Shalom

Renascer Sobral reflete tema “Buscai as coisas do alto”

Com momentos de animação, louvor, oração e formação, o Renascer Sobral teve início neste domingo, 23, e segue até a terça-feira, 25

O tema central “Buscai as coisas do alto” foi a motivação da pregação da missionária da Comunidade Shalom, Geovannara Rafaella, na primeira manhã do evento. O Renascer acontece simultaneamente em mais de 80 cidades brasileiras. Na Diocese de Sobral, além da sede no Colégio Farias Brito, em Sobral, o evento também acontece em Santana do Acaraú, Coreaú, Forquilha e Massapê. Na Diocese de Tianguá também está sendo realizado o Renascer. A organização é da Comunidade Católica Shalom.

A proposta do Renascer é ser um carnaval diferente, cuja alegria não acaba na Quarta-feira de Cinzas. A programação conta com pregação, cursos, Seminário de Vida no Espírito Santo e atrações musicais. O evento conta ainda com uma capela com adoração durante todo o evento, padres para confissão, além de ministros de oração e aconselhamento. As crianças têm um espaço todo especial no Renascer Kids. Os estandes e o bazar também são espaços de entretenimento. Voluntários se revezam nos diversos serviços do Renascer.

“O Renascer é um retiro de Carnaval que a Comunidade Shalom realiza no Brasil inteiro, com animação, momentos de espiritualidade, shows e um espaço todo dedicado para as crianças. É um evento preparado com muito carinho para celebrarmos a paz tão desejada por todos nós”, destaca Wedson Araújo, responsável pela Comunidade Shalom em Sobral.

O coração do homem busca o Amor

A formação foi precedida por uma esquete que teve como enfoque o sentido da busca do coração do homem pelo amor de Deus. “O coração do homem é largo e não se sacia com o que é passageiro, mas por aquilo que é do alto, que vem do céu”, ressalta Geovannara. Tomando como base o texto de Colossenses 3, 1-4, a missionária destacou que “o Senhor vem nos falar que estamos à procura das coisas do alto onde está Cristo sentado à direita de Deus. Podemos nos questionar sobre o que estamos desejando para nos nossos corações. Para onde estamos olhando? Qual a meta da nossa vida? Para onde minha vida está correndo?”, questiona.

A missionária aponta que o caminho da caridade e de uma vida escondida em Cristo é o mais fecundo. “Se estamos vivos com Cristo e buscando as coisas do alto, estamos mortos para o mundo e para as coisas do mundo. O coração do homem tem grandes anseios e o grande desejo do coração do homem é Jesus Cristo, o céu e eternidade. Quando buscamos as coisas do alto, perdemos a nossa vida. Esquecemos de nós mesmos vivendo para as coisas de Deus e para o outro”, avalia.

O caminho para santidade é de abaixamento, não por nossas forças, mas confiando na graça de Deus. “Quem faz os santos é o Espírito Santo com a ação da nossa vontade. A meta é alta, mas não podemos desanimar porque é a graça e precisamos colaborar com a graça.”, ressalta. A meta de santidade é para os grandes pecadores. O Catecismo da Igreja Católica nos artigos 27 a 33 ressalta que o maior desejo do homem é a comunhão com Deus, a santidade, a amizade com Deus.

Buscar as coisas do Alto

“O homem em sua essência busca as coisas do alto e o que pode afastá-lo desse caminho é o pecado, a ignorância ou a indiferença, a preocupação do mundo e das riquezas, o mau exemplo dos que crêem, os pensamentos hostis contra a religião e o medo”, completa.

Geovannara explicou ainda que, em virtude do pecado, o coração do homem tornou-se fragmentado. “A grande luta dos tempos de hoje é a busca do homem pela centralidade de tudo, o homem que deseja mais a si mesmo que qualquer outra coisa, que vive o prazer pelo prazer. Precisamos lutar porque o pecado nos retirou de uma santidade original, puríssima”.

Lembrando ainda São Francisco e Santa Teresinha, a missionária ressaltou que por nós mesmos não temos forças para vencer os vícios e viver as virtudes. “A experiência de sermos saciados pelo Senhor pelo desejo pelas coisas do alto. Santo Agostinho teve sede de Deus e procurou no mundo, nas mulheres, nos saberes e pela pregação de santo Ambrósio Deus o alcançou. “Estavas tão dentro e eu tão fora preso”.

SERVIÇO:
Renascer
TEMA: Buscai as coisas do alto
DATA: 23 a 25 de fevereiro
HORÁRIO: A partir das 8h
FACEBOOK: Shalom Sobral
INSTAGRAM: @shalomsobral

Por Teresa Fernandes

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *