Há exatos 18 anos, a vocação Shalom tocava pela primeira vez o solo do Planalto Central. Seis missionários da Comunidade de Vida, de tau no peito e corações entusiasmados de amor pela evangelização, pisaram nesta terra incumbidos da missão de difundir o Shalom do Pai no Distrito Federal. Em 18 anos, o Shalom Brasília cresceu, recebeu missionários de tantos cantos do Brasil, enviou outros em missão, viu crescer famílias, sediou eventos nacionais, e em tudo contemplou a misericórdia e providência de Deus. Na semana em que comemoramos os 59 anos de Brasília e os 18 anos da Missão Shalom na cidade, relembre sete momentos marcantes da história da vocação na capital do país até aqui:
1- Inauguração da primeira lanchonete em Brasília
2 – Adoração Perpétua
“Louvor e adoração são as formas mais plenas de, na oração, transbordar este Amor Esponsal a Jesus, pois a gratidão é a única linguagem que estas almas sabem falar” (Escrito Amor Esponsal, 19). Em 2014, a missão de Brasília já tinha um corpo mais expressivo, mas Deus pedia mais. A Comunidade já estava há 12 anos na cidade, quando o Senhor começou a falar aos irmãos do Conselho Diretor que queria um povo adorador, e a moção se repetia reunião após reunião das autoridades da comunidade. Não era possível resistir. A Instituição da Adoração Perpétua entrou no Planejamento Estratégico do ano e o Santíssimo Sacramento foi entronizado na capela de adoração do Centro de Evangelização da Asa Sul.
3 – Expansão da Missão para Taguatinga e Santa Maria
No dia 27 de novembro de 2014, a Missão Brasília inaugurava o segundo Centro de Evangelização Shalom, na Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG). Hoje, quase cinco anos depois e em novo endereço na cidade, podemos ver muitos frutos do carisma em Taguatinga, com grupos de oração, missas, Projeto Juventude Para Jesus (PJJ) e outras atividades e eventos realizados pela Comunidade. Em setembro de 2018, foi a vez da cidade de Santa Maria ser alcançada pela providência Deus e também ganhar um Centro de Evangelização Shalom, o terceiro no DF. Além dos dois Centros de Evangelização, o carisma também alcança outras cidades com irradiações no Distrito Federal e Entorno, entre elas Ceilândia, Sobradinho e Águas Lindas de Goiás.
4- Primeiro Capital da Paz
Inspirado no Halleluya, festival internacional que reúne mais de um milhão de pessoas em cinco dias de evento em Fortaleza (CE), a Comunidade Shalom promoveu o Capital da Paz nos anos de 2015 e 2016 em Brasília. Na primeira edição do evento, mais de 8 mil pessoas participaram dos shows e atividades culturais no Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade. Mas a presença ilustre ficou por conta de Moysés Azevedo. A pregação e a adoração, conduzidas pelo fundador da Comunidade Shalom, contagiaram os jovens, que se espremeram em frente ao palco para viver o momento de oração. Nem a chuva daquela noite foi capaz de esfriar o fervor dos jovens que participaram do Capital da Paz.
5- A páscoa dos irmãos
A páscoa dos irmãos que ajudaram, com a vivência do carisma, a difundir a Obra na cidade também marcou a missão nesses 18 anos. Em julho de 2014, o Shalom Brasília perde uma irmã na terra e ganha uma intercessora no céu. Paloma Guimarães foi a primeira consagrada da Comunidade de Aliança a fazer sua páscoa. Ela lutou bravamente contra um câncer, que nos últimos dias já a impedia de exercer algumas atividades, mas apesar de sua saúde frágil, foi sinal de graça para todos os irmãos ao participar de sua última reciclagem, mesmo debilitada pelo câncer, demonstrando o seu amor e oferta, de fato reais. Para os irmãos que conviveram com Paloma, esse foi um tempo muito forte para a Comunidade, por que apesar da dor e sofrimento que acompanham o câncer, foi também um tempo fecundo e de consolo divino.
6- CJS Brasília
Em 2016, Brasília foi o palco do Congresso de Jovens Shalom (CJS). 6 mil jovens do Brasil e exterior se reuniram no coração do Brasil em três dias de evento sob o tema proposto pelo Papa Francisco. “Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”. Filipe Diniz, na época coordenador do Projeto Juventude para Jesus na cidade, falou da alegria e da graça que foi sediar o evento. “Foi um grande presente de Deus e resposta para este tempo em que o próprio Cristo manifestou sua providência e eleição, não por merecimento, mas por misericórdia”. O CJS ficou marcado na história da missão de Brasília.
7- Jubileu do Centro de Formação
Outra graça que o Shalom Brasília teve nesses 18 anos de missão na capital do país foi celebrar nacionalmente o Jubileu do Centro de Formação, em 2012, com a presença da co-fundadora da comunidade Emmir Nogueira. Nos 25 anos da escola de formação, o tema escolhido foi “Com as lâmpadas em chamas”. Coordenadores dos Centros de Formação de todo o Brasil se reuniram na cidade em para rezar sobre os estados de vida em favor da nova evangelização.
Por Hellen Leite