Shalom

Como faço para ser Shalom?

Do Seminário de Vida no Espírito Santo aos votos definitivos no Carisma Shalom. Conheça o itinerário vocacional da Comunidade.

comshalom

A vocação à Comunidade Shalom é um chamado de Deus que se dirige a todo e qualquer membro batizado do povo de Deus que, tendo feito a experiência com o Ressuscitado que passou pela cruz e que batiza no Espírito Santo (cf. Jo 20,19-22), e confessando a fé católica, recebe o apelo de segui-lo segundo o espírito desta vocação. (ECCS)

Nascida da experiência de Jesus ressuscitado que passou pela cruz, é durante a semana de Oitava de Páscoa, que a Comunidade Católica Shalom de cada missão celebra missas de ação de graças pela oferta de vida de seus membros. De acordo com o caminho e estágio de formação de cada um, a Comunidade partilha a alegria em Cristo da vivência de cada um no postulantado, discipulado, renovação de votos temporários e votos definitivos.

Mas como fazer para ser membro da Comunidade Católica Shalom?

Para trilhar este caminho (de e para a felicidade) da Vocação Shalom, é preciso iniciar dando um passo de cada vez, que passa pela escuta do chamado de Deus e pela busca de escolher a Sua vontade.

Seminário de Vida No Espírito Santo

O primeiro passo de todos é fazer um Seminário de Vida no Espírito Santo. Isso mesmo! É importante ter uma experiência pessoal com o amor de Deus. O Seminário de Vida não é explicado, ele é vivido. É sempre um convite para abrir o nosso coração a Deus. Quem escancara as portas do seu interior e permite a entrada de Deus, experimenta a maior de todas as revoluções: a revolução do Amor.

Grupo de Oração

Após o Seminário, os participantes serão encaminhados para um Grupo de Oração, onde se encontrarão uma vez por semana para dar início a uma caminhada espiritual e aprofundar mais o uso dos Carismas do Espírito Santo. O Grupo de Oração é um dos canais de comunicação da graça recebida a partir da experiência da efusão do Espírito Santo no Seminário de Vida. Tudo deve ser feito para preservá-la.

Vocacional   

Com o tempo de caminhada e de fidelidade no Grupo de Oração, com a experiência de vida fraterna e espiritual, alguns sentem um chamado mais forte para dar passos mais largos e assumir um compromisso maior descobrindo a Vocação Shalom dentro de si. Junto ao coordenador do Grupo de Oração, decide-se se é o tempo de entrar em um caminho de discernimento Vocacional. Paralelo ao Grupo de Oração, o vocacionado participa uma vez por mês dos encontros vocacionais.

O Caminho Vocacional tem a duração mínima de um ano, iniciando com o Encontro Vocacional Aberto (em março ou abril de cada ano).

Cada vocacionado é assistido e orientado por um Acompanhador Vocacional (diretor espiritual) para, na escuta da vontade do Senhor, discernir sobre o chamado à Vocação Shalom ou a uma outra Vocação na Igreja, sobre o tempo de amadurecimento necessário para dar o passo concreto em direção ao ingresso no postulantado da Comunidade de Vida ou de Aliança.

Postulantado

Tendo discernido no Caminho Vocacional (que dura um ou dois anos) por dar o próximo passo, surge o Postulantado. Ele consiste em um período de experiência do candidato na Comunidade (de um ano para a Comundiade de Vida e de dois na Comunidade de Aliança), durante o qual ele e os formadores competentes iniciam um caminho de formação e de discernimento da sua vocação e da maturidade humana e espiritual necessárias para a ela corresponder.

Já não são membros de Grupos de Oração ou vocacionados: são postulantes que junto a outros postulantes caminharão participando duas vezes por semana das Células de vivência comunitária e oracional, intensificando também o apostolado e o serviço no crescimento da evangelização.

Discipulado e Promessas

O Discipulado é um tempo de formação intensa na vida missionária que tem a duração mínima de dois anos. É marcado pelo aprofundamento da vida espiritual e vocacional. Após o tempo de Discipulado e tendo frutificado em sua vida espiritual, comunitária e apostólica, a pessoa estará em condições de solicitar as suas Primeira Promessas (de um ano) de vida consagrada na Comunidade. Após quatro anos de renovação destas Promessas Temporárias, o membro que julgar-se apto, pode solicitar formalmente a Comunidade suas Promessas Definitivas na Comunidade Católica Shalom.

Comunidade de Vida e Aliança

A vocação Shalom pode ser vivenciada em duas dimensões complementares: a Comunidade de Vida e a Comunidade de Aliança. Durante o ano Vocacional, o candidato pode pedir ingresso, de acordo com seu chamado, no postulantado da Comunidade de Vida, na qual o apelo da oferta de vida é mais radical, com um estilo de vida particular, ou pode ingressar na Comunidade de Aliança vivendo sua oferta de vida a Cristo em meios às atividades familiares e profissionais.

No caminho de vida consagrada como Comunidade de Vida ou de Aliança, é fundamental o discernimento e a descoberta da própria forma de vida: o matrimônio, o celibato ou o sacerdócio.

O TAU

O TAU é um sinal daqueles que Deus chama para exercer uma missão. A exemplo de São Francisco, somos conscientes disso e queremos dizer sim a este chamado, a esta eleição de Deus por nós. O Tau é um sinal visível de pertença da Comunidade Shalom. Ele é feito de madeira, como um sinal de que desejamos viver a pobreza, viver do que o Senhor faz através de nossas mãos, do nosso trabalho. O sinal é preso por um cordão de linha e tem pirografado as letras hebraicas “SHALOM”, significando que a Paz da qual buscamos ser ministros e discípulos é a plenitude da Paz, o próprio Cristo.

Se você sente este chamado de Deus e deseja trilhar este caminho, clique aqui e encontre o Centro de Evangelização Shalom mais próximo de você ou da sua cidade. Se não houver Shalom próximo a sua cidade, escreva para vocacionaladistancia@comshalom.org e partilhe seu desejo. SHALOM!

Ver mais

Comunidade de Vida ou Aliança?por Angela Barroso

Ser Comunidade de Vidapor Daniel Ramos

Ser Comunidade de Aliançapor Denise Landim

20 conteúdos especiais sobre a Vocação Shalompor Jonas Viana


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Bom dia! A paz do Senhor!
    Amados:
    Eu tive uma inspiração para visitar a Comunidade Shalom… Pessoalmente eu explicarei como foi esse chamado.
    Eu gostaria de vissitar a Comunidade que tem em Salvador. Pois tenho uma irmã que mora aí e vou sempre na casa dela. Muito lhe agradeço see me enviar o endereço.
    Sempre unida em Cristo e Maria,
    Evandir

    1. Olá, que alegria saber desta inspiração, te motivamos a procurar a Missão Salvador, no Instagram estão como @shalomsalvador, assim você terá contatos e saberá também dos eventos e marcar sua visita.

  2. Fui aconselhada por algumas pessoas, a pedir ajuda (ESMOLA) dentro dos metrôs, trens, ônibus, etc. Optei por escrever para você, comecei a estudar com 53 anos, fiz: 1º grau, 2º, grau, e junto com o conhecimento que tenho na internet que é pouco, elaborei este e-mail. Olá boa tarde tudo bem eu peço que carinhosamente leia o meu e-mail e me dê um retorno por favor seja ele negativo ou positivo gratidão Muito obrigada.
    Procurando no Google, encontrei o seu endereço eletrônico, por isso estou entrando em contato com você.
    A quem possa me ajudar e orientar, Se você não puder ajudar indique alguém ou algum lugar que possa. Estou precisando de algumas coisas.
    Peço que abra uma exceção apenas uma única vez isso vai me ajudar bastante. Seria uma ajuda emergencial e única. Olha estou mandando umas breves palavras sobre a minha vida e esse momento que eu estou passando agora. Quero pedir uma ajuda neste momento, é por pouco tempo. Eu tenho 27 anos de previdência paga, já dei entrada 2 vezes, (FOI NEGADO). Estou dando entrada pela 3º vez na aposentadoria. Mas ao mesmo tempo eu necessito de uma ajuda de um suporte. Se você puder ajudar nesse suporte ficarei eternamente grata muito obrigada. Tenho 61 anos, sou viúva há 22 anos, moro sozinha em dois cômodos simples e não tenho vício algum. Não estou trabalhando no momento devido a pandemia. Necessito humildemente apenas uma única vez de uma cesta básica, com produtos alimentícios, e leite (Eu tomo 6 comprimidos cedo, e 6 à noite). E também necessito de produtos de higiene e limpeza. Eu sei que o que eu peço não é muito e tenho certeza que serei atendida conto com a sua colaboração. Eu posso buscar, o que for oferecido, vai durar muito porque sou sozinha. Estou à inteira disposição para preencher e responder cadastro, questionário, com tudo o que for preciso. Procurei você pois eu realmente estou em uma situação complicada no momento. Mas que logo vai passar com as graças de Deus e a sua ajuda. Obrigada, fico no aguardo de sua resposta. Me ofereço também para trabalhar, tenho profissão e um bom currículo, mais uma vez gratidão e muito obrigada.

    Tania. Santos

    +55 (11) 9 5770 3402