Na pregação proferida durante o Domingo de Páscoa no Retiro de Semana Santa em Fortaleza – CE, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, apresentou os efeitos da força da ressurreição na vida do povo. Destacamos os sete efeitos que o consagrado citou. O texto está mantido o tom coloquial.
1 – Derrota o mal
Derrota qualquer tipo de mal. O que me opõe a Deus, a Sua vontade, a Sua salvação, pela força da Ressurreição de Cristo, o mal pode ser vencido. O mal não é algo indestrutível, que eu tenho que me conformar e me resignar. Pela ressurreição, ele é vencido.
2 – Lava os nossos pecados
Na ressurreição de Cristo, o pecado é destruído, o meu e o seu, porque a força da ressurreição de Cristo tem esse poder, e é eficaz. Ela nos lava por inteiro, nos dá novas vestes.
3 – Restaura a inocência dos pecadores
Será que você acredita nisso? A força da ressurreição de Cristo pode restaurar a inocência em você. A inocência no seu coração, no seu pensar, no seu agir. A força da ressurreição de Cristo pode fazer uma recriação, pode fazer de você uma criatura nova.
Eu sempre repito isso para vocês. Todas as vezes que vou me confessar, quando saio da confissão, para o meu irmão que está ao meu lado, eu sempre digo: “Eu sou uma criatura nova”. E por quê? Isso é efeito da ressurreição de Cristo. A ressurreição de Cristo restaura a inocência dos pecadores.
4 – Traz alegria aos aflitos
Você está vivendo alguma aflição hoje na sua vida? Caso esteja, fixe os seus olhos Naquele que pode trazer o consolo e a alegria para a nossa vida, porque hoje, neste dia, Jesus deseja consolar os corações aflitos e trazer uma alegria sobrenatural para o coração de cada um.
5 – Dissipa o ódio
Hoje é o dia do perdão. Um padre da Igreja dizia: “Hoje é o dia do ósculo da paz”. Sabe o que é o ósculo da paz? O beijo da paz. Ele dizia: Em honra da ressurreição de Cristo todo o mal que foi cometido contra mim, hoje pode ser perdoado. Em honra da ressurreição de Cristo, eu posso me aproximar de qualquer pessoa que eu possa trazer ressentimentos, dores, e posso dizer com alegria no coração: hoje a ressurreição de Cristo venceu o ódio no meu coração!
Hoje a ressurreição de Cristo me capacita a perdoar, por mais ferido que eu possa estar. Hoje eu posso dar o beijo da paz, pela força da ressurreição de Cristo.
6 – Dobra a dureza dos poderosos
Quem sente o seu coração endurecido? Se você sente o seu coração endurecido, enrijecido, hoje a força da ressurreição de Cristo tem o poder de quebrantar o seu coração. Ela é mais forte do que o seu coração endurecido.
7 – Promove a harmonia e a paz
Gera a paz entre nós. Paz que é o próprio Cristo, a presença divina do Espírito Santo em nossas vidas, no nosso agir, no nosso pensar, na vivência da vocação.
Fique por dentro
Durante a pregação, Moysés citou Madeleine Delbrêl e Jacques Fesch. Conheça mais sobre esses dois jovens.
Madeleine Delbrêl experimentou tempestuosa conversão
Jacques Fesch: Ninguém está perdido aos olhos de Deus
Leia também