Sem Categoria

Arcanjos: Amigos no Céu que nos presentearam na terra

Os Arcanjos como amigos do céu. Os anjos da Guarda, da Cura e da Anunciação.

comshalom
Foto | Unsplash

Sabe quando se tem amigos que às vezes nem sabe da importância deles, mas eles estão sempre próximos, te socorrendo, cuidando de tudo? Pois é, esses são meus amigos, os arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel.

Essa história de amizade, provavelmente começou muito antes do que eu vou contar, mas esses foram os fatos concretos, que me fizeram abrir o olhar para esses amigos que já eram tão presentes e tão caros na minha vida e da minha família (mesmo antes de sermos uma família).

Como eu disse, há alguns anos sempre ouvia falar sobre os arcanjos, as vezes pedia a intercessão deles por alguma realidade específica, mas de uns anos para cá, ia percebendo que cada vez eu me aproximava deles, e eles se deixavam serem descobertos por mim.

O primeiro fato que me lembro foi em 2015, em um retiro que fiz na Comunidade Shalom, o Curados para Amar, em um momento onde se é motivado a rezarmos sobre o estado de vida, Deus dava ao Vitor Monteiro, (irmão muito caro e que me acompanhava neste retiro), a palavra de Tobias 7, onde o arcanjo Rafael conduz Tobias à casa de Raquel, para que Tobias peça a Raquel que ele lhe conceda Sara como sua esposa (vale muito a pena ler o texto todo). Ali quando o Vitor proclamava a palavra, ia revelando também a confirmação do meu estado de vida: o Matrimônio.

Passou o tempo e outro fato que me lembro foi no primeiro dia de 2016, numa tradição que temos dentro da Comunidade Shalom, onde no primeiro dia de cada ano, após rezarmos, nós “tiramos” o nosso Santo Amigo daquele ano (entre aspas porque na verdade não somos nós quem tiramos, mas são eles que nos escolhem como amigos), este santo, é aquele que caminhará conosco durante todo ano, e através da vida, e da intercessão dele, vamos aprendendo e colhendo as graças específicas daquele tempo em nossas vidas: se você ainda não tem esse costume, sugiro que faça leitura aqui. 

Lembro que quando tirei e no papel veio escrito “São Miguel Arcanjo”, muitos irmãos que estavam ao meu lado disseram: “eita, que esse ano vai ser de batalha. São Miguel quando escolhe é pra ajudar nas batalhas espirituais”. Já me tremi todo, mas ele, como já era meu amigo, e já vinha trilhando um tempo de aproximação ainda maior, veio me ajudar a trilhar um caminho de muitas decisões importantes na minha vida, que com certeza, pela amizade com São Miguel fui tomado pela coragem a dar esses passos.

E foi neste ano, que depois de 9 anos de namoro, ao trilhar um caminho de escuta de Deus, e de partilha com (hoje minha esposa) Nathália e com a Comunidade, pedimos para dar o importante passo de noivarmos e claro, nos casarmos. Bom, uma das primeiras manifestações da proximidade de São Miguel no nosso namoro, foi que ao ligarmos para a Igreja e tentarmos agendar o dia do nosso casamento, tinham disponíveis duas datas: um dia de julho (acho que 07 de julho, mas não lembro mais) e a outra data disponível era 29 de setembro de 2017.

Quando fomos olhar no calendário para ver quais seriam os dias, foi que atinamos que dia 29 de setembro é o dia dos Arcanjos (e do casamento dos meus cunhados Ramon e Renata). Não tivemos dúvida, a data seria 29 de setembro de 2017. Data do casamento confirmada, mandamos nossa carta pedindo as bençãos da Comunidade para nos casarmos. Marcamos

nosso noivado para o dia 27 de novembro, dia de Nossa Senhora das Graças, que é a Padroeira aqui da minha cidade, Ibirité-MG, e também, a Igreja que nos casaríamos. No meio disso, outra vez, tivemos pela intercessão de São Miguel, uma grande graça, agora na minha vida profissional, que também alcançou o nosso casamento.

Eu trabalhava há 10 anos (entre idas e vindas) em uma empresa de tecnologia aqui de Belo Horizonte, e estávamos em vias de comprar o nosso apartamento, foi quando em um processo de discernimento, fui percebendo que era o tempo de sair daquele emprego, mas e a pergunta era, sair pra onde?

Não tinha nem um emprego a vista, estava em preparação para o casamento, e tinha muita coisa para ajeitar até lá: o tempo corria bem rápido. Mas, pela intercessão de São Miguel, fui tomado de uma coragem para ir até meu chefe e pedir demissão, tal foi minha surpresa, quando depois de falar com ele que eu iria sair da empresa, ele me chama novamente em sua sala, e me fala:

“Daniel, você já tem um tempo aqui com a gente, começou aqui bem novo, e gostamos muito de você daí eu queria te propor que te demitíssemos, e ai você poderia pegar seu Fundo de Garantia e os outros benefícios que ajudaria nesse tempo”. Na hora, tomei um susto, não sabia o que dizer, fiquei feliz demais. Com essa demissão, podemos dar entrada no apartamento onde moramos hoje, e mais algumas coisas que conseguimos fazer neste tempo, em vista do casamento.

Bom, chegado no dia do nosso noivado, 27 de novembro, fizemos uma celebração simples, mas cheia de significado para nós, e para os amigos e familiares que puderam estar conosco neste dia. Quando para a nossa surpresa, Renata e Ramon, que estavam grávidos na época do nosso primeiro sobrinho, ao final da benção que os Frades Mercedários deram ao nosso noivado (nossos amigos que têm uma presença muito forte em nossas vidas, fr. Inácio, fr. Elionaldo e fr. Marcos), anunciam (é de propósito essa palavra) que nos chamavam para sermos padrinhos do seu filho: o Gabriel! E dentro da caixinha de lembrança, uma imagem do anjo Gabriel. Pronto, a presença concreta dos 3 arcanjos em nossas vidas, que vieram construindo essa amizade, e mais do que isso, se revelando como o grande mistério do nosso matrimônio (e claro, foi esse o ícone que usamos como mistério do nosso casamento, e que compõe o nosso altar em casa).

Passou o tempo, uma correria danada até que chegou o dia do nosso matrimônio, e foi um dia de muitas graças (muitas mesmo). O dia realmente foi preparado por Deus com muito cuidado, em cada detalhe, cada pessoa que esteve presente, a celebração, os nossos convidados foram realmente tocados pela graça de Deus durante a celebração, vários chegaram até nós para dizer o quão belo tinha sido.

Muitas outras graças poderia contar aqui, porque os nossos amigos Arcanjos não param de interceder por nós, e nem nós paramos de alimentar essa amizade. Mas vou dar uma adiantada no tempo, para contar mais uma graça que recebemos dos nossos amigos.

Passando o primeiro ano de casados, muitas descobertas, muitas adaptações, sempre abertos a vida (utilizamos o método Billings, se não conhece vale a pena conhecer) e daí fomos nos organizando para termos nosso primeiro filho (de mais alguns que queremos ter, se Deus assim quiser nos dar).

A Nathalia começou a procurar um médico para saber como estavam as coisas, quando foi nossa surpresa quando esse médico disse que seria muito difícil engravidarmos, porque existiam muitos miomas que dificultariam muito a gravidez. Fomos em outro médico, e esse disse que não era bem assim, deu algumas vitaminas para ela ir tomando para que ajudasse o processo da fecundação, e mais ou menos com 2 ou 3 meses daquela consulta: estávamos grávidos!

Foto: Arquivo Pessoal

Desde o namoro, conversamos e já tínhamos o nome dos nossos filhos: Bento, João Paulo, José, Miguel e Maria (sim, somos ousados ). Só que ai começamos as especulações, “e se for uma menina?”, “ah acho que vai ser menina”, outros diziam “nada, vai ser menino”, nesse tempo de espera até que pudéssemos saber o sexo do nosso bebê, apesar de já ter a lista dos nomes, não tínhamos definido qual nome daríamos a ele.

Quando no dia do ultrassom, o médico nos disse: “com 100% de certeza, é um menino”. Lembro que sentamos nas cadeiras da sala de espera, ainda eufóricos, e falamos: “temos que contar pra nossa família, mas qual vai ser o nome dele?”, lembramos da nossa lista de nomes e percebemos que já tínhamos filhos de amigos e familiares próximos com os nomes que tínhamos escolhido, daí falamos: “qual vai ser o nome então?”, e por intervenção dos arcanjos, (e foi graça dada por eles, porque na euforia, não lembrei de associar nome a eles), eu falei: “o que você acha de Rafael?” e a Nathália concordou, (e a sensação que tivemos e temos é que sempre foi Rafael, mesmo antes de escolhermos).

Alguns acham que o nome foi escolhido por conta dos arcanjos, e foi, mas não porque tínhamos pensado nisso antes, porque não tínhamos nem especulado o nome Rafael, mas por graça que os nossos amigos mais uma vez nos deram.

Correu o tempo da gravidez, e apesar dos médicos sempre alertarem sobre a presença dos miomas que a cada mês cresciam e que poderia fazer com que o parto fosse de risco, vivemos a gravidez de forma tranquila, a Nathália, estava muito bem, mas por conta dos miomas, o parto precisava ser cesárea.

O médico que ia fazer o parto, nos deu a data de 28 de agosto de 2019, que seria o dia que ele estaria de plantão, dia de Santo Agostinho (tema pra outra partilha), e foi assim, neste dia, tivemos um grande presente, o nascimento do nosso primeiro filho Rafael, que também dá pra contar outra história sobre as graças que temos recebido, diariamente. Vale a pena dizer que o médico ficou surpreso que não houve nenhum problema no parto, apesar dos miomas serem enormes e o risco de sangramento ser muito grande, não teve nenhuma complicação.

Poderia ficar aqui escrevendo e contando muitas outras graças, mas esses são alguns dos sinais da presença desses nossos amigos no céu, os Arcanjos, em nossa vida. Termino com esse versículo que resume bem essa amizade: “um amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro. Não há nada que se compare, é um bem inestimável. Um amigo fiel é um bálsamo de vida.” (Ecl 6, 14)

São Miguel, São Rafael e São Gabriel, rogai por nós!

Daniel Moreira

Consagrado na Comunidade Católica Shalom – Missão de Belo Horizonte/MG

Casado com a Nathália, pai do Rafael


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.