Meu nome é Adler Trindade e é com muita alegria no meu coração que venho partilhar um pouco das graças que estou vivendo neste tempo. Neste ano de 2019, com a graça de Deus, serei ordenado sacerdote no próximo dia 23 de dezembro.
Deus quis me escolher para manifestar em mim o seu amor e a sua misericórdia. E tendo experimentado tanto amor, não tenho outra coisa a fazer, a não ser retribuir, sendo instrumento desse imenso amor. Quero aqui, também, fazer memória desse chamado tão belo que o Senhor me fez.
Meu filho, volta para a tua casa
Desde pequeno, já pensava em ser padre. Sou natural de Salvador, porém fui criado no Rio de Janeiro. Nasci numa família católica. Ia para a missa todo domingo. Aprendi a rezar o terço e fui cultivando essa vida cristã. Tenho uma tia freira, missionária na África, que, sempre que vinha ao Brasil, nos visitava e rezava conosco e despertava em mim um desejo maior pelas coisas de Deus.
Na adolescência, fui me distanciando da Igreja, de Deus e cheguei a sair de casa duas vezes para viver o que o mundo nos oferece. Tive experiência com festas, drogas e cheguei a me iludir que nesse caminho eu poderia ser feliz. Foram quase 6 anos numa vida vazia. Até que, num momento de profunda solidão, pude ouvir uma forte voz, que me dizia: “Meu filho, volta para a tua casa. Tua mãe te ama. Eu te criei para que você me ame e me sirva!” Tudo mudou.
Quem ama não sabe calcular
Obedeci a essa voz. Voltei para a casa da minha mãe e pude experimentar, de fato, o quanto minha mãe me amava. Fiz memória e vi todo seu esforço de ter criado, sozinha e sendo professora, a mim e a minha irmã, tendo que ir atrás de outras rendas. Como diz Santa Teresinha: “Quem ama não sabe calcular”; e eu vi isso na minha mãe. O seu amor por mim me fez compreender que a fonte deste amor era Deus. Deus é amor!
Comecei a participar de um grupo jovem (Ágape) e fui descobrindo mais desse imenso amor que Deus tinha por mim. Fui participando de retiros e encontros. Conheci a Comunidade Shalom no Rio em 2003 e senti fortemente o desejo de doar a minha vida como missionário. Ingressei na Comunidade de Vida e, depois do período formativo, pedi para começar os estudos para ser padre.
Tu és sacerdote eternamente!
O desejo não tinha saído do meu coração. Vim morar em Fortaleza em 2006, quando comecei os estudos. Terminei em 2014 todo esse caminho formativo e, agora, com a graça de Deus, estou caminhando para o cumprimento da promessa de Deus: “O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote eternamente!” (Sl 109).
Quero aqui agradecer a você, benfeitor(a), que me sustentou e me sustenta com sua oração, e com a sua doação tão generosa todo mês. “Deus ama quem doa com alegria”, diz São Paulo. Deus o abençoe e que a Virgem Maria, Mãe dos Sacerdotes, nos dê mais sacerdotes santos para a nossa Igreja! Shalom!
Adler Trindade