Eu amo ser Shalom porque o Shalom é a minha identidade. Eu amo ser Shalom porque a nossa vida não é pautada em nós mesmos, mas ela atravessa a nossa identidade e desemboca no outro, ela se encontra no outro, nós nos encontramos no outro.
É sendo sal, sendo luz, como ser Shalom é que verdadeiramente eu me sinto diferença no mundo, eu sinto que faço a diferença. Porque é justamente nas situações específicas que nós vamos vivendo no dia a dia, no nosso trabalho, nos nossos estudos, nos problemas que nós vamos enfrentando na rua, em algum restaurante, em cantos corriqueiros da nossa vida que nós percebemos que é diferente, percebemos que essa diferença irradia a vida do outro, irradia o coração do outro.
No meu contato com a Comunidade, o primeiro pensamento sobre tudo aquilo que eu ali vivenciei é que era diferente e isso mostrou a minha missão no mundo: ser diferente. Sabemos que é nesse ser diferente do mundo, principalmente nos nossos meios de trabalho, onde percebemos que é mais difícil a evangelização e falo no meu caso, como médica, nos hospitais, nos postos de saúde, nas emergências, ali, todo nosso ser Shalom, reflete na nossa vivência.
E através, primeiramente, não das palavras, mas através dos gestos, porque o carisma transborda em todas as nossas atitudes, ultrapassa o nosso ser, nossa maneira de olhar, nossa maneira de vestir, de nos comportar, tu isso é ser Shalom.
A ética, o amor pelo próximo, o amor ao irmão que chega a procura de um consolo da saúde, mas que também precisa ser olhado com uma visão de amor de Deus, com um consolo também espiritual. Através dessa vivência, no ser Verônica para o mundo, enxugar o rosto de Jesus naqueles que mais precisam, desfigurados pelos problemas de saúde, sofridos pela dor do corpo. É necessário enxugar, primeiramente o corpo, mas que essa toalha colocada no rosto daqueles que sofrem também chegue até a alma deles.
O ser Shalom é a essência mais profunda, é a minha identidade mais profunda. Eu amo ser Shalom porque assim eu sou e vivo verdadeiramente aquilo que eu sou chamada a viver como pessoa, como filha amada de Deus, como mulher. Eu sou e amo ser Shalom porque através do carisma eu sou e faço a diferença onde eu estou. Deus nos cria com uma missão e a minha missão é ser Shalom.
Camila Jerônimo, 23 anos, postulante da Comunidade de Aliança
Por muito tempo desejei sentir um amor concreto que preenchesse o vazio que me consumia. Busquei a vocação embora achasse que não seria tão concreto como necessitava. Surpreendeu-me o Senhor! Deu-me tudo que tenho, tudo que sou, o que todos os homens do mundo inteiro, de todos os tempos e lugares juntos não poderiam me dar.
É certo que neste caminho o cansaço em alguns momentos me fez querer parar, desistir e outras coisas me atraíram. Mas a verdade do que eu realmente sou e amo reacende, me dá um novo impulso. É um caminho de Cruz e Ressurreição.
Sigo nessa aventura! Limpa a casa, reza, faz almoço do esposo, corre pra célula, aproveita pra rezar o terço no ônibus. Monta evento, corre, para, evangeliza, dá um beijo no esposo, desmonta evento, almoça com a família, brinca com os sobrinhos, corre que tem missa comunitária… “O Senhor nos conceda uma noite tranquila e, no fim da vida, uma morte santa”.
O tempo não é dono do meu tempo e nesse constante movimento de amor, eis minha vida perdida e encontrada em Deus, apaixonada pela minha vocação. Sempre penso como a vida consagrada é uma bela loucura de amor. É inútil tentar compreender. É uma vida diferente, feliz, que atrai e apaixona! Fui conquistada por um Amor forte, inexplicável e incomparável.
Natali Lira, 30 anos, discípula da Comunidade de Aliança
Eu me chamo Luana Farias, tenho 23 anos, sou universitária, filha, amiga. Sempre tive os olhos voltados ao “potencial de felicidade” encontrado nos estudos, no trabalho, no ter e no ser e precisei provar do mais profundo amargor de uma vida fora de Deus para perceber que estava tudo errado.
O Shalom, para mim, sempre foi um lugar de alegria, sorrisos e jovialidade dentro da Igreja antes mesmo de eu me descobrir pertencente a ele. A alegria demonstrada na vida de jovens como eu fez-me ver que ter uma vida plenamente feliz é possível. A expressividade da forma de viver esse Carisma foi pouco a pouco despertando em mim aquilo que hoje eu sei que nasci para ser.
Quantos jovens se perguntam pela felicidade? Pela plenitude? Quantos procuram a alegria? Procuram saciar-se em festas, em relações vazias, no mundo, pois somos incentivados a sermos felizes para sempre, mas sempre baseados em coisas finitas e desconexas à Verdade, logo encaminhados à frustração pelo desconhecimento do Amor.
Hoje, como vocacionada da Comunidade Católica Shalom, contemplo as alegrias e as dificuldades do Carisma que o Senhor me deu para correspondê-Lo, na certeza de que para além de um Carisma, eu tenho uma família que está comigo na missão de anunciar o Shalom do Pai para todos os povos e sempre que necessário anunciá-Lo a mim mesma, mais uma vez.
A voz daquele que me fez é o que me dá força para prosseguir neste caminho de Cruz e Ressurreição, na oferta diária dentre as dificuldades, no desejo de render minha vida em vista do Amor que me refaz e que através de mim quer alcançar outros corações.
Eu amo Shalom porque é o que sou. Eu amo o Shalom porque é o próprio Deus, que infinitamente me ama, me concedendo um Carisma e me permitindo contemplá-Lo na vida meus irmãos. Eu amo o Shalom porque nele eu encontro o Amor!
Luana Farias, 23 anos, vocacionada
______________
Sobre a Vocação Shalom
Quer conhecer mais a Vocação Shalom? Então, confere estes conteúdos especiais que nós reunimos para você! Aproveite para partilhar com seus irmãos de célula ou grupo de oração! Caso você ainda não faça parte de um grupo de oração, procura o Shalom mais perto de vocês: Onde tem Shalom?
1 – Como faço para ser Shalom?
3 – O que é Célula Comunitária Shalom?
4 – O que é Reciclagem Shalom?
6 – A vida de louvor na Vocação Shalom
6 – Momentos especiais para Vocação Shalom
7 – Missionários e suas terras de missão
8 – O Celibato na Vocação Shalom
9 – O Matrimônio na Vocação Shalom
10 – Padre Denys Lima, Shalom-Sacerdote
11 – Padre Cristiano Pinheiro, Shalom-Sacerdote
12 – Estudos Bíblicos da Vocação Shalom
13 – Livros que marcaram a Vocação Shalom
14 – Lanchonetes Shalom pelo mundo
15 – Shalom assume Centro Internacional Juvenil São Lourenço (Roma)
16 – Motivos pelos quais amamos o Shalom
17 – Mulheres missionárias da Vocação Shalom
18 – São João Paulo II e a Vocação Shalom