se superarmos essas escravidões, seremos livres do dinheiro, do poder e de tudo, um caminho que não se faz num dia e uma vitória que não se realiza em um ano, é preciso ter alta vigilância para não se deixar tomar pelo diabo de forma desprevenida e cheia de surpresas.

Hoje tirei de vós a vergonha da escravidão

Depois de um longo caminho no deserto, o povo pôde entrar na terra prometida. Cessam por parte de Deus todos os favores extraordinários, maná e codornizes, e o povo começa a comer os frutos da terra dada por Deus, é o canto da misericórdia e da Páscoa do Senhor. As palavras que dão início a essa pequena leitura têm um forte sabor de alegria para todo o povo – “Hoje tirei de cima de vós o opróbrio do Egito” – da escravidão. O povo não deveria nunca mais pensar no passado, mas sim viver só agradecendo e fazendo a vontade de Deus, mas infelizmente a raiz do pecado permanece no coração do povo e aí o mesmo Deus será obrigado a lembrar para o povo do tempo da escravidão para que eles não viessem a cometer os mesmos pecados de idolatria.

Somos um povo em caminho e temos necessidade de comer do alimento que nos sustente o corpo, o pão, fruto da terra, do trabalho, e do alimento que nos sustente a alma, e não podem ser frutos da terra, mas frutos que vêm do céu, o que é para nós a Eucaristia. Como é doce saber que nunca nos faltará o corpo e sangue de Jesus, verdadeiro alimento descido do céu.

Tudo agora é novo

O tempo antigo desapareceu, o tempo do pecado desaparecerá para quem recebe e aceita ser reconciliado em Cristo Jesus; ele é a nossa terra prometida, doada pelo amor do Pai a toda a humanidade. Não devemos mais ter medo do tempo passado; devemos purificar-nos, ou melhor, deixar-nos purificar pelo sangue de Jesus. Paulo sintetiza tudo isso com uma frase curta: “tudo agora é novo”.

Se nós aceitarmos Jesus dentro de nós, o que há fora de nós deve ser renovado pela força do amor que não tem fim. Nós somos enviados embaixadores de Cristo no mundo marcado pelo pecado. O mistério mais belo e também mais difícil a ser compreendido é que Jesus sem pecado se fez pecado para nos salvar em todo o sofrimento da cruz por amor e só por amor. Caminhemos com essa certeza do perdão de Deus, anunciando a todos a Páscoa, a passagem do Deus libertador através da pessoa de Jesus.

Parábola que você deve completar

Todo o Evangelho é fonte de misericórdia, é história de amor, e não há nenhuma parte dos Evangelhos que seja supérflua e inútil, mas há um texto que tem doçura especial e é fonte inesgotável de reflexão para todas as pessoas que os leem, sejam católicos, ateus ou de outras religiões, fazem parte da leitura da misericórdia, é o caso da parábola dos dois irmãos (ou do pai amoroso ou do filho pródigo ou do fechado ao amor, podemos chamar este texto com muitos nomes), e se lemos com atenção chegaremos à conclusão de que a parábola não termina, ela continua e deve ser escrita por mim e por você. Nós somos presentes nesta história, e cabe a nós abrir ou fechar nosso coração ao perdão.

O coração de Deus é sempre aberto, o coração está sempre à espera que nós voltemos. Podemos voltar sozinhos e fazer a festa sozinhos? Podemos ser convidados para a festa, e somos livres de entrar e não entrar? Cabe a nós as respostas. É tempo de voltar a ler esta parábola com olhos novos, carregados de lágrimas de arrependimento e de alegria, porque o irmão voltou, ou ficaremos com olhos egoístas porque ele voltou? Durante esta semana, leia todos os dias essa parábola e se pergunte: como eu vivo essa história de amor?

Leia também

Frei Patrício: Nenhum ser humano é dispensado de dar frutos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.