Com momentos de animação, louvor, oração e formação, o Renascer Sobral teve início neste domingo, 23, e segue até a terça-feira, 25
O tema central “Buscai as coisas do alto” foi a motivação da pregação da missionária da Comunidade Shalom, Geovannara Rafaella, na primeira manhã do evento. O Renascer acontece simultaneamente em mais de 80 cidades brasileiras. Na Diocese de Sobral, além da sede no Colégio Farias Brito, em Sobral, o evento também acontece em Santana do Acaraú, Coreaú, Forquilha e Massapê. Na Diocese de Tianguá também está sendo realizado o Renascer. A organização é da Comunidade Católica Shalom.
A proposta do Renascer é ser um carnaval diferente, cuja alegria não acaba na Quarta-feira de Cinzas. A programação conta com pregação, cursos, Seminário de Vida no Espírito Santo e atrações musicais. O evento conta ainda com uma capela com adoração durante todo o evento, padres para confissão, além de ministros de oração e aconselhamento. As crianças têm um espaço todo especial no Renascer Kids. Os estandes e o bazar também são espaços de entretenimento. Voluntários se revezam nos diversos serviços do Renascer.
“O Renascer é um retiro de Carnaval que a Comunidade Shalom realiza no Brasil inteiro, com animação, momentos de espiritualidade, shows e um espaço todo dedicado para as crianças. É um evento preparado com muito carinho para celebrarmos a paz tão desejada por todos nós”, destaca Wedson Araújo, responsável pela Comunidade Shalom em Sobral.
O coração do homem busca o Amor
A formação foi precedida por uma esquete que teve como enfoque o sentido da busca do coração do homem pelo amor de Deus. “O coração do homem é largo e não se sacia com o que é passageiro, mas por aquilo que é do alto, que vem do céu”, ressalta Geovannara. Tomando como base o texto de Colossenses 3, 1-4, a missionária destacou que “o Senhor vem nos falar que estamos à procura das coisas do alto onde está Cristo sentado à direita de Deus. Podemos nos questionar sobre o que estamos desejando para nos nossos corações. Para onde estamos olhando? Qual a meta da nossa vida? Para onde minha vida está correndo?”, questiona.
A missionária aponta que o caminho da caridade e de uma vida escondida em Cristo é o mais fecundo. “Se estamos vivos com Cristo e buscando as coisas do alto, estamos mortos para o mundo e para as coisas do mundo. O coração do homem tem grandes anseios e o grande desejo do coração do homem é Jesus Cristo, o céu e eternidade. Quando buscamos as coisas do alto, perdemos a nossa vida. Esquecemos de nós mesmos vivendo para as coisas de Deus e para o outro”, avalia.
O caminho para santidade é de abaixamento, não por nossas forças, mas confiando na graça de Deus. “Quem faz os santos é o Espírito Santo com a ação da nossa vontade. A meta é alta, mas não podemos desanimar porque é a graça e precisamos colaborar com a graça.”, ressalta. A meta de santidade é para os grandes pecadores. O Catecismo da Igreja Católica nos artigos 27 a 33 ressalta que o maior desejo do homem é a comunhão com Deus, a santidade, a amizade com Deus.
Buscar as coisas do Alto
“O homem em sua essência busca as coisas do alto e o que pode afastá-lo desse caminho é o pecado, a ignorância ou a indiferença, a preocupação do mundo e das riquezas, o mau exemplo dos que crêem, os pensamentos hostis contra a religião e o medo”, completa.
Geovannara explicou ainda que, em virtude do pecado, o coração do homem tornou-se fragmentado. “A grande luta dos tempos de hoje é a busca do homem pela centralidade de tudo, o homem que deseja mais a si mesmo que qualquer outra coisa, que vive o prazer pelo prazer. Precisamos lutar porque o pecado nos retirou de uma santidade original, puríssima”.
Lembrando ainda São Francisco e Santa Teresinha, a missionária ressaltou que por nós mesmos não temos forças para vencer os vícios e viver as virtudes. “A experiência de sermos saciados pelo Senhor pelo desejo pelas coisas do alto. Santo Agostinho teve sede de Deus e procurou no mundo, nas mulheres, nos saberes e pela pregação de santo Ambrósio Deus o alcançou. “Estavas tão dentro e eu tão fora preso”.