Era por volta das 17h da tarde desta sexta-feira, 4, quando os portões do Centro de Formação Olímpica do Nordeste, em Fortaleza – CE, se abriram para acolher os jovens peregrinos e missionários do Brasil e do mundo, reunidos para participar do Congresso de Jovens Shalom (CJS).
Aos poucos, os olhares perdidos e confusos iam se encontrando com rostos e expressões familiares repletas de afeto, transformando tudo em uma grande festa e gerando uma profunda comunhão. Pouco tempo depois as arenas do estádio estavam tomadas por mais de 9 mil pessoas de diversas regiões e países. Do solteiro ao celibatário, do jovem a família, todos ali puderam encontrar o seu lugar.
Seja de ônibus, carro, avião, de longe ou de perto, das Obras de Difusão ou membros da Comunidade, não importa, todos estavam extremamente confortáveis e cheios de energia e disposição para celebrar aquele momento único com o dono da festa: o Cristo Ressuscitado que passou pela cruz.
Momento de recordações
A cerimônia de abertura contou com um momento em que os jovens puderam relembrar a história da Comunidade e do Projeto Juventude para Jesus (PJJ) por meio das artes. Comandado por Delni Bezerra e Leandro Tavares, missionários da Comunidade de Vida, o momento trouxe músicas que marcaram épocas na Vocação e vozes muito conhecidas pela galera.
Logo após as boas vindas dirigidas pelo Assessor Jovem da Comunidade, Vitor Aragão, foi a vez do fundador Moysés Azevedo, acolher os milhares de jovens ali presentes. O público fez questão de fazer muito barulho para demonstrar o grande carinho e admiração que sentem pela figura de Moysés, porém, em sua primeira fala ele tratou logo de evidenciar o único que deve ser exaltado e adorado e que é o responsável por essa grande festa: Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Em sua fala, Moysés afirmou que o CJS é um “ sinal de que nenhuma oferta, nenhuma entrega de vida, feita no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, fica por si mesma e sim, ela se torna fecunda.”
A 30ª edição do evento tem como tema “Radicalidade” e é marcada por detalhes muito significativos para o Carisma Shalom. Além da abertura ocorrer no dia de São Francisco de Assis, baluarte da Vocação, quis a Divina Providência como assim recordou o fundador, que “o evento ocorresse em frente à Arena Castelão, local que, em 1980, São João Paulo II visitou e onde aos pés de Pedro nasceu a Vocação Shalom”. Através da vida do fundador todos aqueles que fazem parte do Carisma, puderam também ofertar as suas vidas com o objetivo de evangelizar outros jovens.
Um grande convite para os jovens
Padre Silvio Scopel presidiu a Santa Missa e falou sobre a radicalidade que inspirou São Francisco de Assis, “ um jovem que tinha tudo para se realizar no mundo, no entanto movido por Deus, chamado por Deus, abriu mão das realizações mundanas para abraçar radicalmente o seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
“O grande convite que Jesus tem para cada um neste início de Congresso é que cada jovem cansado, fatigado pelo peso de fardos possa ir ao encontro do Mestre e assim, permita ser por Ele restaurado. Jesus é aquele que nos faz experimentar o repouso, o descanso, é aquele que restaura a nossa vida”, comentou o sacerdote, fazendo referência ao Evangelho do dia.
A noite ainda contou com o show da banda Só pra God que manteve a galera animada pulando até sair do chão. O Congresso de Jovens Shalom, especial 30 anos PJJ, está apenas começando e a programação deste sábado segue até às 21h, encerrando com a gravação do DVD da Banda Missionário Shalom.
Por Jéssica Maia